Pular para o conteúdo
Início » Mouse em Consoles

Mouse em Consoles

keyboard_mouse Este é o meu relato e visão sobre a falta de exploração por parte dos “devs” de games com suporte ao bom e velho mouse.

Tudo começou quando resolvi comprar um daqueles controles Frag FX para utilizar no meu PS3. Adiantando, foi uma decepção. Não pelo fato de não ter funcionamento semelhante ao PC, pois simplesmente nem posso atestar sobre tal fato já que a unidade que me enviaram simplesmente não funciona.

Acabei postando uma mensagem no fórum da Playstation, pedindo ajuda e notificando o ocorrido para futuros consumidores. Bem, não teve mandinga ou simpatia que o valha, tive que retornar o produto defeituoso e descobri que vários produtos desta empresa apresentam a mesma falha.

Como nem tudo é um mar de rosas, também nem todo oceano é de m****. Acabei conhecendo outra pessoa que estava em condições semelhantes com o mesmo vendedor. Além de me indicar este blog, me ajuda constantemente com outros assuntos e trocamos informações sobre games. (Valeu, Tango).

Porém, no mesmo post, quando voltei para comunicar a devolução e perda da guerra, reparei que teve um infeliz que me chamou de “cheater” e ainda disse “bem-feito”. Graças a esta “criatura iluminada” estou postando a minha visão sobre o uso de mouse em jogos de console.

Primeiramente, sou o feliz proprietário de um G25 da Logitech. É um volante que eu simplesmente adoro, faz meu tempo investido em jogos de corrida serem quase tão autênticos quanto o meu passeio no final de semana, porém mais seguro. Mas é claro que tal volante é inútil ao se jogar um game de estratégia, por exemplo.

Assim vejo o mouse, grande aliado em muitos gêneros de games. Acho mais intuitivo também, para pessoas que não tem o hábito de jogar. Ou seja, tal como meu volante, ele facilita a transição de algo que você conhece e manuseia bem (seja ao trocar uma marcha, ou mirar aquele tiro perfeito) ao ingresso virtual.

Não entendo, portanto, a relutância de outros gamers de adotar a idéia do uso de mouse em consoles.

Ao olhar na Internet, encontrei os mais diversos fundamentos tentando dar suporte à este ponto de vista, mas sinceramente, todos me parecem extremamente esfarrapados.

  1. Mouse é para uso no PC.
  2. Mouse não me permite jogar esparramado no sofá.
  3. Mouse é uma porcaria para jogos, o controle é melhor.
  4. Mouse em consoles é cheat (trapaça).
  5. Não quero ser obrigado a comprar um mouse.

Minha resposta é a seguinte: Com um console de última geração você pagou os olhos da cara para adquirir o mais moderno em tecnologia. Será que não vale a pena desembolsar 20 reais para comprar um mouse ? Existe ser tão sovina que preferia estar jogando com o controle de Atari que tem apenas 1 botão para não pagar o custo do SIXAXIS ?

Quanto à posição que você utiliza para relaxar jogando seus games, mesmo que não seja possível adotar um mouse sem-fio, não descarta a superioridade do mouse em jogos de estratégia ou FPS. Imaginar deixar TODOS os usuários sem utilizar o meio preferido de controle por causa disso é tão absurdo quanto me livrar do meu volante, pois não posso jogar deitado na cama com ele e, ainda, postar na Internet pedindo a total paralisação na produção de tal volante.

Se você acredita que não jogaria tão bem com um mouse quanto no controle padrão do console, ótimo, não o faça. Jogue com aquilo que mais lhe agrada, eu apenas gostaria de fazer o mesmo e não ser criticado por isso.

Simplesmente não consigo acreditar que uma pessoa fale que “Se for pra usar mouse, fico com o PC”. O PC é uma estação de trabalho, com dezenas de aplicações. Jogar é uma delas, mas não seria esta a especialidade dos consoles ?

Não parece que o mundo esta de pernas pro ar quando alguém me diz que “pra jogar (bem) deve ser usado o PC” enquanto tem um console que tem acesso à Internet até sem-fio, navegador, player de música, codec´s como DIVX, Blu-Ray, etc… etc… etc… ? Acho que tem alguma coisa invertida.

Eu ainda prefiro jogar no meu console, já que não tenho que me preocupar com coisas como “Requerimentos mínimos do sistema”, incompatibilidade de SO ou drivers, instalações máximas por software, programas de proteção contra a pirataria e anti vírus rodando e roubando parte do desempenho.

Mas que eu sinto falta do mouse, eu sinto…

P.S. Parabéns ao Unreal Tournment do Ps3. O único jogo que até agora fez uso do suporte ao mouse e, de quebra, tem servidores separados pra quem usa Mouse, assim nenhum muquirana pode ficar choramingando. 😉

[Imagem via Gamepro]

Relacionados e Publicidade