Pular para o conteúdo
Início » Final Fantasy Versus XIII » Sem Final Fantasy Versus XIII até 2012

Sem Final Fantasy Versus XIII até 2012

Google News

Não é surpresa a notícia de hoje do Eurogamer, onde o produtor Yoshinori Kitase (que produziu o Final Fantasy XIII e está na série faz quase 20 anos) afirmou que o Final Fantasy Versus XIII, novo game da série e exclusivo pra Playstation 3, irá demorar para sair. O site GamingUnion perguntou ao produtor se o game sairia em 2011 e o Kitase respondeu:

Não temos nenhuma informação para dar sobre a data de lançamento. Infelizmente não podemos dizer nada sobre isso. Não nos podemos comprometer para 2011.

É aquele negócio: depois das decisões de design do Final Fantasy XIII, eles tiveram de mudar muita coisa. Fora a quantidade quase nula de informações divulgadas, o que dá a entender que o desenvolvimento ainda está devagar, tanto deste quanto do Agito XIII, pra PSP. Como a produtora só faz marketing no Japão depois de muita coisa pronta, talvez só no ano que vem que as informações comecem a circular de forma mais constante. Outro fator da demora é que eles podem trazer o game também pro Xbox 360, para ter mais lucros e mais público. Mesmo o PS3 tendo uma base maior de jogadores do que há alguns anos atrás, financeiramente pode ser ruim pra Square deixar o game em apenas uma plataforma.

28 comentários em “Sem Final Fantasy Versus XIII até 2012”

  1. Alexandre Soares

    FF XIII não pode ser chamado de Final Fantasy……. depois do meu mimimimi de sempre, digo que não tenho esperança alguma de que FF Versus XIII seja algo melhor, um RPG mais "livre", desde o começo foi revelado que versus estaria voltado mais para a ação, do que para um RPG, quem sabe pode sair um bom jogo tbm, mas que tbm não pode ser chamado de FF, assim como as derivações de FF VII ….. :p

      1. naum. também gostei, é um excelente jogo, dava pra ser melhor claro, mas continua sendo um FF dos bons.

    1. Por que FF XIII não pode ser chamado de Final Fantasy? Por que é diferente dos outros? Vamos jogar Dragon Quest então, que é o mesmo jogo desde o início da série e não vai mudar nunca. Acho que muita gente criticou o FF XIII por ele ser diferente, mas esqueceu de comentar que ele é um excelente jogo. Facilmente ele faria sucesso sem a marca Final Fantasy. Pra mim, ele merece ser chamado de FF simplesmente porque é um baita jogão. Pra mim, isso que define se um jogo merece fazer parte de uma marca de peso como Final Fantasy ou não.

      1. Alexandre Soares

        Uma coisa é ter um game um pouco linear, mas que vc ainda tem um pouco de sensação de liberdade, mas FF XIII é um corredor só, vai pra frente e pronto, nem ficar evoluindo vc pode, alias nem evolução o game tem. É eu sei tem o Capitulo 11, mas porra eu não acho que FF XIII pode ser chamado de RPG.

        Mas ao dizer isso, não estou falando o jogo é uma droga, ou sequer que o jogo é ruim, o jogo é bom. Só que esperava muitooooo mais do que isso por levar o nome Final Fantasy, aliás eu sempre escrevo FF por não considerar ele um Final Fantasy.

        Acho que eu tenho o mesmo método de avaliação da EDGE (bem humilde minha colocação né :p) , que alias acho que é uma das melhores revistas pra Review´s, é vc "calcular" o quanto de Hype que foi feito para o quanto ele realmente te oferece.

        1. Cara, eu não acho que a liberdade seja um critério que defina um RPG. Olhando bem, RPG é um dos estilos de jogo mais linear que existe (eu conheci a mesma história que todos vocês, certo?). RPG significa Role-Playing Game, um jogo em que você interpreta papéis/personagens. Isso sim define um RPG. Você joga uma história. Tirando isso, RPG é um gênero bastante eclético. RPG por turnos, RPG de ação, RPG de estratégia… Entendo seu ponto de vista, mas ainda acho que você está com uma visão muito fechada do que é um RPG, do que define o gênero.

          E quanto a EDGE, bom, os review's de lá me dão raiva. Pra eles, um jogo bom é APENAS um jogo que inove em todos os sentidos. Eles não conseguem ver que um game que não trás nenhuma novidade, mas é excelente em todos os aspectos que aborda, também merece uma boa nota. Quer um exemplo? Dê uma rápida busca pelas notas de Bayonetta e pelas notas dos jogos da série God of War.

