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Crônicas de um Gamer Ranzinza – Mirror’s Edge e o Nakatomi Plaza…

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Nesta missão deste ano de zerar os games que tenho para poder entrar na nova geração, o último jogo que finalizei em Janeiro foi Mirror’s Edge. Pois é, só agora eu dei uma chance ao jogo, o que nos leva a dois pontos de discussão amigos, o primeiro é sobre o próprio Mirror’s Edge e o segundo ponto é sobre das segundas chances ao jogos.

Vou começar pelo segundo ponto: Você acredita em dar uma segunda chance a jogos? É sério, com tantos jogos disponíveis na mão, tempo virou uma preciosidade, então temos que pensar naquilo que vamos investir tempo de jogo. E porque eu falo sobre isso, Mirror’s Edge é este tipo de jogo, fazia algum tempo que eu tinha, mas na primeira vez que joguei, não curti o jogo, e acabei deixando de lado, e do nada eu resolvi dar uma chance para ele, e descobri que eu curtia a jogabilidade dele e acabei jogando toda a campanha, que é um pouco curta, mas bem divertida.

Aonde voltamos ao primeiro assunto, o próprio jogo, neste momento você deve estar se perguntando qual é a referencia com Duro de Matar 1, simples, a fase final, The Shades, simplesmente me lembrou o Nakatomi Plaza, ainda mais que no meu gameplay eu toquei o terror, eu não joguei usando furtividade e escapando, eu ia pra cima dos soldados roubando as armas e matando os outros, ou seja, foi bem no estilo de Duro de Matar, eu não pensava em outra coisa enquanto jogava essa fase.

Mas o ponto principal, na minha opinião é que a única coisa que salva o jogo é o gameplay, que é bem viciante, e eu não tinha percebido de inicio, porque em história deixa bem a desejar, ou não, depende. Agora vai a minha opinião, primeiro a irmã da Faith é uma das grandes vilãs do jogo, ela armou certinho para que a irmã dele ajudasse a derrubar os runners e ainda derrubar o esquema de vigilância do governo.

Não pescou isso, mas repara, convenientemente, ela está “esperando” você chegar no escritório do prefeito morto, e ainda te deixar pegar um papelzinho com uma dica pra começar a investigar e livrar a cara dela. Convenientemente tem um policial pra ajudar, com algumas dicas do tipo não faça isso, mas já dizendo o que fazer. Mas repara, quando você salva ela, no carro forte, ela não corre, ela fica esperando você chegar para ser levada até a base dos runners, e então a base é atacada e ela é levada para o “Nakatomi Plaza”, e te obriga a ir lá para salvar sua irmã, mas para chegar nela, você precisa destruir o sistema de vigilância do governo. Reparem, neste momento, os runners são os responsáveis por destruir o sistema de vigilância e dar tudo o que o vilão do jogo queria, destruiu os runners e ainda o sistema de vigilância para seus supostos contratantes.

E a irmã dela, para uma policial é bem inútil, porque não reage de maneira nenhuma ao vilão ameaçando ela, ela simplesmente entra no helicóptero, e quando a irmã dela acaba salvando ela, da um abraço meio sem graça, tipo obrigado por cair que nem patinho no esquema que armamos.

Juro que eu queria ver a parte 2 deste jogo, para ver se a minha interpretação se encaixa, ou se foi um delírio, mas sinceramente, foi isso que eu percebi do jogo, a heroína mais “burra”que eu já vi até agora, foi usada o tempo todo, e achou que ainda estava salvando a família.

E você, amigo que já jogou Mirror’s Edge, qual sua opinião? E quando a dar uma segunda chance a jogo, você dá?

 

8 comentários em “Crônicas de um Gamer Ranzinza – Mirror’s Edge e o Nakatomi Plaza…”

  1. Diego Barboza

    A história do Mirror’s Edge não é lá essas coisas, mas eu gosto bastante do clima do mundo. Especialmente no jogo mesmo, fora das cutscenes. E a música no final é excelente!

    Sobre dar segundas chances aos jogos, é bem comum eu abandonar um jogo depois de pouco tempo se não estiver gostando. Não me forço a jogar nada só pela obrigação de terminar. Aí, de vez em quando aparece um jogo que dá vontade de tentar de novo. Dois exemplos que me vem logo à cabeça são Bioshock Infinite, que eu não estava gostando de início e fico muito feliz por ter voltado pra terminar um ano depois, e Spelunky, que eu deixei de lado algumas vezes e quando passei a entender melhor como o jogo funcionava, se tornou um dos meus jogos prediletos.

  2. Realmente. Pode-se fazer essa leitura da irmã-vilã. Ou isso, ou pensar que o roteiro/interpretações/montagem é mais básica mesmo para que o “grande público” o aceite.

  3. Valeu fera, acabou de me dar um spoiler do jogo que estava jogando agora mesmo e estou terminando! ¬¬

    Na próxima coloque um aviso de SPOILER, por favor!

    1. sergiolopessp

      Amigo, um jogo de mais de 5 anos, já não é Spoiler a muito tempo…

      1. Spoiler
        é spoiler eqto o jogo existir… Custo colocar um aviso no texto?
        Tenho qse 2000 jogos no meu
        steam, vc acha mesmo q vou jogar todos eles no lançamento?

        1. sergiolopessp

          Entendo o seu pedido e levarei em consideração.
          Apesar de não concordar, imagine se eu fosse falar do primeiro Mario Bros, só porque você não jogou, não significa que seja spoiler, já tem muito tempo que está ai na “prateleira”, mas entendo o seu lado.
          Alias essa discussão sobre Spoiler ou não daria um bom novo artigo, vou anotar aqui…

          1. Então pense o seguinte: existem filmes muito antigos certo?
            Se tem um antigo que vc não viu ainda, mas já ouviu falar muito bem do filme, mas por um motivo qualquer ainda não conseguiu vê-lo e passaram-se os anos.

            Ai um belo dia, senta um amigo do seu lado e já fala direto o final do filme!
            Ia ser legal??
            Não importa se é um filme ruim ou em preto e branco ainda… Vc não tinha visto, então pra vc é spoiler!
            É a mesma situação… se fosse Mario Bros. seria spoiler do mesmo jeito…

            Para quem não sabe ainda, sempre é spoiler…

            Eu acabei caindo no seu texto por coincidência, apareceu no meu feed do face pela Uol jogos e como eu estava bem no meio do jogo, quis ver do q se tratava, pois sei que o jogo é de 2009, mas ter gente falando dele ainda é curioso.

            Depois q eu terminei o jogo, eu li novamente o seu artigo, agora por completo e achei bacana o conteúdo e a discussão levantada.
            Mas querendo ou não, acabou estragando um pouco a surpresa com o pouco que eu já tinha lido….

            Por isso, mesmo para um jogo antigo, acho válido o aviso de spoiler.

            E concordo, daria um bom artigo.

            1. sergiolopessp

              Sim, é uma discussão interessante, pois acredito que a dois pesos e duas medidas aqui, olhando pelo seu prisma, da para se considerar Spoiler.
              Mas como eu disse, eu não enxergo assim. Mas fica a dica para os próximos artigos..

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