E finalmente consegui, depois de muita luta, o primeiro KSM de World of Warcraft: The War Within. O “Keystone Master” (Mestre da Pedra-Chave) é uma conquista que rende uma montaria, onde o jogador alcança 2000 pontos de “rating” (o IO) nas pedras-chave de masmorras míticas+. E apesar da dinâmica ter sido alterada para esta expansão, e de ter achado interessante esta dinâmica (no caso de não precisar mais fazer masmorras 2 semanas com fortificada e tirânica), foi bem difícil por não ter grupos fechados.
Ou seja: fazer com “pugs”, com jogadores que se reúnem na hora no mural de grupos, se torna extremamente arriscado e estressante, principalmente em pedras-chaves de níveis médio para alto (entre 5 e 8, por exemplo). Pois no primeiro wipe podem ocorrer desistências de outros jogadores, e se começar a ter muitas mortes também.

E isso se torna bem frustrante. A pedra quebra, os jogadores perdem a paciência, e ainda ter de escutar desaforo no final de uma Grim Batol de um player tanque do exterior, com ele comentando algo como “pior grupo de hoje”, saindo logo em seguida (sugerindo que ele ficou o dia inteiro fazendo a mesma masmorra, provavelmente tentando algum item). Pelo menos honrou a progressão daquela masmorra e ficou até o fim, mesmo com uma pedra quebrada e falhas técnicas de todos os jogadores. Na boa? Eu recomendaria só guardar certas opinião para si mesmo ao invés de esbravejar no chat em caso de falhas: nem todo mundo é o às da pedra-chave ou está usando uma classe de meta com 2 a 4 milhões de dano nos packs, enquanto que eu sofria pra ter mais de 1M quando tinha o burst de hunter BM disponível (e que eu sempre usava).
(e ainda vão nerfar Dark Ranger, e ao ver que a Blizz vai fazer isso eu corri para conseguir o KSM. A classe ficou melhor com o update 11.0.5, e queria que ficasse assim, mas não se pode ter tudo, e o correto é de bufar as classes que estão ruim, e assim elas poderiam ficar emparelhadas com as classes OP ao invés de nerfar, dando mais opções dos jogadores usarem a classe que quiserem no MMO)
Além disso, também teve um momento numa Grim Batol que eu fui desconectado do jogo 4 vezes na luta do primeiro chefe. QUATRO VEZES. A internet estava estável, mas o jogo aparentemente não: estou tendo muitos problemas de disconnect, principalmente quando logo no game na primeira vez todos os dias à noite: não dá 5 minutos e já ocorre uma desconexão do servidor.
Pelo menos com os jogadores brasileiros eles foram mais amigáveis e gente boa, e aqui eu deixo o agradecimento especial para os jogadores das guildas brasileiras Final Heaven (Goldrinn) e Poggrimar (Azralon), sendo que os players da Poggrimar me ajudaram na masmorra do KSM: uma Abóbada de Pedra 8. Na hora da masmorra um dos players de lá que estava no grupo até comentou na call que “olha, não se preocupa com esse lance da Xalatath, eu limpo aqui) e assim eu consegui ter mais performance ao focar unicamente nos inimigos.
A pedra inclusive acabou quebrando, mas como só precisava de menos de 15 pontos, os pontos da Abóboda +8 foram suficientes para garantir a conquista e a montaria! Pena que não consegui ficar vivo no final da luta, mas conseguimos terminar com pontuação!

Com isso, eu tive a seguinte progressão de masmorras:

A interface de míticas+ do game ficou bem esquisita ao mostrar apenas “o melhor tempo”. Deveria é mostrar tanto o melhor tempo de masmorra e o melhor tempo daquele nível de pedra. Seria melhor para as minhas estatísticas, já que não dava pra mensurar o tempo real de uma masmorra +7 que fiz no tempo faltando poucos minutos.
Esta season está bem mais tensa em algumas masmorras, com mecânicas punitivas em caso de falhas. Chefes como a da Coaglamação (na Cidade das Tramas), a dupla de terranos da Abóbada (com um deles num meca) e mecânicas praticamente de “hit kill” são bem tensas de lidar. Não que tem de ser fácil, mas poderia ser menos frustrante.
Não sei se pretendo pegar o KSM em outras temporadas, mas vai depender bastante da montaria e da ocasião, ou se estará rolando outros eventos. Como as mounts acabam sendo “recolor” das primeiras de cada expansão, provavelmente teremos um meca de outra cor. Felizmente essa mount do KSM voa, diferente dos armadurados de Dragonflight. Com o jogo sempre tendo mapas com pilotagem aérea, todas as mounts de KSM futuras tem de ter pelo menos opção de voo.

Esta primeira temporada deve ir até meados de 2025. Já foi anunciada uma live especial em novembro, e talvez tenhamos detalhes da próxima temporada de conteúdos, com uma nova raide e as masmorras de pedras-chave. Teremos de esperar pelas novidades, e provavelmente masmorras como “O Viveiro” e “Fenda Chamanegra” (por exemplo) podem entrar na próxima season de míticas+.
Por fim, ainda espero ver no jogo sistemas para reduzir a chance de evasão de jogadores. Por exemplo: tem 70% da masmorra completada, e a pedra pode quebrar, que dê um 1 item a mais no baú, tokens de reputação. gold ou algum cosmético para premiar quem não desiste e vai até o fim. Ou ter uma tarefa repetível com uma recompensa bacana ao finalizar a masmorra com todos os chefes derrotados. O Despertar do Infinito foi interessante justamente devido a mount do Corcel Quântico, e ter algo assim no jogo, com itens quânticos que se transformam em outros mogs, montarias ou chance de cair um brinquedo raro seria bem interessante para os jogadores. Pois é raríssimo eu ver gente saindo de uma caminhada temporal. Poderia ter 1 mount de recompensa em cada mítica+, com uma chance média, ou mesmo ter itens extras de cosméticos do Dirigível do Imersor. O engajamento seria bem maior da comunidade.


Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!