Pular para o conteúdo
Início » Acessórios » Análise – Playstation Move

Análise – Playstation Move

PlayStation Move HD

A espera acabou! O Select Game traz para os nossos leitores um review completo sobre o Playstation Move!

O Playstation Move, ou simplesmente Move, é uma tentativa da Sony de trazer para a plataforma PS3 (Playstation 3), o sucesso que o Nintendo Wii teve com seu controle de movimento. Esse ano promete ser o ano dos controles de movimento. A Sony trazendo pela primeira vez o Move, a Nintendo com seu Wii Remote Plus (uma versão melhorada do Wii Remote) e a Microsoft com o Kinect, que dispensa o uso de controles para reconhecer os movimentos.

Hardware

O Move é um sistema de controle de movimentos que utiliza sensores para detectar os movimentos dos jogadores e transformar em ações no jogo. O sistema completo é composto pelos seguintes acessórios: Motion Controller, Navigation Controller e Playstation Eye.

A Playstation Eye é uma webcam exclusiva para o Playstation 3, capaz de capturar vídeos a uma taxa de 60 hertz a uma resolução de 640×480 pixels e 120 hertz a uma resolução de 320×240 pixels. A câmera tem um microfone embutido que captura o som com uma qualidade ótima.

O Motion Controller, ou controle de movimento, é o principal componente do sistema. Esse controle possui uma esfera no topo, capaz de brilhar em várias cores utilizando LEDs, que estão em seu interior. A cor que a esfera utiliza muda de acordo com as condições de luz do ambiente em que o controle se encontra. O controle possui 8 botões, os quatro botões clássicos (X, Círculo, Triângulo e Quadrado), Start, Select, Home, Move e mais um botão analógico, na parte traseira.

O controle é dotado de um par de sensores inerciais em seu interior: um acelerômetro de 3 eixos lineares e um sensor de velocidade angular de 3 eixos, para capturar os movimentos em geral e a rotação do controle respectivamente. Um magnetômetro (dispositivo para medir intensidade, direção e sentido de um campo magnético em sua proximidade) está embutido no controle, para calibrar a orientação do controle em relação ao campo magnético da Terra, no intuito de ajudar a corrigir eventuais erros de captura dos sensores do Move.

O Navigation Controller é um controle suplementar para o Move. É um controle construído para alguns tipos de jogos. Esse controle possui um controle analógico, um controle direcional (D-pad), 1 botão analógico (L2) e 5 botões (X,O,L1,Home,L3). Esse controle é opcional uma vez que o controle Dualshock ou Sixaxis do PS3, também fazem a mesma função do Navigation controller.

Como tudo funciona

Em primeiro lugar é preciso ligar a câmera (Playstation Eye) no porta USB do console. A câmera é a responsável por mapear a posição do controle em relação à TV. Dessa forma, quando o jogador anda pra frente e para trás, o personagem na tela pode se aproximar ou se afastar. Por exemplo, num jogo de tênis, se o jogador se aproxima da câmera, o personagem se aproxima da rede, e vice-versa.

Com a câmera ligada, é hora de ligar o Playstation Motion Controller (o que tem a esfera em cima). No entanto, para navegar no XMB (sistema operacional do PS3), é preciso utilizar ou o Navigation Controller ou o Dualshock ou o Sixaxis. Para que o movimento do Motion Controller seja reconhecido é preciso calibrá-lo, e isso se faz quando inicia o jogo.

Quando o Motion Controller é ligado, a bolinha no topo assume uma cor de acordo com a iluminação do ambiente. Essa bolinha é atua como um marcador ativo (ou seja, tem luz própria), que serve para a câmera identificar onde o controle de movimento do Move está na imagem capturada, dessa forma traduzindo a posição em relação à câmera em movimentos no jogo.

Enquanto a câmera é responsável por mapear a posição do jogador em relação à TV, o Motion Controller é responsável por traduzir os movimentos do controle no espaço 3D (para frente, para trás, para esquerda, para direita, para cima e para baixo), assim como a rotação do controle em volta do próprio eixo, em movimentos do personagem no game. Os sensores do controle captam os dados em relação à posição do controle no espaço e sua rotação e enviam para o PS3, que traduz esses dados em movimento.

Perguntas Frequentes

Os controles são confortáveis?

Sim. Todos os controles são confortáveis. O Motion Controller possui uma cordinha para proteger de descuidos em movimentos bruscos, e não deixar que o controle escape da sua mão.

Tenho que comprar todos os controles juntos?

Não. Cada item pode ser comprado separadamente. Quem já tem a Playstation Eye não precisa adquirir outra. A câmera é a mesma. Mas para funcionar, é preciso de no mínimo uma câmera (PS Eye) e um controle de movimento (Motion Controller), que tem a bolinha em cima.

A bolinha no topo é fácil de quebrar?

Por incrível que pareça, não. A bolinha é de plástico parecido com o de uma bola de ping-pong. Se apertarmos ela se adapta. Durante uma jogatina entre 2 jogadores, os controles de movimento bateram entre si, e a bolinha não quebrou.

De quantos controles de movimento eu preciso para jogar?

De pelo menos um. Tem jogos que requerem 2 controles, enquanto outros requerem apenas 1 controle. Para jogar de dupla, é preciso no mínimo 2 controles de movimento obviamente.

O controle de movimento vibra?

Sim. O controle de movimento vibra da mesma forma que o Dualshock.

Existe uma distância mínima para usar o controle?

Não existe uma distancia mínima. Mas o ideal é 2,5m. A Sony recomenda essa distância para uma melhor experiência do usuário.

Como é a resposta aos movimentos?

A resposta é praticamente imediata, sem lags. O reconhecimento é praticamente perfeito. Requer um pouco de habilidade para se adaptar ao controle de início, mas com o tempo se pega a prática. É MUITO divertido.

É isso aí. Comprem e chamem os amigos que a diversão é garantida!

Relacionados e Publicidade