Pular para o conteúdo
Início » Final Fantasy XIII » Comparação de mudanças visuais em Final Fantasy XIII (2008 x 2009)

Comparação de mudanças visuais em Final Fantasy XIII (2008 x 2009)

Parece que tava demorando pra alguém iniciar uma discussão desse tipo. Saiu no Unnoficial Final Fantasy site dois posts com comparações de imagens de Final Fantasy XIII. Em cada comparação é usada uma imagem do ano passado e outra deste ano, que foi capturada do DVD Final Fantasy Advent Children Complete (dos vídeos):

Antes

Depois

Antes

Depois

Antes

Depois

E uma coisa que eles frisaram foi que no chão de uma das locações parte da neve (textura) foi removida, e alguns leitores do site comentaram que isso é porquê está ocorrendo uma diminuição técnica pro jogo rodar no X360. Eu já tinha visto isso quando vi os vídeos do demo, onde uma das CGs divulgadas inicialmente foi cortada da versão final (que é uma onde a Lightning olha para um robô e coloca a espada (e seus braços) em posição de ataque.

Também já vi esse tipo de mudança acontecer no Metal Gear Solid 4, mas apenas na questão da direção de arte, onde o jogo ganhou alguns tons de cinza. Quanto a downgrades de gráficos, removendo texturas, isso a Konami não o fez (ou eu não percebi isso). E o Metal Gear 4 foi (e continua sendo) exclusivo pro Playstation 3, e a Konami aparentemente não fez nenhum tipo de decréscimo de potência pro jogo (ainda mais com um Blu-Ray de 50 GB de tamanho), ainda em primeiro lugar com os melhores gráficos que já presenciei no console.

Alterações desse tipo em jogos são comuns. No começo uma equipe de desenvolvimento ainda está aprendendo a usar a plataforma e não tem muito conhecimento de suas limitações e do que ela pode fazer ou não. Durante o desenrolar do projeto eles mudam muita coisa e alteram a direção de arte. Como este Final Fantasy sairá também pro Xbox 360 e a Square sabe das limitações de tamanho de um DVD, ela está removendo o que considera supérfluo pra versão do console da Microsoft não ficar muito grande. De potência os dois consoles são parecidos e acredito que não haverá diferenças gráficas entre as plataformas. Ruim pros donos do PS3, que poderiam ter mais cenas em CGI e mais conteúdo, dado o tamanho do Blu-Ray, que pode ter 25 e/ou 50 GB de tamanho, isso para games do console da Sony.

Por fim, como o game ainda está em desenvolvimento, a Square pode alterar mais detalhes até o lançamento da versão do PS3, a primeira que virá ao mercado. Final Fantasy XIII sairá em dezembro no Japão e prevejo que a versão ocidental possa dar as caras entre março e junho de 2010. A versão do console da Microsoft ainda não tem data pra sair, mas prevejo que ela possa sair até o final de 2010.

Relacionados e Publicidade