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[Impressões iniciais] Samsung Galaxy S: Fruit Ninja, Sky Force e Splinter Cell: Conviction

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Não, não comprei um celular novo (ainda). A questão é que eu tive acesso ao Galaxy S de um amigo e pude, finalmente, ver “qualé” a dos celulares touch screen. Ou, soltando um palavrão direto do sistema límbico: celular fodão. Os testes que fiz foram mais focados nos jogos do que nos aplicativos básicos. Não testei Twitter, Foursquare, editor de textos, conexão com a internet e a infinidade de aplicações que o meu colega arrumou. Mas o que testei foram alguns games básicos e outros obrigatórios. Não, não teremos impressões do Angry Birds. Esse eu joguei por algum tempo no Playstation 3, mas não dá pra negar que o jogo foi pensado para este tipo de aparelho. Por ter apenas botões na HUD (interface do usuário) e sem nenhuma explicação de funcionalidade dos botões, eles tentaram ser bem mais simples.

Talvez a primeira mudança vem mais da questão de jogabilidade… dos jogos 3D. Estou falando da Gameloft, uma das empresas que está no topo dos jogos para celulares. Ela tem diversos games, mas os que testei mais foram o Modern Combat (que mal joguei) e Splinter Cell: Conviction. Aqui entra a questão do “manche virtual” que fica no canto inferior esquerdo. E aí entra a dificuldade de quem passa a maior parte do tempo jogando com algum controle e botões. Pela ausência de um pequeno manche, é relativamente difícil controlar o personagem no começo e mirar usando as opções disponíveis na tela. Talvez depois de um pouco de treino, mas é inicialmente entranho. No Splinter Cell Conviction, eu joguei uma fase onde o Sam estava perto de um farol e ia “escalando”, tentando fazer o Sam se movimentar nas “pontes/andaimes”. Foi bem difícil essa parte, pois na minha mente vem a jogabilidade dos games clássicos, tendo mais liberdade para mover os personagens/câmeras. O vício do Dual Shock vindo à tona.

Outro game que testei, e joguei bastante, é o Fruit Ninja. Esse sim se tornou o melhor exemplo de um game para celulares Touch: viciante, curto, simples. Em Fruit Ninja você controla um ninja (duh!) que tem de fatiar frutas lançadas “para o alto” (no caso, a tela) e você tem de desferir os golpes de espada com o dedo. Eu me vi por vários minutos tentando bater os recordes de um amigo meu. Graficamente o game é muito bonito, e me pergunto como que seria a jogabilidade com um PSMove. Para o PSVita o jogo poderia sair e ter troféus, o que incentivaria bastante a comprar. Até a versão pro Android tem conquistas usando a OpenFeint.

Já a terceira experiência não foi muito satisfatória: Sky Force, shmup/navinha da Infinity Dream e que tem inclusive para o Playstation 3. O game é até bonito, mas é muito confuso e quando testei uma vez com o Android eu não enxerguei um farol e a nave colidiu diretamente, causando um game over. O problema que eu enxerguei nesse tipo de game é que o seu dedo fica às vezes em cima da nave, o que dificulta para visualizar a nave e os tiros. Se um game apela para o bullet-hell e os tiros ficarem difíceis de visualizar, aí complica demais pro jogador. Só que eu teria de testar os jogos da Cave e ver como eles são. O Dodonpachi Ressurection, até o momento, só tem versões para iPhone e é um dos jogos que tenho muita curiosidade em testar. Pelo game ser um bullet-hell extremo e bem colorido, pode ser que ele seja bem melhor na parte da visualização. Pena não ter pra Android para poder testar e jogar, ou quem sabe uma versão pro PSVita!

Por fim, vale a pena o Android? A resposta é: depende. Depende do seu bolso e depende, um pouco, da sua opinião. A vantagem do Android é que existem celulares com preços baixos e celulares mais “parrudos” que concorrem diretamente com os iPhones em potência gráfica. O ruim dos celulares “low-end” é óbvio: não rodaria games mais complexos. Pros mais top-de-linha, por terem preços bem similares aos dos iPhones (exceto o 4S aqui no Brasil, que tem preços absurdos) então vai mais na questão de gosto. Hoje eu tentaria algo na faixa entre 700 e 1000 reais no máximo, para aproveitar um pouco o que os celulares touch tem a oferecer.

