Pular para o conteúdo
Início » 3D » Conheça Sintel, a melhor animação criada no Blender

Conheça Sintel, a melhor animação criada no Blender

Sintel capa
Google News

Se eu fosse fazer uma faculdade no ano que vem, ficaria dividido entre design de games e jornalismo. E se eu fizesse design de games, acho que a área mais provável que iria fazer é modelagem 3D.

Sempre gostei do assunto, a ponto de organizar, alguns anos atrás a UniDev, um grupo de estudos no Blender. Desde o começo da minha vida na internet (quando estava na faculdade acessando a web em fóruns de discussão) eu sempre olhava o Blender como “primeira alternativa” a modelador 3D. Antes eu pensei em mexer com o Turbo Squid, uma versão “gratuita” do 3DStudio Max, mas nunca levei os estudos pra frente por que ele não renderizada uma imagem fixa. Eu queria poder renderizar os modelos (um cubo. UM CUBO) e mostrar pro mundo, mas isso só foi possível com o Blender e com versões piratas do 3D Studio Max e o Maya.

E entre eu ficar com medo da fiscalização bater na minha porta e usar uma ferramenta gratuita para, no futuro, ganhar dinheiro com ela, optei pelo Blender (onde fiz, alguns meses depois, um restaurante simples usando texturização e rendering). Fui contra a imensa massa de modeladores dos fóruns nacionais, que ainda devem achar o Max e o Maya a última bolacha do pacote, esquecendo que são poucos que tem coragem de pagar 6 mil reais num software de modelagem. E sempre com a mesma desculpa: “que o Max é o software mais usado na indústria e que o artista iniciante deveria usar ele”, se esquecendo de que existe alternativas com a mesma qualidade e de graça.

O Blender é totalmente gratuito, mas sempre aparecem as mesmas frases pra justificar o não-uso do modelador: que o Blender é dificílimo de usar, que a sua interface não é intuitiva, que o software não tem os mesmos recursos que os grandes softwares possuem, etc etc etc. Confesso que não acompanho mais a ferramenta e suas novidades, optando por me focar novamente no que faço de melhor, que é a programação (tendo 5 anos de experiência!), mas depois que fiquei sabendo do Sintel e de ter assistido, sério, fiquei com vontade de estudar novamente. Vejam, de preferência em HD, a melhor animação feita com o melhor modelador open-source do mercado:

O Sintel é mais um open-movie, onde os criadores colocaram, sob licença Creative Commons, todos os modelos e recursos para que os modeladores e artistas podem usar. Mas vamos falar um pouco do filme: são 14 minutos soberbos, que mostram que é o artista que faz a ferramenta. Tudo bem que alguns ferramentas são mais limitadas, mas o Blender tem o mesmo poder que softwares caríssimos que só empresas de publicidade e artistas abastados possuem de maneira legal. Para a ferramenta é bom, já que muitos dos recursos usados vão estar no software (e devem ter outros que já estão). Quanto ao enredo, eu não gostei do final, mas é gosto pessoal. Quanto às possibilidades, é algo que o Giancarlo Zero estava comentando no Twitter: fazer longa-metragem ambientado neste mundo pode ser bem legal, mas os custos podem ficar bem mais altos. Também lembra bastante o Fable 3, por causa da cidade enorme e épica.

Sintel - imagem

O filme está disponível para download no site oficial e lá tem as legendas em diversos idiomas, incluindo o português. O melhor software para você rodar é o VLC, também gratuito e que roda um zilhão de formatos. Para uma galeria de imagens (com wips e artworks) clique aqui.

Por fim, alguns podem se perguntar o que diabos um post de uma animação está fazendo por aqui (tenho de prever os chatos de plantão). O Blender foi um dos assuntos que mais gostava de comentar no GamedevBR e como agora também englobamos assuntos do GamedevBR, posts sobre a ferramenta podem aparecer com mais frequência. O Sintel virou a melhor vitrine para o Blender, que ainda é visto com muito ceticismo pela comunidade, e o software pode ser usado para desenvolvimento de jogos, tanto como modelagem quanto pra fazer games completos, com a sua engine interna. Eu não usaria a engine, preferindo usar uma engine 3D de alguma linguagem de programação, como o C#, C++ ou Java (a mais provável), mas pra quem pensa em usar apenas 1 programa, o Blender é uma excelente escolha. Pelo menos o artista iniciante não precisará se preocupar em estar usando um software pirata, já que ainda está fora da realidade a maioria sair comprando o 3D Studio Max do mesmo jeito que se compra um simples game de Playstation 3/Xbox 360.

