Pular para o conteúdo
Início » Hideo Kojima » Vingança², DA NINDJA, Raiden e Cadê o Stealth?

Vingança², DA NINDJA, Raiden e Cadê o Stealth?

Google News

Pelo título vocês já devem saber, Metal Gear Solid Rising mudou de título e virou Metal Gear Rising: Revengeance e parece que toda a internet está odiando com todas as forças. Eu, junto com um grupo pequeno de pessoas, curtirmos o trailer lançando na Video Games Live. Vejo que ninguém prestou atenção nos pronunciamentos de Hideo Kojima antes disso tudo,então eu como fã de coração da série, falarei os meus pensamentos sobre Engrenagem de Metal Ascendente: Revingança.

Mas antes de falar, vamos entender como se deu o reboot de Rising e o por quê.  Assista primeiro o vídeo de 25 minutos chamado de ‘A verdade por trás de Rising’ (já foi comentado aqui):

Se os senhores prestarem bem a atenção, quase que esse game do Raiden cortando pessoas não veria à luz do sol. O maior problema foi o Game Design. Basicamente estava tudo pronto e decidido:  Metal Gear feito na Fox Engine com o Raiden como personagem principal, seria antes de MGS4 e depois de MGS2 e teríamos um gameplay que alternava entre cortar tudo e stealth. Botar para funcionar  foi a grande questão, estava difícil achar um resultado em um jogo de ninjas-ciborgues em alta velocidade e manter a espionagem tática da série.

Toda a equipe da Kojima Productions quebrou a cabeça durante muito tempo para achar um jeito de balancear isto tudo, ficaram em um círculo de idéias. Depois de meses trabalhando chegou  até o ponto do pessoal pensar: ‘Não dá mais, o bagulho tá muito tenso, o Kojima-san não vai ficar alegre’. Durante esse tempo Kojima estava trabalhando em Peace Walker, quando ele acabou foi dar uma olhada no projeto e falou: ‘Gente, tá tudo bacana eu gostei muito mas o game design não está casando com o resto, acho melhor arquivamos isso‘. Continuaram tentando mas foi cancelado, com muita dor no coração. Por isso tanta demora em um trailer novo.

Se a Kojima Productions não está dando conta, vou dar o projeto para outra empresa japonesa, pensou o nosso querido Japonês. A primeira empresa que veio a mente foi a Platinum Games (Bayonetta e Vanquish). Fizeram o contrato e foi só amor, a idéia de ‘Cortar tudo possível’ funcionou perfeitamente com eles. Agora o projeto antes cancelado, foi refeito com o pessoal da Platinum para assim dar mais segurança para eles na hora de fazer o game. A engine foi trocada e a história também, dando uma liberdade para a PG trabalhar e não ter muitas confusões.

Eu abracei a idéia de Rising logo de de primeira, seria o MGS definitivo, revelaria o por quê do Raiden parecer um ninja-cyborg-imortal em Guns of Patriots. Essa história de ser um guarda-costa VIP é bem estranha, mas levemos em consideração que é só uma sinopse e Etsu Tamari da Kojima Productions é o responsável pela história, ou seja coisa ruim não sai. Querendo ou não teremos a mão do Kojima na história e eu confio no japa. Sendo depois de MGS4, sinto que teremos uma melhor abordagem em detalhar a psiquê de Raiden. [SPOILERS] E quem sabe o seu filho apareça, fazendo uma ponta especial. Quero muito que o filho dele seja explorado, foi algo tão surpreso e depois foi esquecido como ele não tivesse um filho. Neste caso a história antes de MGS4 traria (ou não) o crescimento do filho dele. [SPOILERS]. Além do mais as frases promocionais de Revingança falam ‘A volta de Jack The Ripper’, então aquele Raiden toda boa praça de Sons of Liberty voltou a forma atinga e despirocou total.

E lembrando rapidamente, se é depois de Guns of Patriots, quem sabe os próprios Patriots não tenham uma participação maior?

 As tão famosas cutscenes estarão no game. Algo bem novo para o pessoal da Platinum, já que segundo eles, só trabalham com o visual e não perdem muito tempo com qualidade. A Kojima Productions está acompanhando todas as cutscenes do game, então o ar cinematográfico tem sua vez, odiadores irão odiar. Pensem em um Bayonetta com cutscenes mais envolventes e com aquela estética a la Uncharted e Metal Gear.

A maior polêmica a cerca de Revingança é a jogabilidade. Em alguns pronunciamentos antes da VGA, Kojima falou sobre como Rising será uma nova abordagem na série e só aqueles que forem abertos a novas experiências entenderam melhor o que ele quis fazer. Achei totalmente válido já que, a partir do final de Metal Gear Solid 2 o Raiden tornar-se um personagem bem diferente. Não tinha outra maneira em fazer um jogo de ação dele sem remover a parte furtiva. A mecânica de poder cortar tudo, até o Metal Gear Ray é bem ‘japão’ e pelo trailers funciona muito bem.

