Pular para o conteúdo
Início » destructoid » [Discussão] Quando um 8 é uma polêmica

[Discussão] Quando um 8 é uma polêmica

Fazer reviews/análises desses joguinhos estilo video game é uma tarefa bem complicada. Torna-se mais complicada quando damos alguma nota, algo que eu acho errado pelo fato da experiência desfrutada no game ser algo único.Nem todos compartilham da mesma experiência,aquilo que fulano viu em Shadow of the Colossus, por exemplo, não necessariamente é a mesma coisa que cicrano sentiu. Por isso sou adepto a ‘artigos de opinião’ ou simplesmente falar do que o jogo pode oferecer e qual foi o impacto que ele trouxe para você.

Sobre as notas, durante muito tempo e continua até hoje, notas entre 7 e 9 são consideradas ruins, mesmo sendo boas. Deu para entender? Alias que papo maluco de reviews é esse que eu estou falando? Deixa eu dar um contexto aqui para vocês.

Tudo começa com o gordinho britânico favorito da garotada, Jim Sterling do Destructoid. Ele fez o seu trabalho como jornalista de games e fez o review de Gears of War 3, expressando o que ele achou da conclusão da história dos brutamontes com serras elétricas acopladas em suas metralhadoras. Até ai tudo ótimo, só que ele deu nota 8. Não era para ser um grande problema, mas os fanboys e até aqueles que não jogaram alegavam que aquela nota não era digna de Gears.

A coisa ficou séria quando o game designer responsável, Cliff Bleszinsk , fez um ‘mimimi’ devido as notas baixas (8 para ser mais específico) que seu tão adorado e perfeito game recebeu. Segundo ele não entende a raiva sobre Gears 2 e disse que tem certeza que Gears 3 é melhor em todos os aspectos em relação ao Gears 2.

Sinto saudade do tempo onde um jogo com nota 5 era considerado ruim. Se formos analisar, 8,5 é aquele jogo divertido, bacana mas não é lá essas coisas. Algo como um filme que você achou sensacional mas quando terminou de ver sentiu que faltava mais alguma coisa. Não significa que seja ruim, apenas não é perfeito.

Tudo isso tornou-se mais polêmico quando o jornalista da Eurogamer (O site também deu 8 para Gears, só para constá) Simon Parkin fez o review do tão aguardado e aclamado Uncharted 3. Deu a famigerada nota 8. Não preciso nem dizer o quanto ele foi xingado e difamado por pessoas que SEQUER jogaram U3, nos comentários do site. Só para constar, até agora o review teve 566 comentários e repercutiu todo o mundo envolvendo videogames. Patrick Keplek escreveu para o Giantbomb falando sobre isso, David Jaffe (Criador de God of War e Twisted Metal) escreveu em seu site e o pessoal do Mega64 fez um vídeo satirizando tudo, mas não deixam de falar a verdade.

Para ilustrar ainda mais, o grande amigo Andrei Fernandes do Freakzone, destacou alguns comentários geniais do review de Simon:

  • Sobre o jogo, nunca quis tanto ter um ps3… e falar que esse jogo é horrível é provar realmente que é fanboy. Não gostar do gênero do jogo tudo bem, mas mesmo que tenha alguém que não goste, deve realmente falar a verdade que esse é um Put@ jogo”
  • “Independente de quer coisa Eurogamer PT não deve servir como referencia a NADA.
  • É de LONGE o pior site/revista de games de todos od tempos.
  • Se alguém tem esse site como base pra algo,está terrivelmente equivocado.”
  • “Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Se fosse num game dele, ele seria o primeiro a dar petit.”
  • “Impossível! Se o jogo não for nota 10 eu não vou comprar!
  • Ele tem que ser nota 10!
  • Detalhe que até quem deu 10 apontou falhas no jogo.. não faz sentido..”
  • “Não se pode mais criticar jogos. Qualquer tipo de critica é automaticamente encarada como uma forma de “hater”. Qualquer avaliação que fuja o minimo possível do que se é esperado, é “hater”. Qualquer jogo tem que ser automaticamente nota 9 ou é um lixo, mas se ele não for nota 9, é porque a revista/site está sendo hater. “
  • “No 10? Pre order canceled! “
  • “Tem gente aqui que precisa de um abraço, isso sim”

Simon não desmereceu Uncharted em nenhum momento do review, até enfatizou o quão o jogo é cinematográfico e que a Naughty Dog tá de parabéns com esse trabalho maravilhoso. O problema é que tudo é tão cinematográfico chegando ao ponto de tudo ser de acordo com o jogo, não deixando nenhuma escolha para o jogador. É tudo nos trilhos, algo que já era visto nos jogos anteriores, mas os jogadores gostaram tanto de Uncharted 2 ao ponto de acharem que U3 teria uma nota maior e seria melhor que o seu predecessor. Amigos, não é assim que funciona, nem tudo da certo.

Acho que vocês amigos do Select entenderam o que eu quis com esse post, para ilustrar mais ainda o mesmo Jim Sterling do 8 de Gears, tem um programa no The Escapist chamado ‘The Jimquisition’ onde ele discute alguns assuntos interessantes e tudo mais. Desta vez ele falou, com muita raiva, como os jogadores e os reviewers estão chatos em questão de notas. Vejam:

Convido você, querido leitor participe também dessa discussão. Diga o que acha dessas fanboys e se concorda com os reviews. Também sinta-se livre para me xingar, vocês são quem alimenta esse singelo site, fico feliz se tiver só um comentário. =D

Relacionados e Publicidade