Início » Apple » [Análise] FIFA do iPhone é uma boa?

[Análise] FIFA do iPhone é uma boa?

Confesso que para os consoles nunca fui fã do FIFA, só tive duas versões, do resto sempre fui fiel a Konami e o seu Winning Eleven (que mais tarde virou Pro Evolution Soccer).
Já vi diversas versões do game para celular, e achei bem ruim os gráficos e a jogabilidade, e o disponível para o iPod surpreende muito!!
Antes de começar analisar o aplicativo já venho falar que ele não se compara em nada ao da versão do PSP, além dos gráficos muito bons, o portátil da Sony oferece uma jogabilidade muito melhor.
Temos disponíveis no jogo 30 ligas, 570 times e 12.620 jogadores!! Impressionante a capacidade, já que o portátil tem muito mais recursos que o concorrente da Konami.
Análise
Para começar, se você for São Paulino e espera que Marcelinho Paraíba esteja no time, ou que o Roberto Carlos esteja no elenco do Timão, pode esquecer, o FIFA 2010 tem o elenco do final de 2009.
A tela inicial você tem as boas vindas do Shrek:

Ao começar o game você escolhe no seu perfil o seu time de coração, que ficará no canto direito da tela, no caso o meu é o Corinthians.

Estranhou o meu escudo?? Pois bem, alguns clubes brasileiros não autorizaram a divulgação do escudo e do nome, porém não é difícil adivinhar os times.
Modos de Jogo
Nesse quesito o FIFA 2010 do iPod é igual ao dos consoles, os modos são:
Manager Mode, você assume um time e participa de campeonatos, no meio tempo você pode contratar jogadores para o seu elenco. Fiquei muito decepcionado com esse modo, além de não ter os torneios internacionais é muito fácil você contratar qualquer jogador, se você tiver o glorioso XV de Jaú e com a grana para comprar o Messi, ele vem. Cadê a dificuldade de trazer um galáctico?? No meu primeiro ano com o Corinthians montei quase a seleção Brasileira.
Tournament, aqui da para jogar todas as copas das respectivas ligas e a grande Copa do Mundo.
Be a Pro, você comanda aqui um único jogador que vai evoluindo conforme suas atuações.
– Training, aqui você treina jogada de escanteios, faltas…
Penalty Shootout, o nome já diz, disputa de penaltis entre dois times.
Gráficos
Não se comparam nada aos do PSP, mas dá pro gasto, os jogadores tem praticamente a mesma cara e o mesmo jeitão, mas como o iPod tem suas limitações, não podemos crucificar a EA, veja alguns screens do game:

Alessandro assassinando Washigton

Falta e vermelho pro lateral do Timão

Fofomeno x Marcos

Goleiro de um lado, bola de outro

Fabuloso fazendo gol na Itália

Jogabilidade

Corinthians x Santos

Os comandos são bem simples, você tem um analógico, e dois botões. No ataque um botão toca e outro chuta, na defesa um tira a bola e outro chama mais um marcador. Claro que há diversas variações como B+B no ataque, que melhora a precisão do chute, ou A+A que cruza a bola.
Multiplayer
Nunca joguei um contra com ninguém, então não sei se funciona direito e com rapidez.
Você pode desafiar alguém de duas maneiras, via Bluetooth, contra um amigo ou enfrentar um desconhecido entrando na rede de internet via Wi-Fi
Som
Além de ter uma trilha sonora muito boa, o jogo interage com o iTunes, você pode navegar por ele ouvindo suas músicas prediletas
Considerações Finais
O jogo me surpreendeu muito, peca um pouco no gráfico mas ainda assim é viciante, ja que a qualquer hora você pode jogar uma partida.
Ele é meio pesadinho, tem 45.1 MB e está na versâo 1.0.15. Você encontra ele para download no iTunes Store por 6,99 doletas, e posso dizer que vale bastante!!!
Ao meu amigo Sérgio, vê se dá uma treinada nesse, porque no PS3 você já é freguês!!

Relacionados e Publicidade