Início » Ambilight » Philips apresenta a nova linha de TVs de alta definição para 2013, com Ambilight

Philips apresenta a nova linha de TVs de alta definição para 2013, com Ambilight

Evento Philips Brasil

No dia 21 de fevereiro estive presente em São Paulo a convite da Philips para conhecer a linha 2013 de TVs de alta definição da empresa. Com o anúncio do Playstation 4 e com os consoles atuais, hoje é interessante analisar a compra de uma TV de alta definição para conseguir aproveitar melhor todos os recursos que os consoles oferecem. Alguns meses atrás testei uma TV 3D e gostei do que eu vi, e este ano eles anunciaram uma nova linha, com novos modelos e novas tecnologias.
A coletiva para jornalistas e editores de sites e blogs de tecnologia/games foi no Hotel Blue Tree, em São Paulo, e teve a participação de diversos executivos da marca, com apresentações mostrando um retrospecto da joint-venture Philips/TP Vision (empresa que representa a fabricante no Brasil). A empresa conseguiu crescer e se tornar a líder em SmartTV no Brasil, apostando em telas grandes e acessíveis. Eles também exibiram números interessantes das TVs por aqui, tendo pelo menos 2 TVs por residência, e a maioria das TVs ainda são as de tubo, antigas, e depois vem as telas de LCD, passando pelas TVs de Plasma e depois as de LED, que são melhores e que ainda não tem em tantas casas pelo Brasil.

Eles também analisaram os fatores de compra da TV. 95% dos consumidores pesquisados analisam o tamanho da tela, 95% a marca, 91% o preço e 70% a imagem. Em 2013, serão 24 modelos diferentes, com 9 séries. 17 dos 24 modelos terão SmartTV e 4 séries terão a tecnologia Ambilight. Para Alexandre Escorel, diretor de marketing da TP Vision Brasil, “além da série 8000, a grande novidade para 2013 é que teremos Ambilight também nas telas intermediárias. No total serão quatro séries com essa tecnologia, que oferece ao consumidor uma percepção de expansão da tela e uma impressionante sensação de imersão ao assitir TV”.
A tecnologia é relativamente desconhecida do grande público, e eles querem deixar mais popular, tendo as TVs em pontos de vendas para mostrar a tecnologia. O modelo 8000 (o modelo mais top de linha) vem com a tecnologia Ambilight, SmartTV, 3D estereoscópico, Skype integrado (com uma câmera avulsa para fazer chamadas de voz e vídeo e com bordas mais finas do que os modelos normais) e os aplicativos Philips MyRemote e Wi-Fi Miracast, que permitem aos usuários usar seus tablets e smartphones como um controle remoto expandido e compartilhar conteúdo, entre outras funções.

Já as séries que terão a Ambilight são: 5000, 5500, 7000 e 8000. Basicamente, a Ambilight são leds que ficam nas laterais, que mudam de cor de acordo com o que estiver sendo exibido na hora (ou o usuário poderá escolher uma cor pré-definida). Num vídeo de futebol, por exemplo, a parte do campo ficava com uma cor esverdeada, e o céu azulado. No modelo com mais recursos (série 8000) terá LEDs inclusive na parte de cima da TV. Quando você vê a imagem com o recurso e depois você desliga, você percebe a diferença, pois ajuda bastante na imersão, praticamente estendendo sensação visual da tela.

Já o controle remoto terá uma versão especial com um teclado QWERTY na parte de trás, com o usuário podendo “chacoalhar” o controle para alternar entre o uso normal e o uso do teclado, para acessar redes sociais e a internet. Com um HD portátil conectado ou um pendrive de 16 GB também será possível gravar conteúdo da TV.
Depois da coletiva teve um tour mostrando alguns modelos de TV e mais especificações técnicas. O primeiro modelo, da série 3000 é mais para quem quer comprar uma primeira TV e com custo baixo, tendo o FullHD básico e algumas funcionalidades, como exibir fotos, vídeos e músicas com uma porta USB, 120 Hz de frequência, HDMI e conversor integrado para TV digital.

Já a partir do modelo 5000, que tem o 3D estereoscópico, Ambilight, SmartTV e frequência de 360 Hz, tinha um modelo com a tecnologia “Dual View Gaming”, voltada para games multiplayer. A TV pega a metade de cada tela e deixa na tela toda, sobrepondo as 2 telas, com cada óculos vendo cada imagem separadamente, impedindo que o jogador “dê aquela espiadinha” na tela do oponente para ver e ter vantagens competitivas. No tour, eles usaram um Xbox 360 com o Forza Motorsport 4, e eles perguntaram se alguém gostaria de testar a tecnologia. Na hora eu me ofereci, pois recentemente eu tinha testado na TV os óculos especiais de Dual View Gaming, e quando fiz os testes aqui em casa com o modelo de 2012 (recebendo os óculos algumas semanas depois), eu tive um pequeno problema: mesmo eu vendo a tela normal era possível ver um pouco da outra tela, meio transparente, e quando estava dentro de um túnel ou passando embaixo de uma ponte (no game Motorstorm Apocalypse) era ainda mais perceptível, me deixando um pouco confuso. Já nos testes que fiz no evento o Forza praticamente rodou sem problemas visuais e impecavelmente, mal percebendo a tela adversária. Um representante da área técnica comentou que eu poderia tentar atualizar o firmware da TV, que pode ter tido correções nesse ponto para os modelos da linha anterior (de 2012).
Eles não anunciaram preços, apenas afirmando que serão preços competitivos, tendo apenas uma data para começar a venda no varejo: a partir de abril, com os modelos sendo vendidos progressivamente até junho de 2013, quando todos os modelos estarão disponíveis nas lojas.
Mais fotos:

Relacionados e Publicidade