Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Porquê o Game Design é a área mais ignorada pelo desenvolvedor indie?

Porquê o Game Design é a área mais ignorada pelo desenvolvedor indie?

Uma coisa que dá pra perceber nos fóruns e blogs (exceto aqui) é que os desenvolvedores ignoram a área mais importante no processo de desenvolvimento: o game design. Os fóruns quase não tem posts e discussões relacionadas, e apenas os blogs que acabam dando mais valor a esta questão (ou eu acompanho mais blogs de game design do que de programação…). Vamos tentar entender isso, usando como foco o desenvolvedor indie (aquele que não está trabalhando efetivamente na área e que não tem uma jornada de trabalho fixa por dia desenvolvendo games).
O primeiro fator a considerar é o apressamento dos desenvolvedores. Quando vejo alguém com uma idéia, eles tentam se juntar numa equipe (ou faz sozinho) e já saem desenvolvendo, sem planejar nada. Possível resultado: retrabalho em caso de alterar alguma coisa anterior e em casos mais sérios, desistência do projeto, já que todo mundo sempre terá coisas mais importantes com o que se preocupar. Eu mesmo tenho de dar conta de 2 blogs que tento atualizar todos os dias fora as minhas obrigações no serviço comum e distrair de vez em quando com outras atividades. Ninguém consegue passar o dia inteiro só com isso, e até isso não é recomendável, já que as pessoas tem de procurar coisas mais importantes, como estudos, família, diversão, etc.
Outro fator é sentar e planejar. Como disse anteriormente, a maioria desconhece sobre isso. Algum tempo atrás comecei a planejar um game design que eu vou tentar montar e já vi a ralação que vai ser: um documento enorme, onde terei de pensar em vários aspectos do jogo. A maioria só quer pensar nesses aspectos na hora que precisar desenvolver esse aspecto no jogo, o que também não é recomendável.
Criar um game design é chato? É, muito, mas isso facilita! Tendo o planejamento todo no lado vai fazer você seguir uma linha de raciocínio e ficará mais rápido pra desenvolver. Se você tiver uma idéia boa no meio do projeto, você pode estudar o game design para ver se vale a pena colocar e se não será muito custoso. Em caso positivo, você altera o design e consegue fazer algo direito, sem riscos de trabalhos desnecessários e problemas adversos, podendo atrasar o projeto.
A maioria tem de olhar com mais carinho o desenvolvimento de um documento de design (mesmo não seguindo regras de criação), já que qualquer planejamento escrito ajuda quando você for colocar as mãos na massa.
No próximo post devo caçar estruturas de game design e referências para quem quer fazer um documento de design e/ou pensa em seguir na área.
[Imagem encontrada aqui]

Relacionados e Publicidade