Pular para o conteúdo
Início » Indústria » Salários da indústria americana dos games (2007)

Salários da indústria americana dos games (2007)

Gamedev banner
Google News

Recentemente saiu a nova edição da Game Developer Magazine. Diferente da Develop, que é free, esta é paga. Então hoje o Gamasutra (o melhor site de gamedev no planeta, na minha opinião) postou uma matéria extensa com dados anuais da indústria americana dos games (veja também os dados de 2006). É claro que não dá para comparar com a indústria nacional, que ainda está crescendo e não tem tanto poder e recursos quanto os americanos, japoneses e europeus (aliás, nunca li nenhuma pesquisa focando o Japão. Alguém conhece alguma?), mas para quem for tentar algo lá fora, dá para ver como é as coisas.

OBS: os valores estão todos em dólares e são valores anuais. Ou seja: a média dos valores de 1 ano de salário das pessoas entrevistadas

Segundo a matéria, um programador ganha em média $73.600, ou seja, cerca de $6.133 por mês. A área de programação é ainda a área que mais paga: $83.383 por ano, ou seja: quase 7 mil dólares/mês.

Artistas e animadores (desenhistas, modeladores…) ganham cerca de $66.594 ($5500/mês). Um fato curioso e importante é que a porcentagem de artistas com 6 (SEIS!) anos de experiência aumentou 40% em comparação com o ano de 2006. Hoje dá para perceber isso nas vagas: quando postei sobre a oportunidade na Blizzard, eles estava pedindo cerca de 5 anos de experiência. Para alguns é muito, mas para uma empresa grande que vai criar games com gráficos quase-impecáveis é razoável.

Game Design: $63.649 ($5300/mês). A área que eu mais me interesso (também me interesso por artes!) também possui um salário elevado. Deveria ser a área que mais paga (depois dos CEOs e produtores, claro), já que numa equipe o game designer é essencial para o bom andamento do projeto, mesmo os programadores terem um peso maior no processo de desenvolvimento do jogo.

Produção: $78,716 ($6559/mês). Mais um fato interessante e que está começando a ser tendência na indústria: o aumento das mulheres e a área mais chamativa. Como as mulheres são melhores do que os homens no quesito comunicação entre pessoas, é mais fácil para elas serem as mediadoras entre a equipe e os chefes das empresas/setor financeiro. O produtor acaba sempre sendo aquele que vai nas reuniões com acionistas, mostra aos chefes o andamento do projeto, pede mais dinheiro, etc. A área também tem uma parcela alta de mulheres: 18% das pessoas entrevistadas.

Testadores e músicos/editores de som: a primeira é a que menos paga: $39.063 (3255/mês), mas quem comanda os testadores ganha $70.658 ($5888/mês) e na parte de som são $73.749 ($6145/mês). Aqui, também uma boa porcentagem (40%) também tem mais de 6 anos de experiência.

Business e Marketing: $101,848 ($8487/mês), sendo que quem tem mais de 6 anos de experiência ganham na média $132,305 ($11025/mês)! Ou seja: seja um executivo para ganhar pra caramba, igual em qualquer área de conhecimento. Só não entendi direito a área de marketing para ganhar tanto. Talvez por eles não serem alocados nos projetos (toda empresa grande tem de ter esse tipo de profissional) e essa média pode ser relacionada aos profissionais principais…alguém sabe mais sobre isso para complementar o post?

A matéria também citou sobre a média anual dos salários dos canadenses (um dos países em ascensão na indústria dos games), com $63.731 (5310/mês) e os europeus com 52.408 (4394) que considero pouco para a Europa, mesmo ela não ter tanta tradição em gamedev quanto os EUA.

Por fim, este post mostrou que lá os profissionais realmente ganham bem. É claro que dá vontade de ir embora do país, mas é necessário ter cuidado, já que mudar de país não é a mesma coisa de mudar de cidade, fora todos os problemas que a pessoa pode enfrentar. Aqui no Brasil condiz com esta realidade? Não, mas a possibilidade de caminharmos para isso (proporcionalmente, claro!) existe e futuramente pode ser possível os profissionais brasileiros ganharem bem com gamedev. Basta estar numa empresa (ou abrir uma, mas a situação é mais complicada) que tenha um publisher (uma espécie de investidor) bom por trás e que o projeto seja rentável.

Como isso é difícil, o jeito é ter sorte de entrar numa empresa que pague decentemente e que o profissional seja feliz no trabalho, já que aí a satisfação pode aumentar o salário e a qualidade de vida do profissional com o passar do tempo.

3 comentários em “Salários da indústria americana dos games (2007)”

  1. Como o Antônio Carlos, eu também fico feliz ao ler isso!
    Vamos falar sério se isso num anima, ainda mais quem pretende ser programador, que nem eu?? hehehe
    Boa Flausino! Valeu pelo artigo! ^^

  2. Desenterrando um post de 3 anos atrás… e acho difícil alguém ganhar 500 reais por mês. Só se for uma bolsa-estágio em interior, já que eu ganho mais do que esse valor como analista de sistemas. Hoje a média aqui no Brasil está em 2500 reais. Em qual cidade que programador de games ganha 500 reais?

Não é possível comentar.