Pular para o conteúdo
Início » Brasil » A PSN e o jeitinho brasileiro

A PSN e o jeitinho brasileiro

Google News

Olá Select Gamers.
Quase sempre o termo jeitinho brasileiro é associado a alguma atitude negativa, o que não é o caso deste post onde conversaremos sobre a estranha relação da Sony BR com os gamers brasileiros e as mil maneiras que nos viramos para comprar na Playstation Store Network.
Recentemente senti o saudável gostinho de ser um autêntico gamer americano na PSN. Explico: é inegável (e admirável) o que o Playstation 3 proporcionou aos gamers brasileiros, o sentimento de ser um jogador com todos os games originais e como consequencia, usufruir das vantagens que só os produtos oficiais podem proporcionar (muita gente só experimentou partidas online sem servidores alternativos ou cheats com o PS3).
Pensando no gamer brasileiro, acredito que não só eu, mas outras centenas de milhares de gamers ao possuir uma plataforma ainda não hackeada, mudaram completamente a visão sobre jogos piratas. Basta ver as enquetes tão comuns em foruns perguntando sobre o que faria caso o Playstation 3 ganhasse uma destrava. É quase unânime o posicionamento desse jogadores sobre se manter nos originais para principalmente, continuar com o acesso ao conteúdo e partidas online proporcionadas na PSN. Eu particularmente, após o PS3, me livrei de todos os meus games de PC piratas, passei a utilizar o magnífico STEAM pagando em dólar por lançamentos, atualizei meu PSP e passei a comprar UMDs. E agora o próximo passo é adquirir os originais de PS2.
Mas não é paradoxal que essas vantagens tão valorizadas da PSN pelos jogadores brasileiros ainda sejam tão inacessíveis para a maioria deles?
E não me refiro ao preços praticados sobre os jogos, videogames e acessórios que estamos cansados de reclamar. Mas sim ao acesso e facilidades à compra de conteúdo PSN. Até quem tem um cartão internacional (minoria, da minoria da minoria) sofre para comprar lá porque simplesmente nossa querida Sony, não aceita oficialmente cartão internacional brasileiro. Olha só como nós tupiniquins nos viramos na PSN:
O que é bom dura pouco | a limitada opção de comprar conteúdo em grupos.
São inúmeros vendedores no Mercado Livre, fóruns, sites especializados que formam grupos de cinco jogadores para comprar jogos, conteúdo adicional, expansões e afins (pois uma conta na PSN pode ser utilizada e compartilhada em até 5 Playstations 3). Até que não é uma opção cara, mas para CADA compra é criado um novo usuário dentro do limite de 16 que o Ps3 oferece. Dá então para imaginar a limitação dessa opção sabendo que caso seja deletado a conta criada para uma compra, perdemos o acesso ao conteúdo vinculado a ela.
Conta comigo | com amigos tudo fica melhor =D
A opção mais barata e mais prática de participar de grupos de compra. Junte 5 amigos, um deles que consiga comprar créditos na PSN, ele compra e compartilha a conta e conteúdo com mais quatro. Formando assim um grupo que compra regularmente vários jogos e outros conteúdos e ocupando apenas mais um usuário extra nas limitadas contas do Ps3. Assim eleiminamos o problema de criar vários usuários e paga-se bem mais barato pois eliminamos o lucro dos vendedores da opção acima. Lembrando que a Sony e produtoras não aprovam oficialmente os métodos de compartilhamento de contas e conteúdo.
E como o amigão do grupo ou quem revende (e lucra) para grupos conseguem os créditos na PSN?
Vivendo perigosamente | a agora perigosa aventura do Entropay e serviços semelhantes
O que parecia ser uma boa opção: adicionar dolares em contas de serviços como Entropay, e através deles comprar créditos na PSN, virou motivo de ban temporário, e levou gamers ao desespero. O motivo? O endereço de cadastro na Entropay (que precisa ser o real brasileiro) não batia com o cadastro da conta americana do gamer. O que é um motivo bastante revoltante, visto que nossa PSN com cadastro no Brasil NÃO dá acesso ao conteúdo da loja. O que nos obriga a criar contas com endereços fictícios nos estados unidos para efetuar compras. É de deixar qualquer um bastante chateado não? É como investir na Sony e produtoras e ser punido por isso. E depois da onda de ban temporário, poucos se aventuram hoje a utilizar o entropay.
Cartões PSN em reais | reais esse barato sai caro =(
Não vamos então julgar a Sony e PSN como más, afinal preocupada com os jogadores que não possuem cartão de crédito lançaram os PSN Cards de valores de $ 5 até $ 50 doletas. O que é muito bom. Muito bom para quem mora fora, porque aqui no brasil que precisamos pagar em real, cobra-se em média de 120,00 a 150,00 reais (ou mais) por um cartão de $ 50. A solução da Sony para quem não tem cartão internacional funciona bem, mas mais uma vez os brazucas pagam bem mais caro na história.