          1. Alexandre Soares

            Vamos ao RPG, sim eu sei o que é um RPG, inclusive fora do Video Game (a TV sempre lembra deles qdo tem um maluko que mata o outro num jogo de RPG….rssss). Só acho que o gênero RPG ganhou contornos ao longo do tempo nos Games, assim como vc fala é um jogo de tiro em 1° pessoa, vc imagina algumas coisa; se vc ouve falar em Jogo de Corrida Arcade ou Simulação. Assim se vc fala em RPG vc pode pensar em Evolução de levels, quest´s, evolução de armas, magias, sumons, controlar vários personagens conhecendo assim várias histórias etc (não que todo RPG tenha que ter tudo isso) …… Qto ao falar que FF XIII não poder ser chamado de RPG eu disse isso pq em FF XIII fica muito claro que o jogo é um corredor, vc não tem de interegir com qse ninguém, só seguir em frente, pronto, não tem conversar com ninguém para saber qual caminho seguir, como vc tem de interagir com a história, não há papeis a serem interpretados, ficou tudo muito mecânio, vai pra frente, mate alguns inimigos, não se preocupe com evolução e pronto. Além do FF sempre ficou marcado por ter um mundo amplo a se explorar e não andar por corredores.
            Mas entendo perfeitamente o que vc quis colocar e concordo com a maioria dos seus argumentos, realmente o RPG pode ser eclético. É que qdo o assunto é FInal Fantasy vc não está analisando só aquele jogo, tem uma gigantesca história que precede o jogo, menor acho que só o mundo de Mário e talvez o de Pokemon. Há todo um envolvimento sentimental com a franquia e assim como eu disse dos gêneros, há toda uma espectativa pelas características que sempre marcaram a série e mesmo assim nunca ofereceu mais do mesmo..

            Cara qto as notas da EDGE um número é algo muito cruel pra vc definir um game inteiro, ainda mais no mercado de games em que qq game mediano sempre tira de 7 pra cima……. po, se o game é mediano tem que tirar 5 e pronto, sem frescura, pois aí sim o 8, 9 e 10 realmente tem seu valor devido, pois se o médio é 7, se ele é um pouco melhor que a média vc tem que dar 8, um pouquinho melhor tem que ser 9, e um jogo bom vc é obrigado a dar 10…… mas e ai, o que vc faz diante de um jogo épico, que vai ser lembrados por anos, um jogo perfeito que tem uma excelente história, gráficos de babar, jogabilidade perfeita etc….. vc da 12???…….. Tbm acho justo um jogo ser julgado com base no Hype que o próprio estudio criou em cima do jogo.
            Vc falou em GoW3, realmente com vários pontos que não o que falar, mas nele há alguns a serem falados, o maior deles é ele ser curto, sim eu achei ele curto de mais, po vc termina o game, mas fica aquela sensação mas já acabou?? (Só pra constar, eu comprei meu PS3 só por causa de GoW3). Ah Bayoneta eu odiei, isso é Psicodélico de mais pra mim……rsssss

            Escrevi TUDO ISSO só pra expor mais a minha opinião, respeito a sua.

            1. Entendo e respeito a sua opinião. Mas ainda acho que não se pode execrar um jogo de uma série só porque os outros da mesma série são melhores. Acho que um jogo deve ser analisado pelo que ele é. Sem contar que, numa série que já dura muito tempo como FF, a equipe de produção muda muitas vezes. Talvez vc tenha jogado FF XIII lembrando dos seus bons momentos com FF VII, quando devesse comparar a aventura de Vanille e seus amigos mais com FF X (da mesma equipe e tbm muito linear). De qualquer modo, concordo com vc que o jogo não correpondeu hype montado. Talvez isso tenha sido até uma falha na estratégia da Square…

              Quanto a questão das notas, concordo que são dadas notas muito altas para alguns jogos. Acho que há uma banalização da nota 10 (a nota perfeita deveria ser dada apenas para jogos perfeitos, certo?). Mas a EDGE talvez tenha levado isso ao pé da letra demais. Eles chegam a ao ponto de criticar um jogo apenas pra ter um motivo pra baixar a nota dele. E, além de tudo, ainda são incoerentes. Bayonetta, o jogo que você odiou (assim como eu), recebeu um incompreensível 10 da EDGE. GoW 3 ficou com 7. E eu nem me referia a ele somente. Os outros GoW's não passaram muito disso também. E eu acho que GoW é bem mais importante pra história dos games que Bayonetta, estou certo?

