Tentando voltar depois de algumas ferias, fiquei sabendo pelo G1 que o presidente Lula assinou um decreto que, entre outras coisas, diminui de 20% pra 10% a alíquota de INSS incidida
Lula assina decreto que desonera exportação de software
Tá, mas o que isso significa pra área de desenvolvimento de games? Simples: pelo que a gente acompanha por aí pela mídia (revistas, blogs, sites, Twitter das empresas e dos funcionários delas…) algumas empresas nacionais tem o foco de desenvolvimento de jogos pra exportação. Como os impostos internos ainda são altos e a maioria dos investimentos de games vem de publishers no exterior, as empresas acabam exportando seus games. Por exemplo tem um jogo de futebol da Tectoy Digital que a Ubisoft financiou, e que tem foco no lançamento no exterior.
Aí entra aquele problema: será que isso não vai facilitar pras futuras empresas quererem investir apenas lá fora? Uma lei dessa é pedir pra cada empresa nova não olhar pro mercado interno, e seria bem interessante se víssemos mais games nossos nas prateleiras nacionais. Ou será que o único caminho é exportar e outsourcing?
Pelo menos um parágrafo eu gostei, o que poderá ajudar bem na área:
A lei exige em contrapartida que as empresas invistam em capacitação de pessoal, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O benefício terá validade de cinco anos a partir de setembro.
Deixo aberto pro pessoal comentar a respeito sobre esta nova iniciativa.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!