Finalmente! Um dos poucos jogos de corrida que eu queria ver como funcionava estava rodando de forma funcional na E3! O jogo em questão é o Split/Second, jogo da Black Rock Studios (a mesma do Pure, aliás, todo post eu acabo dizendo isso!) em parceria com a Disney Interactive, que promete ser um concorrente forte do Burnout Paradise. Bom primeiro, vamos ao vídeo do Gametrailers:
E3 09: Explosive Gameplay (Cam)
Agora, vamos aos comentários habituais: impressiona, mas ainda assim eu esperava um pouco mais. Tudo bem que em alguns momentos a adrenalina vai a mil (como a parte do avião, já que você saber que ele está vindo, mas não sabe se será bom o bastante pra desviar dele!) mas ainda assim é difícil superar o Burnout Paradise no quesito destreza, sorte e destruição. Praticamente tudo que eu vi foi mostrado de alguma forma nos trailers anteriores, e queria ver o jogador batendo, perdendo o controle do carro, vendo o adversário acionar o gatilho (trigger) e a gente tentando desviar e não conseguir. Um dos medos do Gustavo (que chegou a comentar comigo quando discutimos sobre o trailer anterior no MSN) é o jogo não ter sistema de danos nos carros, e até mesmo nesse vídeo eu não vi carro nenhum amassar. Talvez eles ainda pretendem fazer isso ou eu ainda não vi isso acontecer. No primeiro trailer que eu vi tinha isso, mas o mesmo era uma CG.
Fora isso, os medidores da tela são bem originais e conseguiram eliminar parte da poluição visual característica dos jogos de corrida. Mas é aquele negócio: talvez na parte online o jogo possa acabar mostrando os jogadores na arena, como no Burnout Paradise (além de mostrar algumas informações ocasionalmente). Mas comentar sobre isso é chover no molhado, já que eu não tenho a menor idéia de como será o modo online. Ainda sobre os medidores, o vídeo mostra a posição do jogador na corrida, o número de voltas (além da volta atual) e um gráfico circular na parte de baixo (que achei bem estranho). Pelo que eu li no Campo Minado e no UOL Jogos, a barra serve tanto para medir os pontos do jogador quando pra acionar os gatilhos: quando a barra fica cheia você pode acionar os gatilhos de destruição ou abrir/fechar atalhos/alterar a rota da corrida, o que pode facilitar pro jogador e ferrar com os oponentes, já que se você abre um guard-rail e depois fecha, quem tentar te seguir poderia se ferrar. Isso que queria ter visto mesmo no trailer. Ver algo parecido com os trailers anteriores, com mais ação.
Mais imagens:
Ainda assim o jogo pode melhorar bastante até o lançamento, que deve ser ano que vem. Split/Second sairá pra PC, Playstation 3 e Xbox 360.
[Imagens via UOL Jogos]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!