              1. Alexandre Soares

                Vamos transformas os coments em Forum???? rsssss…..
                Sobre os FF, acho que se o game é de uma série, vc espera que os elementos caracterizadores dela estejam presentes, pois simplesmente colocar o nome dele pra vender mais não é digno de respeito, vou citar Resident Evil, o qual acho acho RE1 o melhor game ever, RE4 é um puta jogo, tenho duas versões dele, no PS2 e no Wii, mas ele ainda pode, forçosamente, ser chamado de Resident Evil, mesmo que tenha mudado bastante, ainda há elementos do jogo, já RE5 é forçar de mais chamar de Resident Evil, apesar de ser um excelente jogo de Ação.

                Sobre a EDGE, acho que os GoW no PS2 são uns puta jogo, talvez os melhores do console, o 2 eu sempre fico me perguntando, como isso roda no PS2?…. Mas pra mim o jogo mais importante do PS2 foi Prinse of Persia Sands of Time, por toda a inovação que o game trouxe, aliás muitos dos elementos trasidos por ele foram utilizados no GoW, não que isso desmereça GoW…… sei lá é uma questão de opinião, de gosto, ainda bem que o mercado editorial brasileiro tem bem mais opções do antes, assim cada um escolhe a(s) revista(s) que mais se identifica e confia, pois antes eramos refens de Ação Games ou Super GamePower….rsssss.

                PS. Não dou mais Reply nesse comentário…… proponho abrir um topico no Forum pra todos discutirmos critérios de avaliações de games…… rsssss

                1. Pô cara, dizer que FF XIII não pode ser chamado de FF é o cúmulo, sinceramente… história boa, gráficos incríveis, sistema de luta incrível, sistema de evolução no minimo interessante(parecido com o do FFX) e um nível de dificuldade show de bola, afinal quem não deu altos "Retry" que atire a primeira pedra então, principalmente nas Cie'th missions.

                  Realmente não tem muitos personagens para interagir no caminho mas se você jogou o FF XIII direto, quero dizer, sem trocar de jogo entre um dia e outro, você deve ter reparado o porque eles fizeram isso. pelo menos para mim ficou óbvio que eles queriam focar a atenção dos jogadores na história principal, e a interação entre personagens principais ou não ficou por conta dos CG's mesmo.

                  Ficou claro perceber que eles queriam fazer com que os jogadores mergulhassem na história e a falta de liberdade na história é totalmente quebrada quando se chega ao capítulo 11, você ganha milhões de coisas à fazer.
                  Ainda ficamos sem personagens para interagir mas melhora muito a liberadade e você terá várias distrações diferentes e horas de jogo à mais a partir desse capítulo e acredito que fizeram isso pois a história já fica bem definida e então eles meio que "liberam" os jogadores já que a parte histórica está quase que cumprida.

                  Até o capítulo 11 = história / Depois do capítulo 11 = grinding de equips e personagens, muitas side quests e muito mais liberdade de jogo com a história já apresentada.

                  FFXIII não é perfeito, claro que não mas dizer que não é digno de ser Final Fantasy é um absurdo, nunca houve um FF na história com um sistema de batalha tão incrível como esse e isso é só um exemplo.

                  Me diverti muito tentando completar as 64 Cie'th missions com esse sistema de luta que me permitiu tentar várias estratégias diferentes para matar bosses que são bizarramente difíceis sem o estilo de combate adequado.

                  Não me arrependo de ter gastado 200 reais(ps3) num jogo que nem modo online tem, simplesmente pelos mesmos motivos que citei nesse post e aconselho para qualquer um que quiser comprar pois é um jogão, e digo mais, você vai ter muitas horas de jogo para zerar 100%.

                  Muitos reviews falaram mal antes do jogo ser lançado mas depois que saiu muita gente fez review pessoal no youtube e em blogs/sites pessoais falando MUITO BEM do jogo e pra mim vale mais a opinião de pessoas normais que jogaram do que de um grupinho de muleques que se reúne para fazer um site de gamers profissional achando que sabem de tudo.