Cartões PSN em dólar | esse barato sai menos caro =)
E para a minoria, da minoria dos brazucas que possuem cartão internacional, serviços como o do Maximum Cards são sensacionais. Em geral é cobrado de 10% a mais por cartão de $ 50 doletas. Essa cobrança é pelo serviço de após confirmado o pagamento, enviam o código do cartão e quem comprou pode usufruir dos créditos na PSN. É uma boa opção, se paga menos se comparado a quem paga em real, mas ainda assim é uma solução em acabamos pagando mais caro quando não se deveria.
Opção Gastão | a mais justa opção
Essa é uma opção para poucos de sorte, e é o que me motivou a escrever esse post. Quando falei sobre o saudável gostinho de se sentir um gamer americano, foi sobre a opção “Gastão” ser para poucos, muito poucos e de muita sorte. Caso você possua um cartão internacional e os primeiros cinco números do seu cep brasileiro bater com algum cep dos EUA, a Psn aceita o cartão internacional brasileiro para adicionar dólares. Ou seja, podemos pagar 20 dólares para ter acesso a 20 dólares! Nada de grana extra desperdiçada ou espera para receber o código do cartão PSN quando comprado pelos meios acima. Foi o que aconteceu comigo e me fez sentir como um legítimo gamer americano que paga em dólar, adicionei 25 doletas na “carteira” da PSN e compreis os dlcs de SOCOM e KILLZONE 2. É ótima a sensação de pagar justamente o que se cobra sem atravessadores, algo como o steam já proporciona há um bom tempo aceitando tranquilamente cartões internacionais de brasileiros. Mas o que impede a Sony de fazer o mesmo? Por que nem com conteúdo digital podemos ter essa vantagem?
Esse é ainda um pensamento excludente, pois somente uma mínima parcela de gamers possuem cartão internacional ou a sorte do Gastão.
Não sou americano, quero sentir esse gostinho como brasileiro e seria ótimo ver tal feito em uma PSN BR. É decepcionante ver que uma empresa com um produto que em pouco tempo alterou hábitos e costumes de boa parcela do mercado conhecido pela grande pirataria ainda vire as costas para o Brasil. Não afirmo que seja simples de se fazer, afinal moramos no país das tributações. Mas um mínimo de incentivo, seria algo sensacional para nós. Afinal, não temos nem o Playstation 3 lançado oficialmente aqui, mas temos já os jogos sendo vendidos de forma oficial com preços tabulados em 199,00 para lançamentos. Por que não ter também os cartões americanos com valores oficiais em reais? Visto que para utilizar um PSN card não é necessário cadastrar endereço, não existe nem a desculpa de precisar de um PSN BR então.
Até lá vamos literalmente pagando caro e suando para ser um gamer no Brasil. Pensando bem nosso “jeitinho brasileiro” para comprar na PSN é mesmo uma atitude negativa, negativa para os nossos bolsos.

47 comentários em “A PSN e o jeitinho brasileiro”

  1. Leandro Pimentel

    Sempre ótimos textos aqui no Select Game, isso realmente ajuda o gamer a ter uma idéia do cenário atual. Legal isso!
    Parabéns pessoal e continuem assim.

