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    Início » World of Warcraft » World of Warcraft, a falta de tanks e a dificuldade de conseguir fechar grupos em pugs de masmorras míticas+

    World of Warcraft, a falta de tanks e a dificuldade de conseguir fechar grupos em pugs de masmorras míticas+

    Rodrigo Flausino06/10/2024
    Local da nova expansão do WoW - Imagem 06-10

    Neste domingo um vídeo do Tarov Gaming me chamou muito a atenção: que está faltando tanks nas míticas+, e é algo que está ficando cada vez mais acentuado expansão após expansão, e que está gerando muitas dificuldades para os jogadores fecharem grupos de end-game no MMO.

    Confira o vídeo:

    Uma sugestão mencionada pelo Tarov é de ter bônus para os tanques no final das masmorras, com equipamentos que podem inclusive ser beligerantes e com isso o jogador consegue equipar um alt.

    E assim encorajar mais jogadores a fazerem os conteúdos de end-game. Esse sistema de certa forma já existe em masmorras comuns com alguns bônus que aparecem no buscador. Mas não em grupos pré-montados.

    Mas eu vou além: o sistema de masmorras de seguidor deveria funcionar também pras míticas+. Mas sei que nessa situação não vejo algo acontecendo tão cedo no MMO.

    Por isso que enxergo as imersões como o futuro das masmorras do World of Warcraft. Conteúdos mais rápidos, escalonáveis de acordo com a quantidade de jogadores, sem precisar de ter tanto tanques e healers (mas ter um de cada acaba ajudando em imersões de dificuldades mais altas), e que mantém o desafio de ir bem, apesar de que poderia pelo menos manter o status de “imersão abundante” em caso de falha do grupo ou do jogador. E assim poder tentar de novo.

    Não sei como que vai ser durante esta primeira temporada de míticas+. Mas percebo que, de um ponto, as mecânicas estão sendo punitivas das masmorras, e com isso os erros podem fazer com que as chaves acabem quebrando. De outro ponto, percebi que a progressão para o KSM está sendo bem mais casual, o que acho ótimo, já que segundo relatos que vejo nos comentários do wowhead, o “KSM” agora pode ser adquirido com os jogadores fazendo dificuldades +6 e +7 das pedras, independente se ele estiver fazendo fortificada ou tirânica.

    Ou seja: parece que a obrigatoriedade de fazer nas 2 semanas não é mais tão acentuada, mas ainda não consegui mensurar essa etapa, por ter feito ainda apenas algumas pedras-chave +2 esta semana. Mas percebi que os jogadores de pugs estão ficando muito sem paciência para falhas, e quando vejo outro jogador xingando ferozmente o tanque, por exemplo, fico com receio do jogador deixar o grupo no meio da run. Então as coisas estão mais fáceis para os casuais, mas em contrapartida, com mais jogadores terminando a progressão pro KSM, menores serão a quantidade de jogadores e grupos tentando fazer as pedras-chave. Assim, o sistema de masmorras de seguidor poderia ser usado em casos especiais: está faltando tanque ? Vamos completar com um NPC mesmo, pra pelo menos garantir as recompensas do baú semanal.

    Chefes de masmorras do WoW War Within - 001

    Por hora é continuar de olho em próximas atualizações do MMO. Mudanças nessa estrutura, se forem realizadas, só podem vir bem posteriormente, já que pelo menos nesta primeira season não vejo ter algo disso acontecendo, a menos que seja implantado algo disso lá pro final da temporada, quando os jogadores estiverem correndo contra o tempo pra garantir pelo menos o KSM e a montaria.

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

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