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    Início » Gamedev » A questão dos beta-testers

    A questão dos beta-testers

    Rodrigo Flausino06/02/2008

    Tava lendo este texto do Disk Chocolate (mais um blog de games pra vocês acessarem) sobre a Nintendo contratar beta-testers (testadores de software, antes dele chegar nas lojas) no Japão, e me deu idéia deste texto. Bom, ser beta tester pode ser um emprego bom para muita gente, mas como sou chato e realista, nem tudo que é bom é tão bom assim. Como em qualquer área de trabalho, esta área também tem suas desvantagens, e cabe a cada interessado avaliar se valerá a pena ou não, para a pessoa não entrar numa furada!
    A vantagem maior é óbvia: jogatina. Você vai focar horas e horas testando seus games, se divertindo. E ganhando para isso, a não ser que você seja beta-tester de um jogo indie e faça isso de graça (bom, eu posso precisar de alguns um dia 😀 ).
    Já as desvantagens são insanas. A primeira delas é que é difícil uma pessoa jogar apenas um game direto. Elas acabam enjoando um pouco, principalmente se ela jogar a mesma fase seguidamente. O jogador gosta de variar um pouco, e por isso tenho mais de um game, para que, se eu enjoar de um, eu possa jogar outro e ter todos eles acessíveis. É claro que a desvantagem maior é que se o jogador joga games demais, ele pode acabar demorando para terminar eles.
    E tem outra: você estará lá para caçar erros dos desenvolvedores, e com isso muitas tarefas que você não faria normalmente terá de fazer, como simplesmente tentar pular num penhasco para saber se o sistema de colisão está funcionando corretamente. Ou mesmo pular num local improvável só para morrer e ver se o personagem vai morrer mesmo (Tomb Raider?).
    Mas eles são importantes para a indústria. Primeiro que isso mostra aos desenvolvedores onde que eles erraram. Se um trecho é particularmente difícil, eles diminuem a dificuldade ou mesmo alteram alguns trechos do cenário, para não deixar o game quase impossível. Se a maioria dos beta-testers sucumbem num local, é hora do game voltar pra prancheta e refazer aquele trecho, antes que o jogo vá para as lojas e leve alguns xingamentos homéricos da crítica especializada.

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

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