  2. Leandro Costa

    <blockquote cite="#commentbody-10531">
    Nohautzen :
    Por mim, a Sony deveria incorporar a PSN BR na PSN USA, ou seja, permitir endereços brasileiros e pagamentos com cartões também brasileiros.Eu até prefiro tudo em inglês, se for para a Sony fazer algo prefiro que seja pra fazer isso, afinal eu tenho meus troféus e tudo mais na PSN de lá e não estou afim de começar denovo a pegar esses trophies, além de que, provavelmente os produtos para venda iriam chegar mais tarde aqui do que chegaria lá.
    <div style="display: none;">UN:F [1.8.7_1070]</div><div class="ratingblock"><div class="ratingheader"></div><div class="ratingstars"><div id="comment_rater_10531" class="ratecmm gdsr-oxygen gdsr-size-16"><div class="starsbar gdsr-size-16"><div class="gdouter gdheight"><div id="gdr_vote_c10531" style="width: 0px;" class="gdinner gdheight"></div><div id="gdr_stars_c10531" class="gdsr_rating_as"><a id="gdsrX10531X5X28XcXcomment_rater_10531Xcomment_loader_10531X11X16" title="5 / 5" class="s5" rel="nofollow"><a id="gdsrX10531X4X28XcXcomment_rater_10531Xcomment_loader_10531X11X16" title="4 / 5" class="s4" rel="nofollow"><a id="gdsrX10531X3X28XcXcomment_rater_10531Xcomment_loader_10531X11X16" title="3 / 5" class="s3" rel="nofollow"><a id="gdsrX10531X2X28XcXcomment_rater_10531Xcomment_loader_10531X11X16" title="2 / 5" class="s2" rel="nofollow"><a id="gdsrX10531X1X28XcXcomment_rater_10531Xcomment_loader_10531X11X16" title="1 / 5" class="s1" rel="nofollow"></div></div></div></div><div id="comment_loader_10531" style="display: none; width: 80px;" class="ratingloadercomment"><div class="loader flower" style="height: 16px;"><div class="loaderinner">please wait…</div></div></div></div><div class="ratingtext"><div id="gdr_text_c10531">Rating: 0.0/5 (0 votes cast)</div></div></div>
    O chato é pensar que caso um milagre ocorra e amanhã exista a PSN BR aceitando cartões brasileiros e cobrando em reais, os comuns jogos de 9,99 doletas, custariam seus 49,90 em reais hehe. País que nada em imposto dá nisso mesmo =/

  3. Muito bom post.
    Eu sempre usei o entropay para fazer compras(ontem mesmo comprei uma musica pro RB2) e nunca tive problemas de ban. Isso tem acontecido com alguem daqui?

    1. Eu também usava o entropay, mas dei uma pesquisada e o que tem de caso que foi banido por isso. Li relatos de pessoas que ficaram ligando para a Sony de lá para liberarem e então uma hora conseguiam falar com a pessoa certa e esta falava que ja lidou com casos iguais e iria liberar a conta, mas para nunca mais usar o Entropay.

      1. A Sony (EUA) realmente recomenda a não utilização do Entropay, mas não por problemas com o Entropay em si, mas sim pq o repasse dos valores do Entropay para a Sony não é tão rápido como se fosse com um cartão comum…
        Com isso, a Sony criou algumas barreiras a mais para aceitar o Entropay. Digo isso, pois uma amiga do trabalho (que o Sérgio Lopes conhece) foi banida da PSN por esse motivo e ela ligou na Sony gringa para tentar resolver… continua banida por enquanto… 😉
        Já eu nunca tive problemas com Entropay… já gastei cerca de US$300 em games e add-ons na PSN… tudo via Entropay. Vou no site, boto crédito e compro na PSN sem digitar nada, pois o cartão já está salvo por lá…
        Não sei se comigo está ok, por ter minha conta a um bom tempo já… pelo q soube, essas restrições com o Entropay são recentes, mas o fato é que assim como eu, alguns amigos do trabalho também utilizam o Entropay de boa… 🙂
        Mas como o Leandro comenta em seu post… há várias opções pra quem não consegue usar o Entropay… o negócio é procurar pagar o menor valor possível… concordo plenamente em dar US$50, US$100 dólares pro produtor do jogo… mas pagar uma porcentagem pra esse governo maldito q temos (e não estou falando do político A ou B, mas do governo como um todo q come nosso dinheiro a anos), isso eu não concordo mesmo… e quanto mais eu puder fazer pra evitar pagar esses impostos, eu farei… 🙂
        PS: Apenas não concordo com a questão do cartão internacional… Hoje em dia, os bancos oferecem a opção de um cartão internacional por poucos reais a mais na renda do cliente… ou até mesmo, sem cobrar nada a mais… Lembrem-se que vocês não são obrigados a tirar cartão no banco que possuem conta, pode ser de qualquer banco (mesmo sem ter conta) ou então vão até um mercado do tipo Carrefour e façam o cartão internacional… sem anuidade e com baixa renda… fácil, fácil… o que falta é o povo pesquisar sobre essas possibilidades… 😉
        Abs!

