Pular para o conteúdo
Início » Games » Preview – Prince of Persia

Preview – Prince of Persia

Google News

Que os fãs de GTA IV me perdoem, mas não considero que este game esteja entre os 3 melhores do Playstation 3. Aliás, vou postar a minha ordem de games do console, que irei tentar adquirir caso eu compre o tijolão: Metal Gear Solid 4 no topo. Little Big Planet em segundo. E o game deste preview em terceiro. Sim, meus amigos! Prince of persia promete ser um game muito, muito, muito bom. E se duvida, recomendo o review do IGN, onde o mesmo teve uma nota acima de 9, o que já é algo digno de nota.
E ainda tem mais: ele foi feito pela Ubisoft, que considero, hoje, a melhor empresa de games do mundo. Não é puxa-saquismo por quê ela tem um escritório no Brasil (e o meu sonho é trabalhar numa empresa média/grande de games. Se eu entrasse na Ubisoft eu seria uma pessoa totalmente realizada. Mas vai demorar muito até ter um conhecimento/habilidade no mesmo nível dos funcionários de lá), mas é porquê ela é uma empresa realmente foda. Só de ver o que ela já fez na série Splinter Cell, em Assassin’s Creed e nos Prince of Persia anteriores (estou jogando atualmente o Sands of Time) pra você ver o nível dos caras. Eles estão no estado da arte da produção de games, junto com nome de peso como a Konami, Square-Enix, Capcom e etc, etc etc.

Então a gente tem de analisar que eles irão fazer games que podem prometer ser games muito bons. Acho difícil eles avacalharem, já que tem muita coisa envolvida: um game de ponta hoje custa entre 10 e 30 milhões de dólares. Se ela fizer um game mediano, o jogo não terá muitas vendagens e eles terão um prejuízo enorme nas mãos. Isso nenhuma produtora quer. Fora isso, hoje muitos desenvolvedores são apaixonados pelo que fazem. Eles tentam chegar ao estado da arte na produção gráfica e técnica de um game. Para os jogos que terão um apelo maior, os artistas estão entre os melhores do mundo. São gente gabaritada, com experiência enorme. Alguns meses atrás postei no GamedevBR uma oportunidade para level designers na Blizzard.  Eles pediram experiência de 5 anos no software Maya. Sim, você não leu errado: CINCO ANOS. Eles não querem um modelador pé-de-chinelo. Eles querem caras bons, que conseguem ter capacidade técnica e artística pra criar coisas impressionantes. E isso também deve acontecer na Ubisoft, onde eles só estão atrás dos melhores.

Bom, vou deixar esse papo de gamedev um pouco de lado e comentar sobre o novo Prince of Persia. Quando este game foi anunciado, eu fiquei pasmo com a direção de arte. Como você pôde ver na imagem acima e nas imagens e trailers deste texto, o game tem um estilo único atualmente. Algo que mistura cell-shading com 3D. Acho que só o Street Fighter IV que consegue ter um estilo similar (e também único).


A parte gráfica e técnica é impressionante. Aqui estamos falando de animações avançadas, cenários belíssimos, personagens muito bem feitos, som, efeitos sonoros convincentes, etc etc etc etc. Bom, acima tem o trailer de lançamento do jogo, para vocês terem uma idéia da potência técnica deste game. Abaixo uma montagem da parte de jogabilidade:


Óbvio que isso só é conseguido atualmente por causa da evolução dos consoles atuais. Hoje é impossível um Playstation 2 (o melhor console da geração anterior. Na minha opinião!) conseguir rodar isso com perfeição. No máximo o game teria perdas enormes da parte gráfica e com certeza a Ubisoft faria algo parecido com os games da série para o console (Sands of Time, Warrior Within, The Two Thrones). Só que aí ela não estaria inovando. Hoje este game está inovando, mesmo tendo alguns elementos dos games anteriores.
Aliás, aí entra um velho problema de característica pessoal. Não joguei os games anteriores. Só o Sands of Time que estou jogando decentemente e com isso não dá pra fazer muitas comparações entre este game e os anteriores (já que a cada jogo da série muitos elementos são aprimorados nas seqüências. Os games tem de evoluir!). Então este preview acaba sendo um pouco incompleto, já que é bom você estar ciente do último game antes desse pra poder analisar melhor. Mas estou tentando escrever um preview decente!

