Aconteceu hoje a primeira conferência da E3 2012, com a Nintendo mostrando algumas novidades do Wii-U, e apresentado por Satoru Iwata, presidente da empresa. Para começar, ele revelou algumas mudanças no layout do joystick-tablet que a BigN anunciou no ano passado. Agora temos 2 direcionais analógicos e clicáveis (semelhante ao Playstation 3) e a parte de trás teve modificações visando o posicionamento das mãos dos jogadores. O novo controle também tem nome oficial: Wii-U Gamepad.
Também foi revelado que o controle terá leitor de cartões NFC e um botão de TV, com o controle podendo funcionar como “controle remoto universal”. Se a sua TV tiver suporte, você pode usar o controle do Wii-U para mudar os canais. Mais pra quem esquece (ou perde pela casa…) o controle remoto da TV na estande.
Também revelou que, dependendo do jogo, o jogador poderá continuar a jogar no controle enquanto outra pessoa ocupa a TV. No início achava que teria streaming da TV no controle para os jogos “mais hardcore”, mas pode ser meio difícil ter isso. Isso pode mudar no futuro. claro.
Também foi anunciado o Miiverse (Mii Universe), a rede social que será implementada no novo console, no 3DS e em futuros consoles da empresa. Os jogadores poderão navegar por fóruns, tirar screenshots (espero que tenha essa funcionalidade para todos os games!) e fazer chamadas de vídeos, para conversar com outras pessoas. Um exemplo mostrou cenas de um novo New Super Mario Bros, mostrando algumas frases dos jogadores no melhor estilo Demon’s/Dark Souls. Os produtores podem optar (ou não) por usar este recurso, dependendo do game. No Demon’s/Dark Souls acaba dando certo quando usam frases pré-construídas, para avisar o jogador de um perigo iminente ou dar dicas falsas. E teremos funcionalidades de desenho com uma caneta stylus, algo já mostrado no ano passado na E3.
Confira imagens:
Ela também revelou um Wii U Pro Controller, controle bem similar ao do Xbox 360, vendido separadamente.
Ainda não tem data de lançamento, mas o Michael Pachter (conhecidíssimo analista da indústria) acredita que um lançamento em outubro faz sentido. Mas acho que ela pode fazer igual o que algumas produtoras fizeram (mas não admitem): adiar os jogos para não enfrentar o lançamento de Call of Duty: Black Ops II.
Lembrando que na próxima terça-feira teremos outra conferência da Nintendo, às 13h00.
[Com informações do Eurogamer e UOL Jogos. Imagens via Neogaf]