  4. Leandro Costa, você merece um tapinha nas costas meu amigo. Ótimo texto. Parabéns!!
    Ainda não me aventurei em comprar conteúdos on-line, mas já baixei alguns de graça, como o do Dante's Inferno que veio um Redeem Code junto com o game. O máximo que faço é comprar games direto do e-Bay. Pago em dólar usando o cartão de crédito internacional… o único inconveniente é o frete, mas mesmo assim sai mais barato do que comprar games em lojas daqui mesmo.
    Mas comprar diretamente pela PSN Brazuca, pagando um preço mais justo, ainda é um sonho distante. Infelizmente.

  5. honesto é idi

    Também uso o Entropay e não sabia de nenhum banimento até agora. Posso apenas lamentar e dizer que estou pronto a voltar à pirataria se for punido por tentar comprar meus jogos de modo honrado. Se não querem receber pelos direitos nada posso fazer, estou fazendo tudo o que posso atualmente com o Entropay e comprando jogos em blu ray originais.
    Se minha conta for banida por tentar ser correto, encosto o PS3 e pego um Xbox e será só pirataria até o fim dos tempos!

  6. Por mim, a Sony deveria incorporar a PSN BR na PSN USA, ou seja, permitir endereços brasileiros e pagamentos com cartões também brasileiros.Eu até prefiro tudo em inglês, se for para a Sony fazer algo prefiro que seja pra fazer isso, afinal eu tenho meus troféus e tudo mais na PSN de lá e não estou afim de começar denovo a pegar esses trophies, além de que, provavelmente os produtos para venda iriam chegar mais tarde aqui do que chegaria lá.

    1. e eu q fui idiota o suficiente de ter 1 conta USA p comprar jogos e 1 de portugal p jogar (só p pessoal saber q falava portugues) e depois vi q dava p colcoar as linguas q falo e que isso ñ fez diferença nenhuma hehe.
      E agora minha conta de portugal tá cheia de troféus (mais que o Tango já tá bom) e NUNCA q iria usar outra para jogar.
      E gostei da sua idéia de a Sony simplesmente deixar a gente comprar na Psn USA diretamente, apesar de achar praticamente impossível dela fazer isso.

      1. Você tem mais que eu safado xD, o problema também é o tanto que eu gastei em add-on e jogos da PSN de lá , não da pra simplesmente abandonar mais de 100 dólares assim o.O, por isso defendo que deve ser feito isso que falei D=. Agora é ir nas macumbeira =D AHuAHU

        1. bote + 1 zero aí q vc chega um pouco mas perto hehehe.
          Eu já vi alguns usuários do forum OuterSpace dizendo que foram banidos, mas eu continuo comprando pq acho abusrdo os preços dos cards do Mercadolivre.
          Em junho resolverei parcialmente meus problemas, irei para portugal e comprarei um bom estoque de Psn cards para suprir minhas necessidades por alguns meses hehehe.

  7. Valeu pelos elogios, e no aguardo de críticas. Pretendo continuar aqui no Select postando assuntos mais relacionados a PSN e principalmente os jogos publicados lá. Afinal, fui favorecido com a "opção gastão" hehe.
    Então esperem mais, e vamos refletir sobre a possibilidade de PSN Cards americanos sendo vendidos na Sony Style Br. Vai que conseguimos cutucar algo =)

    1. Essa "opção gastão" é confiável mesmo? Se não me engano o meu CEP da num endereço la no Colorado xD, e temos cartão internacional.Se for só isso mesmo que precisa e não tiver risco, é uma excelente notícia para mim =D

      1. Ao que tudo indica sim, possuo alguns contatos na minha lista que possuem PS3 desde 2007/2008 e são outros sortudos da "opção gastão". Nunca tiveram problemas, já meus colegas que utilizavam entropay passaram pelos maus bocados do ban temporário.

        1. Cara, tentei de tudo quanto é jeito (meu cep bate com um de oklahoma), 3 cartões de crédito com o mesmo endereço de cobrança e nada.
          Uns tempos atrás conseguia fazer compras na live tranquilamente, depois barraram. Provavelmente estão colocando o mesmo bloqueio na psn. De qualquer forma, valeu pelas dicas.

  8. Ótimo post pros iniciantes na PSN :). Eu uso o "Gastão" e funciona perfeitamente

  9. eu comprei recentemente dois alguns para o Beatles: Rock Band atraves do entropay… ainda me sobraram 4 doletas, e quando tento comprar recentemente, nao da mais certo =/
    cacete de agulha!

