Início » Bugs » [Dark Souls] Detalhes e comentários do futuro patch 1.04

[Dark Souls] Detalhes e comentários do futuro patch 1.04

Depois de 1 mês e alguns dias, Dark Souls se tornou um pequeno fenômeno em vendas. Segundo o Andriasang, mais de 1 milhão e meio de cópias foram enviadas para as lojas/jogadores, sendo que o mercado americano recebeu o maior número: 670 mil. Na Europa foram 470 mil cópias, na Ásia foram 40 mil e no Japão 370 mil cópias. Dark Souls é grandioso na temática, grandioso na dificuldade e grandioso nos problemas internos. Mas antes de continuar, o aviso básico: o post tem spoilers!

Desde que me dou conta por gente, o jogo saiu de fábrica com alguns bugs bizarros, sendo que num deles você poderia matar o dragão vermelho da ponte com uma flecha e bugs de almas/itens infinitos. Congelamentos frequentes (onde num deles eu quase perdi meu save), bugs que prejudicam o gameplay e quedas de framerate são problemas graves num jogo de ponta para o Playstation 3. Depois de 3 patches, sairá um quarto com muitas correções de bugs e, pasmen, funcionalidades que vão deixar o jogo mais fácil. Antes de ler a lista oficial, achava que eles iriam corrigir apenas problemas relacionados a balanceamento de inimigos e os tals congelamentos, mas me surpreendi com diversos desses ítens.

O patch já está disponível para os jogadores japoneses e em breve deve estar disponível aqui no Ocidente. Segue então a listagem de correções, que peguei no Destructoid:

  • Some magic effects have been revised. (Magic Shield, Greater Magic Shield, Tranquil Walk of Peace, Ring of Fog, Iron Flesh)
  • Elemental enhanced and Stat enhanced weapons have been rebalanced.
  • Some slight adjustments have been made to other weapons, equipment, and magic. (Pyromancer’s Flame’s magic adjustment)
  • Matching and multiplayer conditions have been adjusted.
  • Defeating a boss in multiplayer will now reward the host with the full amount of souls from the boss.
  • When failing to invade a player’s world using the Cracked Red Eye Orb, the item will no longer be used up.
  • Adjustments to the amount of souls dropped by enemies.
  • Adjustments to the item drops from enemies.
  • Some bosses will drop Humanity and Homeward Bones now.
  • Increased Drop rates for certain Covenant items and Equipment Enhancement materials which had extremely low drop rates.
  • Adjusted the Item Discovery increase rate which scales with Humanity levels.
  • Item lists in shops have been adjusted. (Bottomless Box added to Male Undead Merchant. Bunch of arrows added to Female Undead Merchant, Andrei, Domnhall, Giant Blacksmith, and Vamos. Domnhall will sell the Master Key after he moves to the Firelink Shrine. Giant and Vamos both sell the various equipment boxes. Giant sells a bunch of shards now. Vamos sells Titanite Shards. Ingward sells Transient Curse.)
  • The amount of Faith required to join the Sunlight Covenant is now 25 instead of 50. The formula for reducing it with multiplayer remains the same.
  • Paying for your sins is now cheaper. The formula is Level x 500 souls, instead of Level x 2000 souls previously.
  • Equipment Weight adjustments.
  • Lock-on behavior has been adjusted.
  • Fixed certain cases of game freezing.
  • Changed the way souls are displayed in the Level Up Menu.
  • Fixed the exploit with infinite weapon/magic usage.
  • Fixed the 1 second delay during certain attack animations.
  • Fixed the bug where Solaire isn’t in New Game+.
  • Fixed the shard bug with Frampt which took away all your shards if you had more than 99.
  • Fixed getting stuck in certain parts of the map, being unable to progress.
  • Changed some English text in the game to be consistent with corrections made in the overseas version of the game.

Primeiro que achei que eles iriam corrigir os problemas de framerate, e aparentemente isso não será arrumado. Ou será arrumado e não foi citado. Uma das coisas mais comuns do jogo é que algumas vezes ele fica “lento”. Certos cenários que usam muitos efeitos de inteligência artificial, física e iluminação dá a impressão de lentidão para mover a câmera e o personagem. Normalmente não atrapalhou na minha progressão pelo game, mas acaba incomodando um pouco. Pelo menos o game tem gráficos bem melhores que o Demon’s Souls e não é tão “cinzento” e melancólico.

