Início » autodesk » Autodesk e Softimage, a fusão.

Autodesk e Softimage, a fusão.

(imagem retirada do post do “mecman” na 3D4ALL)

Sim meus amigos, aconteceu…

Como já dizia o ditado (um pouco “deturpado”): “Se você não pode com ele, compre-o”. E eis que a Autodesk realizou mais uma “fagocitose” adquirindo a Softimage.

Na primeira impressão, para os usuários do XSI, essa compra causa um pouco de raiva da Autodesk e um pouco de incertezas. E agora? Como ficará o XSI? Será que irão descontinuá-lo? E esse “monopólio” que a Autodesk está realizando, pode?

Bem, não se trata de uma tentativa de monopolizar a computação gráfica, mesmo porque, para que isso ocorra falta à Autodesk adquirir vários outros softwares de CG. Eu creio que se trata mais de “eliminar” os concorrentes em potencial comprando-os, afinal, o XSI está crescendo muito na produção de games ( Ninja Gaiden 2, Metal Gear Solid 4, Lost Planet, Vitrua Fighter 5, Ryu ga Gotoku KENZAN, Profile:Virtual Mechanix, Cavia: Bullet Witch, dentre vários outros), isso sem contar no crescente uso do software para produções cinematográficas (300 de Esparta, A Bússola Dourada, Viagem ao Centro da Terra, etc.).

Quanto ao software ser descontinuado, essa é uma questão fora de cogitação, afinal, ninguém compra uma empresa por milhões para simplesmente “enterrá-la”.

Analisando a fundo essa aquisição, creio que a primeira impressão de incertezas poderia ser substituída por um sentimento de esperança, pois a Autodesk não joga pra perder. Assim como aconteceu com o 3DStudio, Maya e Mudbox, onde ganharam melhorias consideráveis, o Softimage | XSI pode ganhar melhoras bem mais consideráveis. Um exemplo dessa melhora pode ser a compatibilidade dos projetos feitos em XSI com os outros softwares, além dos plugins e add-ons disponíveis ao XSI poderem crescer de número. Outra coisa boa que prevejo é a possível compatibilidade com o AutoCad, onde a realização de maquetes-eletrônicas, cenários, peças mecânicas poderiam ser realizadas de forma mais dinâmica. Quem sabe dessa vez também a Autodesk resolva implementar um sistema para informação direta de medidas para a construção de objetos no XSI assim como acontece no AutoCad ou 3Dstudio?

Vamos aguardar e confiar.

E agora Autodesk, qual será a próxima aquisição? Z-Brush???

Fonte da notícia: AUTODESK

Relacionados e Publicidade