[Imagem de topo via Meiobit e infos via Blender Total]

10 comentários em “Conheça Sintel, a melhor animação criada no Blender”

  1. Só um pequeno adendo: da próxima vez que falarem mal do Blender, além de mostrar o Sintel, diga-lhes que os efeitos especiais de Homem-Aranha 2 foram feitos no Blender.

    Não por acaso, HA2 ganhou Oscar de efeitos visuais. 😉

    1. Na verdade, pelo que eu sei, apenas os animatics (animação "rascunho" que é feita antes da gravação com os atores, pra ser ter uma idéia de como tudo vai ficar) do Homem Aranha 2 foram feitos no Blender.
      Mas sou usuário do Blender e concordo que é uma das melhores ferramentas de modelagem disponível no mercado, sendo em parte até melhor do que as ferramentas pagas. Dizem por aí que a ferramenta de mapeamento UV (onde se "abre" os modelos para aplicação de textura) do Maya foi copiada do Blender.

  2. Entre idas e vindas, deve fazer uns 6 anos que acompanho o blender.
    Sendo que tive um iato de mais ou menos uns 4 anos sem estudar nada.

    Acredito no Blender, mesmo que não seja uma ferramenta de produção main stream, ele certamente atende as demandas de estudios mais indies, estudos e agencias.

    Quanto a Sintel, estou baixando para assistir 🙂

    ps.: Sou o membro do Forum Blender de número 454 (Guardian_Skarabrae). Faz tempo hein hehe

  3. É ótimo o Blender ganhar espaço em sites que não tenham relação direta com CG. Parabéns pela iniciativa!

    Sou usuário do Blender desde 2007 e acompanhei o aperfeiçoamento do programa desde que estava na versão 2.4x (atualmente está para ser lançada a 2.6). A qualidade aumentou bruscamente, junto com a popularidade que o Blender vem ganhando, também por causa das magníficas animações que foram criadas com ele, como o curta anterior da Blender Foundation, o Big Buck Bunny.

  4. Velho, eu também sempre acompanhei o Blender e o ramo de desenvolvimento de jogos e sembra acabava caindo vez ou outra no UniDev.
    Sobre o restaurante, tá muito bom. Eu sempre quis modelar em 3D, apesar de não ser a área que mais me encanta no desenvolvimento de jogos. Eu prefiro a parte de programação.
    Mas o pouco que estudei sobre o Blender deu pra perceber que ele é show, ainda mais com a engine de jogos integrada. Prefiro muito mais o Blender um pouco mais difícil só que gratúito que uma ferramenta um pouco mais fácil só que piratex. Com a prática e acostumando com os comandos do teclado, Blender fica tão fácil e funcional quanto as outras.

  5. Sem palavras para o video! Tb tenho interesse na programação em si dentro dos jogos, em vez da area 3D, mas sempre fico ligado em tudo q engloba o gamedev…Qto ao enredo, foda hein? Imagina isso num jogo: passar por tudo akilo, pra no final, acontecer akilo!! Seria foda, fora dos padroes!!

  6. Lembrando que ele (elephants dream) foi o primeiro, feito a 4-5 anos atrás

  7. Não adianta, não adianta. Não vim aqui falar só mal, nem imagino a quantidade de Plugins que gastaram para fazer uma animação dessas. Pois o próprio programa, as ferramentas, são muito limitadas. É boa sim, a animação, mas para cinema não serve, não gostei do sistema de partículas, dinâmicas e físicas do Blender. Quando o lutador enfiou o arpão nas pedras, deu para perceber que a queda de fiascos e pedregulhos foram feitos depois da renderização. É possível animar bem no Blender sim, mas a animação é quase sempre maquiada com outros programas compositores 2d. O Jashaka por exemplo, outro Open Source, tenho certeza que utilizaram ele.

    Eu não invisto mais no Blender, não vale a pena mesmo, a animação é boa sim, mas novamente falando, pra cinema não dá. Por mais perfeita que fique a cena, olhando em alta resolução a qualidade cai, aparecendo algumas imperfeições. Quem sou eu para fazer uma cena dessas, eu fiz algumas vinhetas neste programa, e logo logo mudei para o Maya e Softimage, pra mim eles continuam sendo os melhores.

Não é possível comentar.