Início » Óculos especiais » Sony revela o Project Morpheus, óculos de realidade virtual para o PS4

Sony revela o Project Morpheus, óculos de realidade virtual para o PS4

Project Morpheus - PS4 Virtual Reality Acessory

A Sony anunciou hoje durante a Games Developer Conference o seu concorrente para os Oculus Rift. Batizado no momento de “Project Morpheus”, a Sony está trabalhando nesta tecnologia nos últimos 4 anos, tendo compatibilidade com o Move, Eye e o PS4. Segundo o PS3 Brasil e o Outerspace, ainda está em desenvolvimento e foi demonstrado uma versão do God of War III em primeira pessoa, e eles escolheram a GDC primeiramente para que eles tenham feedback dos desenvolvedores, estando para testes a partir desta quarta-feira, e algumas tech-demos disponíveis terão versões do Thief, EVE Valkyrie e as demos criadas pela Sony como The Castle e The Deep. Outro uso (fora dos games) cita que a empresa “está trabalhando com um laboratório da NASA para criar uma demo de Marte que passasse a impressão do usuário estar na superfície do planeta.” E terá “luzes como as do Move para rastrear os movimentos da cabeça em conjunto com a PlayStation Câmera”. No momento os óculos só funcionam com um fio conectado ao PlayStation 4, mas eles já estão pensando em uma maneira de eliminar os fios.
Ainda segundo o PS3 Brasil, as pessoas que usam óculos não terá problemas, mas eu tenho as minhas dúvidas. Por usar um óculos com lentes corretoras e não usar lentes de contato, dependendo do design final deles pode ser que eu tenha dificuldades de uso, ou mesmo um uso pouco satisfatório. Até que consegui usar sem problemas os óculos 3D da TV da Philips, por serem óculos mais maleáveis e por ter conseguido colocar na frente dos meus, mas quando temos o design acima mais intimista, fica mais complicado. Só com o uso mesmo pra poder tecer opiniões melhores, principalmente para quem usa óculos com lentes corretoras.
Não foram revelados datas de lançamento e preços do “Project Morpheus”, e de certa forma esse é o próximo passo no avanço das tecnologias de games. Se já estamos chegando no estado da arte na parte gráfica com o PS4 e o Xbox One (além dos PCs com placas de vídeo mais avançadas) agora as pesquisas se voltarão tanto pra parte dos óculos virtuais, para dar mais imersão, a usabilidade e a inteligência artificial, apesar de que os produtores podem deixar falhas na IA pra deixar os jogos mais divertidos. Mas com relação à própria usabilidade, com os óculos teremos mais um salto na indústria, mas acho que ainda vai demorar pra eles serem lançados, e acho que só na próxima geração que teremos óculos mais funcionais.
A Game Developers Conference acontece de hoje até sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014.

Relacionados e Publicidade