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Xbox One: A Microsoft pode estar mentindo sobre a “Cloud”

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Pois é, parece que a Microsoft está sendo massacrada em relação ao Xbox One, e enquanto ela não mostrar a realidade, vai continuar assim. Na apresentação do XBox One, eles deram muita enfase no poder que a Cloud pode trazer ao console, mas tem gente que não concorda, ao menos é o que diz o desenvolvedor de Braid e The Witness.
Segundo a Microsoft, a Cloud do Xbox One foi criada para aumentar o poder do console e entregar jogos superiores, mas Jonathan Blow diz que isso é mentira. Ele diz que isso não passa de um blefe da Microsoft.
Jonathan está falando sobre o artigo que saiu no Joystiq, onde a Microsoft fala que essa “nuvem” pode pre-calcular elementos como iluminação e modelagem física, aumentando a performance dos jogos. Aparentemente eles podem usar o poder de processamento de 300.000 servidores para fazer o trabalho que o console não vai fazer. E diz que isso será para todos o que o console pode fazer, poderá dividir processamento na nuvem.
E o Jonathan Blow resolveu atacar isso, e dizer porque ele acha que a Microsoft está mentindo pra gente:
“Também, alguém por favor pergunte se eles estão sonhando com  300.000 servidores como hardware real, ou simplesmente estão falando do tamanho total da Windows Azure (o que implica que a Xbox Live vai usar apenas uma parte disso). Para colocar de um modo mais concreto: um jornalista pode computar a instalação e o custo de manutenção para  300.000 servidores, e então perguntar a Microsoft de onde TODO ESSE DINHEIRO está vindo (E como isso pode fazer sentido em termos de negócio para um console). … Eu posso aceitar 10.000 servidores por host. Eles acham que somos otários. Dizer que tem 300.000 quando tudo é virtual é uma mentira. Você não pode colocar 300.000 servidores disponíveis sem derrubar outros clientes do serviço.”
A Digital Foundry também entrou nessa discussão, avaliando o quanto pode ser realista essa afirmação. E segundo eles, essa teoria cai abaixo por causa de largura de banda e latencia. Principalmente largura de banda, pois é impossível que se tenha tanta conexão disponível para “terceirizar” o processamento do console, não da pra competir com o processamento local, isso destroi qualquer possibilidade de calculo em temo real na nuvem, para o dinamismo que consoles exigem.
Eles dizem que existem coisas que podem sim serem feitas pela nuvem, como processamentos mais lentos e que não requerem dinamismo, como mudanças de horas no dia, ou até mesmo terceirizar a IA de NPC em jogos.
Também, Jonatham Blow, quanto a Digital Foundry concordam que a capacidade de processamento da nuvem que a Microsoft está prometendo está muito vaga, e não há qualquer sentido em desenvolvedores usarem isso em jogos que são multiplataforma.
Para mim é mais um ponto que pende contra o Xbox One. O que mais a Microsoft pode estar mentido sobre o console? E enquanto isso, a Sony permanece em silêncio. Essa E3 2013 que está para vir promete ser bem agitada.

Marcações:

4 comentários em “Xbox One: A Microsoft pode estar mentindo sobre a “Cloud””

  1. Acho que a Microsoft tentou ser mais marqueteira do que o normal, para tentar impressionar. Essa estrutura realmente impressionaria, mas se for ver bem, muitas empresas de hospedagem tem centenas de milhares de servidores com tecnologia da Nuvem, e por isso acredito ser possível até ela lançar o console, ou mesmo ela prometer esses 300 mil servers durante o ciclo de vida do Xbox One.
    Quanto a largura de banda necessária, vai depender mesmo da localização, mas como as gente anda vendo as empresas melhorarem a infraestrutura da internet, então acho também possível. Claro que aqui no Brasil os investimentos aparentam ser menores ou não tão divulgados, mas se formos analisar as capitais com a concorrência e as internet com 100 MB pra cima, então acredito que no futuro isso possa ser mais viável. Mas é mais fácil isso acontecer no exterior do que por aqui no Brasil, principalmente em locais mais afastados e com pouca infraestrutura.
    Agora, esse lance de processamento da Nuvem já foi prometido pelo Gaikai, e a Sony foi meio vaga quanto ao uso do serviço no futuro, e não poderia descartar essa funcionalidade também no PS4.

    1. sergiolopessp

      Pois é, tem o Gaikai, tinha me esquecido dele. Na minha opinião, a briga está boa, e até o momento, parece que quem vai sair ganhando é a gente.

    2. sergiolopessp

      Mas estamos falando de largura de banda, não velociodade de conexão.

  2. juanpabloyouko

    Realmente concordo com a analise feita pelo nosso amigo sobre a mentira discarada, oitra coisa que vai impactar que isso para nos brasileiros que temos a melhor banda larga do mundo vai ser desastroso nem todos tem internet rápida capaz de supri as necessidades que o a X pede. ABRACO

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