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Comparação de mudanças visuais em Final Fantasy XIII (2008 x 2009)

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Parece que tava demorando pra alguém iniciar uma discussão desse tipo. Saiu no Unnoficial Final Fantasy site dois posts com comparações de imagens de Final Fantasy XIII. Em cada comparação é usada uma imagem do ano passado e outra deste ano, que foi capturada do DVD Final Fantasy Advent Children Complete (dos vídeos):

Antes

final_fantasy_xiii_150

Depois

final_fantasy_xiii_151

Antes

final_fantasy_xiii_152

Depois

final_fantasy_xiii_153

Antes

final_fantasy_xiii_154

Depois

final_fantasy_xiii_155

E uma coisa que eles frisaram foi que no chão de uma das locações parte da neve (textura) foi removida, e alguns leitores do site comentaram que isso é porquê está ocorrendo uma diminuição técnica pro jogo rodar no X360. Eu já tinha visto isso quando vi os vídeos do demo, onde uma das CGs divulgadas inicialmente foi cortada da versão final (que é uma onde a Lightning olha para um robô e coloca a espada (e seus braços) em posição de ataque.

Também já vi esse tipo de mudança acontecer no Metal Gear Solid 4, mas apenas na questão da direção de arte, onde o jogo ganhou alguns tons de cinza. Quanto a downgrades de gráficos, removendo texturas, isso a Konami não o fez (ou eu não percebi isso). E o Metal Gear 4 foi (e continua sendo) exclusivo pro Playstation 3, e a Konami aparentemente não fez nenhum tipo de decréscimo de potência pro jogo (ainda mais com um Blu-Ray de 50 GB de tamanho), ainda em primeiro lugar com os melhores gráficos que já presenciei no console.

Alterações desse tipo em jogos são comuns. No começo uma equipe de desenvolvimento ainda está aprendendo a usar a plataforma e não tem muito conhecimento de suas limitações e do que ela pode fazer ou não. Durante o desenrolar do projeto eles mudam muita coisa e alteram a direção de arte. Como este Final Fantasy sairá também pro Xbox 360 e a Square sabe das limitações de tamanho de um DVD, ela está removendo o que considera supérfluo pra versão do console da Microsoft não ficar muito grande. De potência os dois consoles são parecidos e acredito que não haverá diferenças gráficas entre as plataformas. Ruim pros donos do PS3, que poderiam ter mais cenas em CGI e mais conteúdo, dado o tamanho do Blu-Ray, que pode ter 25 e/ou 50 GB de tamanho, isso para games do console da Sony.

Por fim, como o game ainda está em desenvolvimento, a Square pode alterar mais detalhes até o lançamento da versão do PS3, a primeira que virá ao mercado. Final Fantasy XIII sairá em dezembro no Japão e prevejo que a versão ocidental possa dar as caras entre março e junho de 2010. A versão do console da Microsoft ainda não tem data pra sair, mas prevejo que ela possa sair até o final de 2010.

11 comentários em “Comparação de mudanças visuais em Final Fantasy XIII (2008 x 2009)”

  1. Eu acho uma falta de respeito piorarem a versão do PS3 por causa da do 360. Se isso acontecer é culpa da Microsoft que pediu para Square não revelar a superioridade da mídia explicitamente.

    Ou a questão é que os vídeos antigos foram rodados em hardware melhor que o PS3 ou então eram CGs.

    Eu lembro bem que o primeiro vídeo do MGS4 que vi era melhor sim que o jogo, mas nunca mais achei esse vídeo. Mesmo assim o jogo tem um dos gráficos mais bonitos e bem trabalhados que já vi.

    1. Não sou fã da série FF, mas pretendo me iniciar a partir do XIII. Porém, se for confirmado o downgrade para rodar em "outras plataformas", eu simplesmente passo longe e fico com tudo o que sei sobre a série até agora: Sephiroth matou Aeris e é isso aí.

  2. Um post que eu li, no outerspace se não me engando, tinha um comentário que me pareceu bem lógico: As imagens iniciais eram GC. Porem o pessoal da Square ja vinha comentando que um BR tava ficando pequeno para o jogo, logo, nada melhor do que trocar algumas cenas de CG por cenas renderizadas usando a Engine do jogo.
    Se pensarmos que o Xbox usará DVDs para armazenar o game e que o mesmo não tem muito espaço, acho que ainda mais provável que esta seja a explicação.

  3. [momento sonysta] Soco nos Caixistas [/momento sonysta]

    Brincadeiras a parte, acho uma falta de respeito mesmo. Se estava faltando espaço no BD, use um Dual Layer (ou eles já usavam?) como MGS4.

    1. O disco do Metal Gear Solid 4 é Dual Layer. São 50 GB e no momento é o único jogo que chega a gastar isso tudo. O Uncharted 2 e o God of War 3 podem chegar neste patamar também, mas nada se sabe por enquanto.

  4. Esse cara que escreveu isso é muito burro, Square tirando o desnecessário para poder caber no DVD, hauhuahuahuhauauhuahahuhauaha, pqp, as primeiras "fotos" eram target render, nada mais que isso. Motorstorm ficou bem abaixo do target render pq saiu pro Xbox 360 tbm? ¬¬

    1. Triste isso.

      Aqui é um espaço tão legal, gurizada tudo parceria falando de games e vem uns retardados chamar os outros de burro.

      Bane pra nunca mais voltar.

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