Bom, então vamos falar dos elementos atuais. Este jogo é um daqueles que a cada evento sempre era mostrado trailers, walkthroughts (exibições de uma fase, onde um desenvolvedor/produtor jogava o game e às vezes explicava algumas coisas), imagens e etc. Então dá pra saber bem como que será este. Basicamente é um jogo de aventura e exploração, sendo que durante a aventura você enfrentará inimigos e terá de fazer alguns puzzles. Mas este game é mais focado na exploração de cenários. Algo como um Tomb Raider, mas com mais ação e com movimentos tão acrobáticos quanto.
Por ser também ambientado na história antiga-meio-medieval, a gente acaba tendo um certo deja-vu lembrando obras como o Indiana Jones. Podem achar besteira a frase anterior, mas pelo que eu vi em Sands of Time e em alguns trailers deste, lembra muito os filmes do cara, onde você explica cavernas, locais se desmoronando, cenários com armadilhas, etc etc etc.
No quesito combate aos inimigos, pelo que andei lendo por aí, parece que neste as batalhas são 1 contra 1. Ou seja: nada de ver hordas de inimigos na tela como na série God of War: aqui as batalhas acabam sendo um pouco solitárias, mesmo você tendo uma ajudante de peso: Erika, que fará parte do gameplay do jogo:

Ela te ajudará em vários locais, como nas batalhas contra alguns inimigos e para te salvar caso você não consiga pular de uma plataforma para outra. E terá um sistema de inteligência artificial realmente impressionante:


Outra questão bem interessante a comentar foram os primeiros vídeos de divulgação do game, onde os artistas fizeram speed-art dos 2 personagens principais (um do Príncipe e um de Erika) e um de um dos monstros:
SpeedArts do novo game da série Prince of Persia
Segue enredo do jogo (via UOL Jogos):

A trama é inspirada na mitologia zoroastriana, envolvendo a guerra entre os deuses irmãos Ohrmazd e Ahriman. O primeiro, um deus da bondade, aprisiona seu irmão maligno em uma caixa e o esconde em um oásis. No entanto, Ahriman é libertado por um ladrão séculos depois, corrompendo a natureza e as pessoas. O protagonista (que nada tem a ver com o da série anterior) entra na história como um mero aventureiro que, após alguns eventos, acaba se tornando um príncipe e o único humano capaz de livrar o mundo da maldição de Ahriman.

O mais legal é que você vai andando num local meio dark e quando enfrenta e derrota os monstros, a Erika purifica o local e o mesmo ganha gráficos mais bonitos e com mais vida. Aliás, a parte gráfica, como disse acima, é muito interessante e a empresa sabe disso. Então ela colocou também algumas roupas de personagens de outros games para serem destravadas e/ou usadas logo de cara, mediante cadastro no site oficial. Por exemplo, a roupa do Altair, de Assassin’s Creed:

Por fim, enquanto você está lendo este texto o game já deve estar sendo vendido nas lojas de várias partes do mundo. E com certeza vou tentar jogar este game, tanto no Xbox 360 quanto no Playstation 3, caso eu consiga adquirir o console (quem sabe ano que vem!). Como já disse antes: este game será épico e poderá ser um dos melhores games da nova geração. Sorte que a Ubisoft deixou o mesmo multi-plataforma, já que aí ela terá muitas vendagens e ninguém ficará chupando dedo.
Para mais imagens, visite a página do jogo, que tem também notícias e posts anteriores.
[Via Playstation.Blog (algumas imagens)]

2 comentários em “Preview – Prince of Persia”

Não é possível comentar.