Nem sempre as personagens mulheres receberam papéis de destaque nos games. Na ampla maioria dos jogos, os heróis principais costumavam ser homens, enquanto elas eram retratadas apenas como coadjuvantes nas histórias, para serem salvas pelo protagonista ou desempenharem um papel apenas de suporte, sem muito aprofundamento de suas histórias.
Entretanto, desde a década de 90, elas têm participado cada vez mais ativamente das tramas dos jogos como protagonistas poderosas e inteligentes, tornando-se a alma do sucesso de muitas dessas mídias. Confira algumas das personagens mais icônicas do mundo dos jogos.
Lara Croft (Tomb Raider)
Lara Croft é uma exploradora e arqueologista misteriosa e forte, buscando artefatos antigos em Tomb Raider (1996), para PlayStation 1. Apesar de vários lançamentos na franquia, o reboot de 2013 é o jogo de maior destaque, trazendo uma protagonista com mais personalidade e menos sexualizada, dando mais profundidade a sua origem, como o momento em que ela matou uma pessoa pela primeira vez.
De grande sucesso, o relançamento gerou mais duas sequências para completar a trilogia: Rise of The Tomb Raider (2015) e Shadow of Tomb Raider (2018).
Ellie (The Last of Us)
The Last of Us mostra um mundo pós-apocalíptico em que a infecção por um fungo devasta a humanidade, e Ellie é a única pessoa imune a ele. Sua vida é extremamente valiosa e está em constante perigo, precisando enfrentar não somente as pessoas infectadas, mas também esconder seu segredo de outros sobreviventes.
Desde o começo, acompanhamos o desenvolvimento de Ellie e como ela é afetada pelas circunstâncias desse mundo caótico. No primeiro jogo, de 2013, ela é protegida por Joel, mas a personagem ressurge como uma protagonista, mais velha e madura no segundo game, lançado em 2020.
Aloy (Horizon)
Em Horizon: Zero Dawn (2017), somos apresentados para um mundo futurista, cheio de tecnologia, em que máquinas animalescas dominaram todo o planeta. Aloy é a protagonista que tenta entender como o mundo chegou a esse ponto. Em busca de respostas, acabamos descobrindo que ela é muito mais importante do que parece e é parte-chave de toda essa história. Apesar de adversidades, como ter sido rejeitada por sua tribo, Aloy se desenvolve como uma guerreira e caçadora forte, cheia de determinação para alcançar seus objetivos.
Aloy continua como protagonista na sequência Horizon: Forbidden West, de 2022.
Jill Valentine (Resident Evil)
Resident Evil foi lançado em 1996, para PlayStation 1, e foi um jogo de enorme sucesso. Jill Valentine é uma agente policial que deve investigar uma mansão em que houve um suposto acidente com armas biológicas. Por conta de sua profissão, ela tem as habilidades perfeitas para um jogo do gênero horror de sobrevivência e ação: ela é inteligente, com raciocínio rápido, sabe lutar e possui habilidade com armas.
Seu papel é fundamental em toda a franquia, aparecendo como protagonista em Resident Evil 3 (1999) e desempenhando um papel diferente, como vilã, em Resident Evil 5 (2009).
Clementine (The Walking Dead)
No primeiro jogo, de 2012, Clementine é uma garota de 8 anos que é salva e protegida por Lee Everett. Após Lee se sacrificar por ela, Clementine retorna como a personagem principal de The Walking Dead Season 2 (2013).
Por ser uma criança e muitas vezes não conseguir enfrentar os zumbis, as ações dela envolvem inteligência e raciocínio, focando na parte estratégica do universo. Ela é fundamental para ajudar os grupos de sobreviventes que encontra, e, mesmo quando é separada deles, faz o possível para continuar viva.
Diversos profissionais de áreas diferentes estão envolvidos na criação dos jogos. O desenvolvimento de mídias como essas envolve desde profissionais formados em computação, que cuidam da programação, até aqueles formados na faculdade de artes visuais, que cuidam da concepção e do design dos personagens.