Temos aquela jogabilidade bem rápida estilo Ninja Gaiden, a adição é o sistema ‘Zan Datsu’ onde a câmera fica um pouco lenta e você controla com o analógico aonde quer cortar. Mesmo esquema visto na tech demo da TGS 2010, só um pouco diferente e mais fácil de ser utilizada. E como não podia deixar de ter, Raiden tem a habilidade de correr rápido e correr pelas paredes, como um ninja tem que ser.

Sobre os ‘mimimis’ de não ser mais Metal Gear e a traição do movimento do Hideo Kojima ,são tudo um bando de chato falando. Conversei com dois amigos mega fãs de MGS e simplesmente estão apoiando a idéia de um Hack n Slash diferenciado. O Raiden é o principal e não o Snake, não tem cabimento colocar elementos Stealth em um jogo de NINDJA. Alias, isso traz um novo ar a série, que já foi tentado com Metal Gear Solid Ac!d para PSP e não deu muito certo, mas ali você via o Kojima quebrando a cabeça para trazer uma coisa nova para a série.

Não vou ficar aqui falando como é o verdadeiro fã de Metal Gear. Vocês que se intitula fã devia pegar mais leve, não crucificar logo MGR: Revengeance e deveria pensar sobre a grande possibilidade de ser um jogo bom. De cara é ele será um bom Hack n’ Slash, a Platinum Games já mostrou a qualidade de seus jogos e até agora não decepcionou ninguém. E se for o caso dele ser um jogo extremamente ruim é só não jogar, ninguém vai lhe obrigar a jogar-lo e além do mais é apenas um spin-off de Metal Gear. Calma, depois tem Metal Gear Solid 5 para vocês babarem em cima e acabarão esquecendo tudo o que passou.

Parem de ‘mimimi’ e curtam esse Ninja Gaiden-Bayonetta-Metal Gear-Raiden.

10 comentários em “Vingança², DA NINDJA, Raiden e Cadê o Stealth?”

  1. Vish…só concordo com o comentário do parceiro em outro post, querem fazer um jogo novo…mudar radicalmente uma jogabilidade…altere o nome do jogo..lancem uma nova franquia…..enfins, mesmo sendo novo, mas com a mão de Kojima, tem tudo para dar certo. O próximo lançamento é o jogo do Kratos em modo Stealth, um verdadeiro Snake….rs….não me decepcione em Santa Mônica…..rs!!!

    1. Desculpa cara mas isso ai não é argumento. Quer dizer que o cara não pode tentar experimentar novas coisas na franquia?

  2. Fãs de MGS, um aviso: olhem oq está acontecendo com Resident Evil e como os fãs da franquia estão se sentindo com o rumo que ela tomou. Exemplo pra vocês…

    1. Rising não é um Metal Gear numerado, logo é spin-off. Logo não vai estragar a série, Metal Gear Ac!d como citei no texto foi um spin-off e nem por isso acabou com a série.

        1. Só pq aconteceu com Resident Evil não significa que sempre acontece, muito menos que irá acontecer com o Metal Gear. Isso só o tempo dirá. Creio que, por enquanto, o importante é analisar se o jogo é bom ou não, independente se ele se parece com Metal Gear Solid (e olha que já tiraram o "Solid" do título).
          Eu como fã da franquia não vejo a hora deste game ser lançado. Vai ser legal alternar entre o Rising: Revengeance e o meu Metal Gear Solid HD Collection hehehhe.

  3. FI-LO PQ QUI-LO

    PQP! SÓ DE VER O RAIDEN ACIONAR UMA CHAPINHA DE FERRO PARA PROTEGER A CARA NO TRAILER JÁ PERCEBI QUE CAGO O BAGUIO TODO! ESSES SEM VERGONHA DESSA PLATINUN TÃO METENDO A MÃO BUNITO NO BAGUIU TODO E MUDANDO TUDU QUE DA VONTADE (PUTZ, SE DEIXARÃO OS CARA MUDAR O VISUAL DO PERSONAGEM PRINCIPAL (PRA PIOR), O QUE QUE NÃO VÃO DEIXAR MUDAR?). AQUELE PROTETOR TRANSPARENTE QUE O RAIDEN USAVA NOS TRAILER DO MGSR E FOTO E TAL… ÉRA LINDÃO!!!!! AGORA ESSA CHAPINHA DE LATÃO TA RIDICULA, NADA REALISTA, PARECE O NARUTO!

    1. PO MANO NADA A VER MESMO, TO CONTIGO VEI, NARUTO E BEM MELHOR QUE METAL GEAR. MO NADA A VER O RAIDEN NARUTAO, CAGO O BAGUIO GERAL.

Não é possível comentar.