  10. Alguém sabe se é possível usar Cartão VTM para comprar na PSN? Eu sei que na Amazon funciona… Seria mais uma opção para os gamers brazucas.

  11. Excelente texto camarada, o que eu posso dizer, eu uso o Entropay a muito tempo, e conheço muita gente que usa, só um caso de banimento, que até agora sabemos que foi por inconcistencias em dados cadastrais. Sei lá, eu ainda vou continuar usando.

    1. Opa Sérgio, quem não foi prejudicado continuou comprando. O grande problema foram os usuários prejudicados. Basta conferir o números de users de fóruns onde era mais comum o uso do entropay como HT Fórum e OPS Fórum. Quem passou pelos maus momentos, hoje já descarta o uso do entropay.
      Como disseram aqui nos comentários, é como punir quem tentou comprar honestamente.

  12. Excelente post. Mas quem usa o tal "Gastão" me responda, como eu posso descobrir se os números do meu CEP batem com o de um CEP americano?

      1. Pesset vc é o Pesset do MeioBit? hehe
        Quanto ao cep eu tentei descobrir na prática mesmo ao adicionar "fundos" na wallet =)

        1. Sim sou eu mesmo!! 🙂
          Faz tempo que nao comento no meiobit, so vou la poucas vezes mas nao tem me agradado mais. Parece que mudaram o foco das coisas por lá.
          Sobre o CEP, a muito tempo atras eu descobri que meu CEP existe nos EUA, mas por algum motivo extransensorial dos mulambos platonico-esquizofrenicos, a PSN nao aceita. Daí apelei para o entropay e nunca mais tive problemas.

        1. Se o CEP existir vc deve colocar um endereço americano que corresponde aquele CEP. Quer dizer, eu acho que é assim.. hehe

  13. Parabéns pelo texto.
    Muito interessante sua "emoção".
    Foi a mesma que senti quando consegui adcionar meu AMEX Internacional "Made in Brasil"
    e fazer compras na PSN depitados em US$ direto no meu cartão.
    Já tentei usar o mesmo endereço americano em cartões Visa e Master mas nada!
    Todavia estou feliz em comprar o que quiser na PSN com meu Amex.

    1. Hum… então de fato esse 'truque' só funciona com Amex? Visa e Master, com o mesmo procedimento deu zica pra você? =(
      Putz.. pedir um cartão só para a PSN é sacanagem… hehehehhe
      Valeus!!

    2. Hum… então de fato esse 'truque' só funciona com Amex? Visa e Master, com o mesmo procedimento deu zica pra você? =(
      Putz.. pedir um cartão só para a PSN é sacanagem… hehehehhe
      Valeus!!

  14. Muito bom o texto, esclarece muito sobre a compra online. Infelizmente nem tenho como comprar online, precisaria de um amigo pra dividir o codigo (nao sei como funciona isso direito).

  15. Excelente texto!! Parabéns!!
    E eu não sabia que havia problemas com o cartão de crédito internacional emitido no Brasil…
    Eu já fiz várias compras divididas com amigos e nunca nem suspeitamos de problemas… Aliás, todas as compras que fiz foram divididas com amigos…
    []'s

  16. pessoal, não sei se vcs viram, mas da pra comprar pelo ebay fazendo cadastrono paypal. Embora eu tenha cartão internacional, pelo que entendi na ultima vez que fiz compra utilizando o paypal, ele permite que vc utilize um cartao aqui do brasil, e mais importante ele te cobra em reais, sem nenhuma taxa adicional. da ultima vez que comprai, paguei 95 REAIS pelo cartao de 50 dolares comprado no ebay. Fica a dica.

      1. desculpa a demora, fiquei sem net uns dias…
        o vendedor foi deals4mac , mas ja faz um tempo que nao vejo ele colocando psn card pra vender lá. se achar algum outro avisa ai. ate mais.

  17. Cara, vlw pelo post. Tava a fim de comprar uns jogos pela Store, mas não tava a fim de enfrentar a Entropay… Aí descobri a "opção gastão" e, felizmente, funcionou comigo… Uma maravilha!!!

