Pular para o conteúdo
Início » Brasil » Onde eu poderia abrir uma empresa de games?

Onde eu poderia abrir uma empresa de games?

Gamedev Story
No último domingo andei conversando com o Christiano, admin da PDJ, sobre abrir empresas de desenvolvimento de jogos. Eu já me decidi que quero abrir uma empresa de games, mas tem alguns fatores a se considerar, como o investimento em equipamentos, salário de funcionários e outros. Mas uma coisa a maioria não chegar a analisar: vou abrir onde?
A resposta mais fácil é: na minha cidade, claro! Mas será que é uma boa? Antes de pensar, analise se você vai usar investimentos próprios ou vai ter algum tipo de ajuda. Se você vai ter algum investimento financeiro de fora, o investidor pode acabar exigindo que a empresa abra num grande centro ou num local próximo a eles. Se você mora numa cidade pequena no interior, as possibilidades da sua empresa conseguir sucesso abaixam, mesmo você tendo internet banda-larga e conseguindo entrar em contato diretamente com o publisher.
Aí temos a outra alternativa, que é abrir a empresa em outra cidade, mas pode acarretar alguns problemas, como as despesas com moradia, aluguel de uma sala (mas isso vai depender do tamanho da empresa). Mas numa cidade grande o acesso à empresa é facilitado para o investidor e como algumas cidades tem cursos de desenvolvimento de jogos, você pode pedir conselhos e encontrar pessoas qualificadas. Até mesmo entrar em contato com outras empresas pode ser interessante, para conseguir parcerias ou mesmo ajuda para se manter no mercado.
Independente de tudo isso, o mais importante é saber administrar o seu negócio, já que aí você estará na selva do mercado de trabalho, que é realmente perigosa. Monte um plano de negócios, peça ajuda a professores de faculdades de administração (em quase todas as cidades tem cursos superiores de administração de empresas…) e estude o mercado! Procure saber sobre a área e como você pode ganhar dinheiro com ela. Dizem por aí que nos primeiros anos a maioria das empresas acabam fechando e ninguém quer isso. Então ter planejamento é fundamental, principalmente para conseguir um investimento, já que o investidor não vai injetar dinheiro numa empresa que não vai dar retorno financeiro. Pense nisso!

Relacionados e Publicidade