O título já diz tudo! E o Twitter do BRGames (a organização do concurso do Ministério da Cultura) está sendo mais útil do que imaginei. Eles divulgaram um artigo do José Walter Santos Filho, que mostra um estudo de viabilidade completo para abrir uma empresa de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil:
Estudo de Viabilidade de Implantação de uma empresa de desenvolvimento de jogos para computador (Arquivo PDF)
Admito que eu não li o artigo de forma completa, mas dei uma pincelada em cima e tem desde elaboração de plano de negócio, valores de equipamentos, valores de salários dos funcionários, prazo de retorno de capital, e outros.
É claro que hoje as coisas podem ser um pouco diferentes. O artigo é datado de 2005 e muita coisa mudou desde então. O autor também se formou em administração, mas pra ele ter feito um estudo com este assunto ele deve ser um gamer!
Pra terminar, recomendo pelo menos baixar e olhar. Pra quem pensa em participar do concurso BRGames, pode ser interessante ver antes que dificuldades um desenvolvedor poderia enfrentar.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!