Pular para o conteúdo
Início » gamedev no brasil » Novo site nacional para divulgação de projetos

Novo site nacional para divulgação de projetos

Google News

Bom, ultimamente andei parando de divulgar sites, já que primeiro que não existem muitos sites de gamedev nacionais e segundo que a maioria que começa um blog/site deixa ele de lado depois de algum tempo, sobrando poucos blogueiros que ainda atualizam (nem sempre com regularidade) seus blogs. Tudo bem que eu também não to atualizando bem como deveria (aqui no GamedevBR), mas aos poucos tento atualizar o site de acordo com os assuntos que vejo e se eu tenho algum tempo livre do meu blog pessoal (afinal, é mais fácil atualizar lá). Fora isso, os artigos daqui tem de ser mais elaborados, o que leva um pouco mais de tempo.
Mas este é diferente. Depois que o JogosDaqui fechou, faltou um local onde os desenvolvedores indie nacionais poderiam divulgar seus projetos finalizados ou quase finalizados. Então o André Kishimoto, um cara conhecido da blogosfera gamedev, abriu o site Jogos Independentes. Segue objetivo do site:

O objetivo primário deste site é ajudar na divulgação de jogos independentes desenvolvidos por pessoas, equipes e empresas brasileiras. Por “independente”, fica entendido que o jogo não teve investimento externo durante seu desenvolvimento ou que o mesmo visa aplicar experimentos em gameplay e/ou “ousar” em inovação. Jogos que tiveram ajuda externa para distribuição e vendas também são bem-vindos, afinal, servem de exemplos de casos bem sucedidos na nossa indústria (ou ao menos assim espera o autor do site).
Outro objetivo é incluir projetos acadêmicos focados em desenvolvimento de jogos, uma vez que o autor acredita fortemente que estudantes (das mais diversas áreas) ocuparão grande parte das vagas da indústria de jogos do Brasil e de outros países.

Bom, ter um lugar assim de divulgação anima os desenvolvedores a criarem e terminarem seus projetos. Eu mesmo já tenho alguns na manga e quero ver se desta vez eu os coloco em prática. É claro que pra isso tenho de arrumar mais tempo, o que é um pouco complicado esta semana por causa da E3.
Por fim, desejo boa sorte ao André e a todos os outros que podem ingressar no site e ir atualizando com novos projetos. Para quem é desenvolvedor, ter um lugar assim facilita e para quem gosta de testar novos games, também. Afinal, o site sempre será atualizado com RSS, o que facilita para muitos.

6 comentários em “Novo site nacional para divulgação de projetos”

  1. Pois é…
    Seriamais interessante se fosse um fórum ou algo do tipo.
    Um Blog é Legal. mas pelo que vi, você posta em comentários…aí os projetos antigos vão descendo e ficando em outras páginas até serem engavetados.
    Parece que sou meio persimista, eu sei…mas foi uke eu pude notar.
    Talvez se v6 formassem uma equipe e estudassem mais o que querem no site pude-se ficar mais fácil de conceguir novos membros.
    Vc sabe…algo mais bem trabalhado e projetado, do que apenas uma idéia principal e já colocar pra rodar. =]

  2. A idéia é boa, mas acho q eu entendi o que o Zizaco quis dizer nas entrelinhas… E sim, eu realmente espero que isso incentive o pessoal (inclusive eu) a terminar seus projetos, pq isso de trabalho em hora livre sem cronograma é extremamente difícil de ser terminado.

  3. Enin Heritage

    Olá, a idéia de progragramar de passatempo, as vezes pode dar certo, por exemplo, um puzzle simples qualquer demorar 2 ou 3 semanas dependendo do programador e da linguagem (isso trabalhando 3 ou 4 horas por dia com 4 dias por semana).
    Sobre o fórum, eu até havia criado algo dessa "naipe", mas devido aos estudos, fiquei um pouco sem tempo, mas, no meu ver ficou um trabalho bom.
    http://forums.ogameteam.org/
    The Games Team
    Se alguém estiver interressado em administrar o fórum, envie-me um e-mail: [email protected] (que também uso como msn).
    Um abraço,
    Enin Heritage

  4. Parece que o site "Jogos independentes" teve o mesmo fim que o jogosdaqui: saiu do ar.
    Fiz uma pesquisa e, para minha surpresa, achei o jogosdaqui no Twitter (twitter.com/jogosdaqui). Não chega a ser tão bom quanto um site, mas já vale para ficar ligado no que rola na indústria nacional de games.

Não é possível comentar.