Foi anunciado hoje que Mass Effect finalmente ganhará seu tão esperado filme. Pausa para respirar e rezar para que a adaptação não passe nem perto da história de uma familia de guerreiros espaciais levando justiça à galaxia. Preces atendidas. Ao invés de apostar em um caro filme de Hollywood com atores de carne e osso e a maior contagem de efeitos especiais em tela azul desde Star Wars, a EA se juntou à distribuidora FUNimation e a produtora T.O Entertainment para produzir um filme no formato de anime a ser lançado no meio do ano que vem diretamente em home video e distribuição digital.
Num primeiro momento, eu torci o nariz pra essa idéia, já que Mass Effect e animes não parecem combinar muito. Mas algumas coisas contam a favor. Primeiro, a produtora é a mesma da animação do Dragon Age, que deve sair ainda este ano, portanto a Bioware e a EA devem estar satisfeitas com o resultado pra lhes confiar a franquia Mass Effect. Segundo, certamente a produção de um anime será bem mais barata que um filme com atores reais, o pode possibilitar uma ousadia maior no roteiro (algo que, na minha humilde opinião, falta na maioria das adaptações de jogos, que buscam entregar um filme “fácil” pra agradar o grande público). Acredito que as chances de uma aventura espacial genérica são bem menores neste projeto do que seriam se o filme ficasse a cargo de um grande estúdio de cinema.
Não foi falado se a animação será uma adaptação da história dos jogos, uma aventura extra com Shepard e companhia ou uma história totalmente à parte. Eu apostaria nessa última opção, já que o universo de Mass Effect é famoso por sua riqueza de detalhes e esta seria uma ótima oportunidade para explorar esse universo expandido e quem sabe até mesmo dar início a uma nova história para um possível Mass Effect 4 (lembrando que o 3º jogo chega no fim desse ano). Sem saber mais detalhes da produção, fica difícil imaginar se vem coisa boa por aí, mas o filme de Dragon Age já deve pra ter uma idéia do caminho tomado na adaptação e nos dar tempo para ajustar as expectativas.
Via: Eletronic Arts.