Pular para o conteúdo
Início » Acessórios » Microsoft faz testes de unificação de plataformas e desiste da idéia

Microsoft faz testes de unificação de plataformas e desiste da idéia

Google News

Uma das coisas que o Gustavo disse ano passado é algo como “seria muito bom poder jogar Burnout Paradise contra gamers do Xbox 360”. Sim, a unificação de plataformas de games no ambiente online, algo que é muito legal na teoria mas que foi provado que não funciona na prática. A Microsoft decidiu testar isso e colocou os melhores gamers do Xbox contra “jogadores medianos” de PC, e os resultados surpreenderam.
Segundo o Gizmodo e o IDGNow, quem estava com o console “tomou uma surra” dos gamers de PC. Faz sentido: parece que alguns dos jogos testados, como o Unreal e Gears of War, tem jogabilidade melhor com o teclado e o mouse, fazendo com que a iniciativa fosse por água abaixo. Como já tem games de PC com acesso à Windows Live, então ficaria mais fácil pensar numa plataforma única de games (e aí poderia ter conquistas em jogos de PC), deixando a Live mais forte. Com a experiência, mostra que haveria muita disparidade e muitos gamers frustrados migrariam do Xbox pra PC ou mesmo para outras plataformas (PS3? Oi?). Eu mesmo ficaria muito chateado se tivesse de concorrer com um gamer de PC jogando Killzone 2, por saber que levaria uma coça sem precedentes por causa das vantagens na interface. Apesar de hoje ter joysticks especiais (FlagX) pelo menos a maioria ainda joga de maneira tradicional.
É claro que não podemos nos esquecer que ainda é utopia a Sony e a Microsoft se unirem numa plataforma online em comum, já que elas são concorrentes entre si e ainda existem muitas disparidades entre a jogabilidade de um jogo multiplataforma, como um Burnout Paradise e um Call of Duty. Acho que só seria interessante a integração em ambiente co-op, como no single-player de Resident Evil 5 e em alguns modos em Demon’s Souls (caso esse fosse multi), onde não existe competição. Não podemos esquecer que muitos jogos são melhores nos consoles do que no PC. Vide games de luta, onde o teclado não é um joystick ideal para este estilo (e nem alguns joysticks de consoles, diga-se de passagem).

5 comentários em “Microsoft faz testes de unificação de plataformas e desiste da idéia”

  1. Tá… Não entendi a piada do "Oi"!!!!!!!!!!!!
    Prá mim isso é erro de digitação, onde vc queria digitar "Wii" e digitou "Oi".
    Confessa vai…. o PORRA FLAUSINO já deve ter agendado um post sobre isso! Será melhor você assumir que digita mal.

  2. Eu ainda acredito ser possível.
    Por exemplo no Killzone 2 tem como criar um game sem bazucas. Poderia dar pra criar um "no-mouse" ou um "no-joystick".
    Quanto a o que é melhor ou o que é pior, vai muito do gosto de cada um. Eu por exemplo, só sei jogar Street Fighter 2 no teclado. E os pc's também podem ter joyticks. Acho muito chato não ser possível usar mouse nos FPS do ps3.

  3. Com o Steam chegando ao PS3 quem sabe a Valve não implementa um multiplayer entre PC e PS3 da mesma forma que tem entre Windows e Mac?
    Quanto aos jogos testados, acho bobagem. Mesmo que tenha vantagens em jogos de tiro, o recurso poderia ser usado em outros estilos, como jogos de esporte ou corrida. É claro que em alguns casos o jogador de PC sairia perdendo se não usasse um controle (no FIFA, por exemplo), mas o controle de Xbox tem versão pra PC exatamente pra isso.
    Obs.: Vale lembrar só que este multiplayer entre plataformas chegou a ser implementado, o Shadowrun permitia jogar assim.

  4. Eu acho que isso possível e sou a favor, tenho muitos amigos na que possuem XBox e PS3, e eles sempre comentam comigo como seria bom ( ou não ) jogar contra mim MW2, ele no XBox e eu no PS3 . Como o Diego disse, quem sabe poderemos jogar contra PC Gamers ?

  5. Mas imagina, um jogo de Call of Duty 4 por exemplo, jogadores do console vão ser um peso no time, mouse+ teclado é muito superior! O jogo ficaria sem graça… pra isso toda a idéia controles pra console precisa ser mudada, o padrão deveria ser mouse+teclado pra FPS e jogos em terceira pessoa que envolve mirar e controle para os demais… o console ia ficar mais caro é claro… não sei se é viável isso! ou só permitir jogos "híbridos" somente para quem tem mouse+teclado no xbox 360…

Não é possível comentar.