4 comentários em “[Impressões iniciais] Samsung Galaxy S: Fruit Ninja, Sky Force e Splinter Cell: Conviction”

  1. Bruno Julião

    Jogar em tablet é mais legal. Os gadgets da Apple, até o momento, tem os melhores jogos muhahuahuahua. Em breve, chega com força o WP7 e isso muda um pouco.
    Quanto ao fruit ninja, tem pra Kinect. Vc usa os braços para cortar as frutas. As vezes ele lê o joelho tb hehehe É tão viciante quanto o do celular.

  2. Bruno Julião

    Eu me referia à gráficos quando mencionei que possuem os melhores jogos. Tem menos fragmentação de hardware na apple, o que compromete menos a experiência de jogo. Muitos dos jogos existentes pra iOS, saem para Android tb.

  3. Pela faixa de preço citada, recomendo o Samsung Galaxy W ou até mesmo o próprio Galaxy S.

    Possuo o Galaxy W, mas não costumo jogar tanto nele e quando jogo são jogos no estilo fruit ninja ou angry birds mesmo.

    Existem RPGs gratuitos como Zenonia, mas não gosto de jogar esse tipo de jogo de forma rápida, prefiro deixar os mais complexos para jogar em casa com meu PS3.

  4. Ricardo Rinaldi

    Bom galerê. Sei que tem um "nego" por aí que vai discordar de mim… mas o que posso fazer né?
    Eu tenho um Samsung Galaxy Tab com Android 2.3, um Motorola Milestone 2 com Android 2.3.4 e um Samsung Galaxy 5. Realmente o que o Julião falou sobre jogar em tablets ser melhor é verdade, afinal, quanto mais tela melhor. Sobre os jogos nos celulares, os dois aparelhos que citei aqui possuem diferenças em hardware, sendo o Samsung Galaxy 5 o mais básico, mas não pior.
    O Galaxy 5 é mais fraquinho sim, mas isso não significa ter de jogar games medíocres. O Fruit Ninja por exemplo rodou bem nele. Games de carros corrida e de motos em que vc usa o "giroscópio" do aparelho são bastante legais e o teu dedo não fica na tela. Existem também alguns games de estratégia que são bem viciantes e que rodam bem no Galaxy 5.
    O Milestone 2 possui mais hardware em relação ao Galaxy 5 (e está na faixa de preços do Flausino), além da tela ser um pouco maior. Até hoje não tive problemas em rodar nenhum game com ele. Ainda não vi lags, travamentos ou algo similar acontecendo.
    Em relação à máxima do Android vs. iOS vai depender dos aparelhos.
    Eu pessoalmente prefiro muito mais um Galaxy SII do que um iPhone 3GS da vida. Em termos de hardware o Galaxy SII bate no iPhone. Em termos de resolução de tela o Galaxy SII bate no iPhone (também nos quesitos brilho e contraste). Em termos de inicialização dos aparelhos, o Galaxy SII bate no iPhone (O Galaxy SII inicia bem mais rápido). Até em termos de navegação na internet oj Galaxy SII bate no iPhone, possuindo um tempo de resposta bem menor que o da Maçãzinha. Tem também as respostas e efeitos do touch screen… resumindo, Galaxy SII mata à páu. Duvida? Discorda? Google it!!! Você achará váááários vídeos comparando em "real-time" o desempenho dos dois. Achará até mesmo tabelas comparativas. Mas como disse o Flau-Flau ali no texto dele, muita coisa vai de gosto também. Existem muitos iHave Fan Boys por aí que são cegos quanto aos fatos comprovados (que o Galaxy SII supera o iPhone 3GS).
    Eu prefiro muito mais o Android com o seu Market, com os seus Apps e os seus games do que um iOS num iHave qualquer.

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