Lá vamos nós para mais capítulos da novela Final Fantasy Versus XIII. Recentemente, foi encontrado uma página da marca japonesa de roupas Roen, que ajudou no design de roupas para o Final Fantasy Versus XIII, e na página era listado que eles tinham trabalhado no game Final Fantasy XV. Esse detalhe se espalhou rapidamente pela internet, sugerindo novamente os rumores de que o game pode ter trocado de nome, se tornando apenas Final Fantasy Versus ou se tornar o Final Fantasy XV. A marca corrigiu depois o problema, comentando que não deixariam mais esses erros acontecerem, citando que eles trabalharam mesmo no Versus XIII.
Já no VGLeaks eles foram mais contundentes, comentando que a Square-Enix teve muitos problemas no desenvolvimento de games para o Playstation 3, e citando o fracasso inicial do Final Fantasy XIV, tendo de parar o desenvolvimento de diversos jogos para se focar no MMO. Realmente, o FF XIV se parece com um novo jogo, sugerindo que o game pode ter sido refeito inteiramente. O Versus XIII foi afetado e a Square-Enix decidiu migrar o game direto para o Playstation 4, tendo inclusive a ajuda da Sony no próprio desenvolvimento. A Sony seria uma co-desenvolvedora, ajudando com assets e outros recursos. Nesse meio tempo a Square-Enix renomeou o game para Final Fantasy XV, e sendo exclusivo para o Playstation 4.
O rumor do VG Leaks faz bastante sentido, pois a Square-Enix pretende anunciar um novo Final Fantasy para o Playstation 4 na próxima E3, entre os dias 11 e 13 de junho de 2013. Anteriormente eu achava que o game poderia ter os elementos da demonstração Agni’s Philosophy, a tech-demo que ela exibiu no ano passado na E3 2012 e que reapresentou na conferência da Sony do Playstation 4 este ano. Na época que a Square anunciou a Luminous Engine, eles fizeram uma pesquisa de opinião, perguntando aos jogadores se eles se interessariam em ter um game da série ambientado no mundo mostrado na tech-demo, e com o Versus virando o XV, talvez apenas num Final Fantasy XVI para ter essa ambientação. Ou na verdade essa tech-demo é ambientada no mesmo mundo do Versus XIII, ou a Square pode estar fazendo 2 Final Fantasy para a próxima geração, com um deles sendo multiplataforma e o “Versus” sendo exclusivo pro PS4.
Com a provável ajuda da Sony, a Square pode entregar finalmente o Final Fantasy que muitos jogadores sempre quiseram em muito tempo. E tem outra: o Versus XIII, desde o início da divulgação de informações, aparentava ser mais promissor que o Final Fantasy XIII, que ganhou muito hype e que acabou não correspondendo todas as expectativas dos jogadores. Mas vamos continuar esperando até a E3 para ver o desenrolar desta novela, que já tem mais de 5 anos de “enrolação”.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!