Pular para o conteúdo
Início » Bizarrices » O lixo tecnológico em dezenas de CDs na tua casa!

O lixo tecnológico em dezenas de CDs na tua casa!

Google News

Faço a seguinte pergunta para começar este texto: quantos CDs vocês tem na tua casa? Você já parou pra pensar na quantidade de espaço que isso representa? Sim, você deve ter muitos CDs aí e com isso hoje comecei a fazer o que muita gente já fez: passar pra DVD parte desses CDs e jogar o resto no lixo depois.
Hoje comecei com a tarefa ingrata de conferir tudo que eu tenho aqui pra guardar algumas coisas e to me surpreendendo a cada CD que coloco no PC: trabalhos acadêmicos gravados em CD, programas diversos e desatualizados (como versões do Firefox de 2006, Avast com data de 2 anos atrás e que hoje não servem pra nada, etc etc etc), MP3 diversos, games piratas pra PC, clipes de música, demos de jogos, vídeos de games (achei um do Tomb Raider Legend com 5 megas que to querendo upar pro Youtube e postar aqui a título de curiosidade!), álbuns musicais (sendo que já tenho quase tudo em MP3 e/ou pode-se arrumar facilmente na internet) e muitas imagens estranhas e bizarras.
Mas como a gente junta tudo isso? Juntando! Se você for analisar, aos poucos vocês vão baixando aquela imagem legal, vai pegando uma ou outra música na internet, etc etc etc. Aí chega uma hora que você quer guardar numa mídia pra ter um pouco de segurança ou mesmo descobre que aquele HD enorme está quase lotado de bobagens. Isso é normal pra qualquer um. Aí vai passando as semanas e depois consegue ver um tubo cheio de arquivos em CD/DVD que, algumas vezes, você nunca mais vai olhar novamente.
Como só adquiri um gravador de DVD alguns meses atrás, tudo que eu gravava eu colocava em CD e aí foi acumulando. Depois você analisa o saldo de 4 anos como usuário de informática: pelo menos uns 500 CDs em casa ocupando espaço e enxendo de poeira, além de irem oxidando aos poucos e uma hora eles ficam inutilizáveis. Uma bagunça sem precendentes e a sua mãe te xingando por guardar toda essa tralha tecnológica.
Vai chegar uma hora que você pode não ter mais espaço pra guardar mais coisas e aí você só terá duas alternativas: passar pra DVD o que realmente interessa e jogar fora depois. Isso será inevitável.
Ah, até o fechamento deste post já separei 10 CDs pra ir pro lixo (já tinha jogado 4 há 2 horas atrás). Pode parecer pouco, mas é considerável pra começar os trabalhos de limpeza. Terei algumas semanas difíceis pela frente.
[Imagem via Wikipédia]

2 comentários em “O lixo tecnológico em dezenas de CDs na tua casa!”

  1. Camisas Personalizadas
    Rodrigo,
    daqui uns anos você escreverá isso de passar todos os seus dvds para blue-ray. hehehehe
    Em casa não tenho muitos cds gravados, agora to começando gravar dvd com vetores, wallpapers e outras coisas de design.
    Tenho que esperar 4 gb para não perder a mídia.É uma agonia.
    Mas no serviço, tem 50,100 sei lá quantos dvds q se transformariam em poucos blue-rays facilmente.

  2. A questão não é a tralha na sua casa, o problema maior é a tralha virando lixo no mundo. O que você faz com um CD velho? Joga no lixo. E o que se faz com um CD no lixo? Não se recicla, não faz nada.
    Eu sou totalmente averso a gravar nesse tipo de mídia não reutilizável. Geralmente você grava e acontece o que você contou ai, um bando de lixo que não te interessa mais no formato de CD. Eu acho que as pessoas só gravam isso porque o impacto psicológico é menor do que deletar os arquivos mas o efeito é o mesmo, você nunca mais vai usa-los para nada.

Não é possível comentar.