Quanto ao uso do ítem para invasão (onde uma falha de conexão faz com que o ítem seja usado mesmo sem invadir), eu nem sabia por não ter feito isso antes. Não sou de invadir mundos alheios para ferrar com a vida do sujeito. Mas fico muito feliz quando consigo ferrar com a vida de alguns malucos que tentam me atrapalhar. Um deles nem deve ter imaginado que eu o derrotaria com dois golpes da minha espadinha básica cheia de eletricidade!

Quanto a questão de mudanças no “Level Menu”, o Gamegen cita que vai mostrar a quantidade de almas necessárias para passar de level. Caso não sabia, em Dark Souls você ganha as almas dos inimigos (ou usando certos ítens) e pode “comprar níveis de experiência”. Em Demon’s Souls mostrava a quantidade necessária para o próximo nível e no Dark isso não é exibido. Então eu me baseava no achismo com um pouco de matemática. Eu meio que decorava a quantidade de almas do meu nível atual e quando acumulava almas suficientes para evoluir eu ia até o checkpoint/bonfire para tentar a sorte de poder gastar tudo. Algumas vezes eu não conseguia evoluir por errar a conta e voltava pro mapa para ficar farmando almas até passar a quantidade necessária para isso. Vai facilitar bem isso.

Quanto à adição de itens nas “prateleiras” dos mercadores do game, outro fator que aumentava o trabalho do jogador era na questão de que certos mercadores poderiam vender certos ítens, o que forçava uma pequena peregrinação do jogador até o cara. Flechas eram apenas vendidas pelos “Undead Merchant” (Undead Burg), outros ítens no ferreiro Andre (Undead Parish) e assim vai. Por estar num local dificílimo pra voltar (Anor Londo, e eu não vou tentar descer a Sen’s Fortress para subir outra vez. Quem passou pela Fortaleza sabe o quão difícil ela é) eu acabei desistindo de ir comprar flechas e etc. Outro facilitador pros jogadores que já estão jogando.

Agora o que mais surpreendeu foi a diminuição do “suborno” para limpar a sua ficha. Eu citei antes: por conta de um Bug idiota (que aparentemente não será corrigido nesse patch), eu entrei na Covenant (Facção) da Floresta Darkroot Garden e alguns NPCs que eram inimigos viram “aliados” enquanto eu estiver na facção. Aí eu voltei lá depois e um dos NPCs simplesmente…morreu. Virei traidor, os outros caras vieram com sangue nos olhos pra cima de mim e não consegui resistir e nem fugir. Fiquei “marcado”. Para limpar a minha ficha eu precisaria de almas equivalentes à conta 2000 x Nível do jogador. No meu caso, mais de 100 mil almas, um valor impossível de conseguir no momento, a menos que eu perca umas 10 horas farmando nos chefes, ajudando outros jogadores. Mesmo assim não compensava muito, pois era melhor eu continuar com a progressão do jogo, evoluir e voltar na floresta apenas perto de terminar o jogo, para “bater ponto” no lobo com a espada na boca. Agora, eles trocaram uma das variáveis, diminuindo o número: 500 x Nível do jogador, o que diminui para pouco menos de 30 mil almas, um valor mais fácil de conseguir.

Quanto ao aumento de drop de ítens e humanidades, também pode facilitar para o jogador ficar vivo e pedir a ajuda pra outros jogadores. Em Dark Souls, se você estiver morto você só pode oferecer ajuda (após derrotar o segundo chefe) e pode usar as humanidades para reviver. Estando vivo, você pode usar uma humanidade para melhorar o bonfire (de 5 ítens de cura você fica com 10 a cada “descanso”) e usar para outros fins. Essas alterações da From Software estão servindo mais pra incentivar os jogadores a atualizarem e não usarem mais as brechas para diminuir a dificuldade do game, além de deixar o game menos sádico. Para mim, qualquer correção será sempre bem-vindo, principalmente para diminuir as chances de ter o meu save indo pro espaço por conta de um travamento que poderia ter sido evitado se eles tivessem testado mais o jogo.

Mesmo com esses facilitadores, o jogo ainda continua sendo tão desafiador quando o Demon’s Souls, e igualmente longo. Tirando o japonês maluco que terminou em 1 hora e meia, em média um jogador bom demora umas 40 a 60 horas de jogo. Fazendo tudo num único zeramento (sem platinar), aumenta para umas 90 horas, e para platinar pode chegar a 150 horas necessárias, pelo menos.

Relacionados e Publicidade