  18. Dica para todos que tem CC internacional e querem se tornar um "Gastão" para achar o endereço dos USA com seu cep é só procurar no GOOGLE MAPS entrando com os 5 primeiros numeros do seu cep e indicando que é nos USA.
    EX: 34280 usa
    escolha uma rua ou estrada proxima ao ponto achado
    no EX:
    rua: 14th St W
    cidade: Bradenton
    Zip code: seu cep no caso 34280
    estado: Florida
    pais: USA
    altere o endereço da conta psn e boas compras!!

  19. Pessoal,
    Gostaria de me tornar um gastão, tenho CC Internacional (Visa e Mastercard) e meu CEP bate com um estado medíocre americano =D
    Mas mesmo assim não consigo adicionar créditos (estou tentando por aqui:https://store.playstation.com/accounts/manage/cam
    O 'Street Address 1' eu deixei meu endereço real, e o 'City' tb. Apenas o 'State/Province' eu coloquei o da cidade americana (“Maine'') e o postal code eu coloquei somente os 5 primeiros dígitos.
    O procedimento é esse mesmo? 8)
    Obrigado!!

  20. Fala Tiago!
    Cara, na verdade eu não pedi um Amex só por causa da PSN.
    De fato nem pedi. O pessoal do Bradesco me ligou.
    Ofereceram Visa, Master mas eu já tenho ambos e com limite bom.
    Ai, eles me ofereceram um cartão internacional sem anuidade (Amex). Aceitei.
    Resolvi testar o Amex com endereço americado mas com o meu Cep real. Bingo!
    Meus outros cartões não são internacionais talvez por isso não tenha dado certo.
    Vi comentario de outro usuario que disse que funcionou com outros (internacionais)
    mas internacional eu só tenho o Amex, só posso falar dele.
    Dica se quiser testar Master ou Visa:
    Procure por endereços americanos cujo Cep seja, ao menos, parecido com o seu.
    Exemplo:
    meu Cep é 73370, então procurei por cidades que o Cep fosse 73000 e alguma coisa.
    Testa e depois posta aqui o sucesso ou fracasso.
    Espero ter ajudado. Abraço!

  21. Acho que tem de ser todos endereço americano.
    Lembrando que o endereço do cartão não é obrigado a ser o mesmo da conta.
    No meu endereço de conta eu coloquei da Florida que não paga taxa.
    No do cartão coloquei um cujo o Cep fosse parecido com o meu.

    1. Cara… tentei de tudo e desisti da Entropay. Não recomendo para ninguém. Endereço americano, nacional, não importa… a PSN não aceita, e o suporte deles não ajuda muito.
      Transferi o dinheiro para o paypal e comprei um cartão pre-pago na maximuscardshttp://bit.ly/9XvBub
      Resultado: Gastei ~26U$ para ter um cartão de U$20 (taxa na entropay, taxa no paypal e taxa do maximcards) =(

      1. Pô, Thiago. Muito foda isso!
        Cara, não sei o que pode estar acontecendo.
        Se você olhar outros comentários verás que existem vários relatos recentes de sucesso do uso do Entropay e eu recentemente cadastrei meu Amex na PSN Europeia e foi tranquilo.
        A PSN é meio estranha mesmo, lembro que o mesmo endereço que funcionou, outro dia não tinha funcionado. Vai saber! Né?
        Dica pra Entropay:
        1.Certifique-se de haver crédito na conta antes.
        2.Na PSN cadastre endereço americano mas com seu CEP real.
        3.Faça o cadastro via console.
        Sobre cartões pré-pago PSN um vendedor do e-bay me indicou este site: http://www.4saleusa.com/
        Aceita Pay-pal e envia código pelo e-mail.

  22. Infelizmente pessoal, a Opção Gastão que parecia ser a mais justa e prática, não existe mais. O meu cartão e de vários outros colegas que possuiam ceps que batiam com os ceps americanos, não estão mais sendo aceitos na PSN. E mais um vez, os gamers brasileiros saem perdendo.

  23. Utilizava o meu cartão há aproximadamente 1 ano na PSN. Ele simplesmente parou de funcionar do nada, sem nenhuma explicativa… Gostaria de saber se isso realmente está acontecendo com outras pessoas.
    Isso é muito triste.. 🙁

  24. GALERA, ESTÁ ACONTECENDO COMIGO O MESMO COM O LECOAST.
    FIZ TUDO COMO DITO AQUI, MAIS NO CCI O PSN NÃO ESTÁ ACEITANDO.
    UMA PENA.

Não é possível comentar.