Início » Crysis 2 » A briga entre EA e Steam

A briga entre EA e Steam



É isso amigos, a dona Electronic Arts, conhecida por jogos de esportes, Battlefield 3, produtora de Crysis 2, etc, brigou com a amiga da garotada e distribuidora de games, Steam. O motivo da briga? O lançamento do distribuidor de games online da EA, o Origin.com.

A história é a seguinte: A EA já tinha um meio de vender os seus jogos pelo seu site e pode ser baixado pelo EA Download Manager. Eis que algumas semanas atrás, junto com a E3, ela lançou o Origin, que basicamente é uma Steam da Eletronic Arts. Até esse ponto tá tudo beleza. Então recentemente o jogo Crysis 2 foi retirado da Steam no meio do nada. Foi ai que começou a troca de farpas entre as empresas…

A Valve, mantenedora do Steam, começou dizendo que foi a EA que mandou retirar o Crysis 2 da Steam, pelo simples motivo que ela queria ter jogos exclusivos para a plataforma Origin. Mas depois a EA veio se defender dizendo que ela não teve nada haver com tudo isso, e ainda disse que o Crysis 2 foi expulso da Steam, junto com a seguinte declaração:

Infelizmente o Steam retirou o Crysis 2 do seu serviço. Não foi uma decisão da EA, ou em resultado de qualquer ação da EA. O Steam impôs um certo número de termos, esperando vender conteúdos no serviço – muitos desses termos não são impostos por outros serviços de jogos. Infelizmente, a Crytek tem um acordo com outro serviço de download, que viola as novas regras do Steam e o resultado foi a expulsão do Crysis 2 do Steam

Mas um usuário do forúm NeoGAF colocou um ponto interessante em tudo isso. O Crysis 2 está atualmente no Origin e não está no Steam, e é visto como um exclusivo do Origin, coisa que não é. Outros sites (Direct2Drive, Amazon, GamersGate e ImpulseDriven) também estão vendendo o game como se tudo isso não estivesse acontecendo. A imagem abaixo “confirma” a exclusividade:

Segundo a Kotaku Brasil, outros jogos (Bulletstorm, Dragon Age II e Need for Speed Shift 2 Unleashed) da Dona EA ainda estão a venda na Steam. E outro fato interessante é que dia 15/06 lançou o Alice: Madness Returns e é “exclusivo do Origin”* sendo que está sendo vendido pela Amazon, Direct2Drive e pela Steam! O jogo ficou sumido no começo da semana e a Steam resolveu colocar o jogo da Alice de volta e tá tudo beleza. A EA até se pronunciou sobre o ocorrido falando que:

A EA Partners e a Spicy Horse Games gostaram muito da decisão da Steam de colocar de volta o Alice: Madness Returns a venda. O jogo também está a venda em outros serviços como Amazon, Gamestop e Origin.com

*OBS: O exclusivo da Origin.com é uma versão especial/limitada de Alice: Madness Returns

[Via Eurogamer, GamingBolt, Giant Bomb e Kotaku Brasil]

Relacionados e Publicidade
Marcações: