Depois de ganhar todo o público brasileiro com o projeto Jogo Justo e ser apedrejada pelo mesmo público depois de pensar em taxar o Steam, a Acigames acabou virando a ‘vilã’ do mercado nacional de games. Isso sem mencionar o belos números do Censo Gamer. Agora está sendo acusada de plágio devido a uma matéria sobre a relação entre games e mulheres na última edição da Acigames Magazine.
Taís Paezani, 19 anos, alega que o texto Mulheres e Games é de sua autoria em seu blog pessoal ‘Colchões do Pantano’. Ela relata que em Abril entrou em contato com a revista atrás de uma parceria, eles aceitaram e mandaram um e-mail com dados duvidosos como ‘apenas 3% dos gamers são mulheres’.
Ela entrou em contato com o responsável pelo marketing e publicidade da revista, Luís Lopes. Era para definir a formatação do texto e tudo mais, ela enviou o arquivo e esperou. Tempo depois lê a tal edição e vê o seu texto assinado por outra pessoa.
Aqui está o texto original. Agora veja o texto da Revista. Tire suas próprias conclusões. Dá até para perceber algumas pequenas alterações no texto da revista para evitar as imagens do texto original.
O melhor de tudo é a resposta oficial da Acigames, vindo do já mencionado Luís Lopes:
A ACIGAMES Magazine não tem interesse nenhum em plagiar ninguém. O que constatamos foi que houve um erro nos créditos da matéria. Quanto ao conteúdo, nada foi alterado, apenas a formatação para adequar-se ao formato da revista bem como erros de ortografia e concordância.
Mais uma vez, pedimos desculpas pelo ocorrido, e, sentimos muito por não termos sido contatados pela autora antes de postar uma matéria como esta.
Nossa intenção era abrir espaço para mulheres em nossa revista, mas infelizmente cometemos um grande equívoco na escolha da colaboradora.
O devido crédito será dado em nossa próxima edição, como de praxe.
Destaque para ‘infelizmente cometemos um grande equívoco na escolha da colaboradora’. Sério mesmo? É bastante engraçado quando damos um imenso suporte para aqueles que querem mudar o mercado brasileiro e de repente viram inimigos do mesmo.
Mais uma vitória.