Pular para o conteúdo
Início » Multiplayer » Sam & Max no Playstation 3

Sam & Max no Playstation 3

Google News

Esta é uma imagem do Sam & Max original para PC, mas agora podemos aproveitar todo o humor típico dos games da época no Ps3.
A Telltale games, empresa que comprou os direitos de produção de algumas franquias bem conhecidas dos “adventures” point & click, começa agora a produzir jogos compatíveis com o console da Sony.
Dia 15 de Abril será lançado o primeiro episódio (dos 5 da temporada) da nova aventura de Sam & Max. A 3ª temporada se chama “The Devil’s Playhouse” e estará disponível para pré-venda no dia 18 de Março com o preço previsto de 30 dólares pra quem adquirir a temporada completa.
Esta é a primeira aventura disponível no Ps3, mas existem outros produtos da empresa para quem é dono de um Xbox 360, PC ou MAC, além das primeiras temporadas do próprio Sam & Max.
Eu comprei faz um bom tempo a primeira temporada pela Steam e posso afirmar que o mesmo humor afiado e extremamente sarcástico ainda permanece intocável e perfeito no gênero, garantindo boas risadas do começo ao final para aqueles que estão em dia com o inglês.
Já que estou falando de Point & Click, vou fazer um breve e resumido apanhado sobre o gênero que, honestamente, é um grande favorito meu.
Em 1970 surgem os primeiros “adventures”, baseados somente em texto descritivos de uma situação/local, onde o jogador deveria digitar a sua ação buscando dar continuidade na trama.
Em 1980 estes jogos começam a se aproveitar da capacidade gráfica dos PCs, recebendo a nomeclatura de “Aventuras Gráficas”. Porém, a movimentação dos personagens se dava normalmente pelas setas enquanto as ações ainda eram escritas (Ex: Pegue o Gato; Pague a conta; Insira moeda no Jukebox). Mais tarde, com a adoção do mouse incorpora a interface “point & click”, nome que se tornou sinônimo deste gênero de jogo.
1990 é o período que o gênero começa a definhar, atribuido principalmente à nova tendencia do mercado americano de games estilo FPS.
Porém, muitas empresas se firmaram como grandes softhouses com seus “adventures” e mantiveram durante anos um status de “monstros” da indústria e criando séries completas de games simplesmente memoráveis.
Como exemplo, cito duas consideradas clássicas para os saudosistas:
Sierra: King´s Quest, Space Quest, Leisure Suit Larry (Série que existe até hoje, mas francamente é uma porcaria agora, além de abandonar o formato original) e Gabriel Knight, esta última chegou a ser lançada em versão filmada e com multiplos CDs.
LucasArts: A meca dos Adventures tinha uma lista enorme de games considerados clássicos, entre eles: Maniac Mansion (e sua continuação, Day of the tentacle), The Dig, Full Throttle (clássico e com uma trilha sonora memorável), Indiana Jones (série explêndida) e é claro, o inesquecível Monkey Island.
Até hoje sou convencido que o Piratas do Caribe é o filme do jogo Monkey Island. Em primeiro lugar existia o boato que iriam transformar o jogo em filme, porém ninguém mais falou sobre isso e depois surge o Piratas do Caribe. Segundo: O brinquedo da Disney World não me parece a fonte de inspiração daquele filme, né?
Alguém aqui concorda que o bandido é o próprio Le Chuck? O pirata principal é a própria representação do anti-herói e até a “mulher do voodoo” é igual à do jogo?

Irmãos ????

Sem spoiler já é facil ver as semelhanças, que continuam também em alguns pontos do enredo.
Porém não é apenas nos filmes que temos que agradecer aos “adventures”. Um certo japonês foi inspirado por este gênero e resolveu ingressar na indústria de jogos. Seu primeiro game se chama Snatcher e é um adventure, segue abaixo a última “pista” pra quem não sabe de quem estou falando.

Meu nome continua o mesmo, mas o meu cabeloo, err, gráficos!

Sim, aquele robozinho azul pode ser controlado hoje pelo SixAxis e seu nome é/era Metal Gear!
Nem preciso dizer que é uma inegável contribuição para os games atuais né ? Fica fácil entender a facinação do cara por cutscenes e enredos complexos sendo que tem este histórico.
Parabéns aos que tiveram paciência de ler até aqui e, para manter vivo este gênero tão amado, desejo a todos que tenham ótimos momentos com o novo Sam & Max. Vamos torcer que os novos episódios de Monkey Island pintem na PSN.
Para maiores informações, trailers e screens, visitem a página oficial

3 comentários em “Sam & Max no Playstation 3”

    1. Valeu brother, fico muito feliz que alguém goste das minhas contribuições. O coitado do flausino é que deve estar me xingando pois teve que corrigir o texto! hahahaha.

  1. Full Throttle!! Esse é o adventure que mais marcou pra mim na epoca de moleque! Como eu gostaria que este fosse refeito para a geração atual, era muito foda!

Não é possível comentar.