                  Me surpreendeu os reviews do pessoal que jogou FFXIII no Xbox 360, pois achei que esses seriam os que mais iam meter pau no jogo mas não foi bem assim, antes de comprar eu vi muitos sites de reviews de nego que estava a jogar FFXIII no Xbox falando muito bem do jogo e de como ficaram surpresos com a qualidade do jogo.
                  Exemplo: http://www.portallos.com.br/2010/04/03/final-fant

                  Alexandre, não queria ter que falar isso pra não parecer arrogante num sentido ou nerd em outro sentido mas como conheço essa mulecada de internet sei que provavelmente você ou alguém irá falar "por um acaso você já jogou outro FF anterior pra dar uma opinião dessas?"

                  Já vou adiantando que sim, joguei e zerei TODOS os FF's do 1 ao 13(tirando o 11 que nunca joguei pois é online e com mensalidade) e fechei 100% do VII, VIII e IX que foram os meus preferidos, como pode ver sou bem eclético no gosto de RPG's pois apesar de ser tudo Final Fantasy, é inegável dizer que o 7 é bem diferente do 9 e vice-versa em todos os sentidos.

                  1. Alexandre Soares

                    Eu já cansei de ser apedrejado com essa história e re-argumentar a mesma coisa, essa é a minha opinião, FF XIII não Final Fantasy, não adianta os fanáticos pela séria defenderem o game só por conter o Final Fantasy no título, po, vcs fazem malabarismos, para encontrar um mínimo de nexo com a série. Isso não me impede de dizer que é um bom jogo, mas não é Final Fantasy e ponto!

                    1. Ninguém está te apredejando, acho que todo mundo respeita sua opinião mas dizer que FFXIII não é Final Fantasy não é certo, acho que os únicos que poderiam dizer isso é a empresa dona do jogo Square Enix.

                      Defender o game só por conter Final Fantasy no título?
                      se você diz isso então nem se deu ao trabalho de ler meu post.

                      Eu disse claramente no post anterior os pontos bons e ruins no jogo
                      e confessei que realmente faltou personagens para interagir no caminho.

                      Não tem nada a ver com ser Final Fantasy ou não, tem a ver com um bom jogo que foi um dos mais vendidos para consoles e se isso não é motivo suficiente para carregar o nome Final Fantasy, então o que mais é preciso?

                      Malabarismo? nossa colega desculpa ai mas você viaja, malabarismo seria se falasse de detalhes que nem se quer são importantes para o jogo ser bom mas comentei o que é de fato bom no jogo e o que não é, prova disso é que não existe NENHUM review que fale mal do sistema de luta PELO MENOS, por exemplo.

                      Não tem nexo com a série pra você porque é inovador e diferente? rs
                      legal essa, então "felbatista" acertou em cheio ao dizer em seus comentários que você é daqueles que não aceitam mudanças numa série.

                      Todo mundo tem direito de dizer se gostou ou não do jogo mas realmente acredito que ninguém tem direito de dizer que FFXIII não é Final Fantasy.

                      Final Fantasy XIII é sim Final Fantasy colega, você gostando ou não

                      Por sinal um dos jogos mais vendidos para consoles dessa geração,
                      único que fica colado é o Red dead redemption que surpreendeu geral
                      com a quantidade de vendas, fica com Deus.

                      1. Alexandre Soares

                        Se é pra ser diferente, mudar, pq manter o nome?

                        Vamos mudar o enfoque, acredito que vc saiba que Devil May Cry nasceu pq os produtores de Resident Evil queriam inovar a série, mas mexeram tanto que não dava pra chamar aquele game de Resident Evil 4, fizeram o correto lançaram uma nova franquia, o game é muito bom, mas seria o cúmulo do absurdo chamar ele de Resident Evil 4.

                        Mas respeito a sua opinião.

                        1. Respeito muito a sua opinião também e entendi bem o exemplo que você deu. realmente DMC e Resident ficaram bem diferentes, não teria como ninguém querer chamar do mesmo nome.

                          FFXIII ficou tão diferente assim dos outros jogos da série pra você?
                          eu não achei tanto, aliás achei bem parecido com FFX nos detalhes,
                          na linearidade e no sistema de cristal.

                          Você já viu o video de 30 segundos de gameplay do FF versus? deve ter visto né e tipo, estou torcendo pra que aquilo não seja o gameplay mesmo porque está ficando muito jogo de ação e cada vez menos de RPG.

                          Assim como você, eu também não queria que FF virasse jogo de ação, aventura/ação ou seja lá como estão chamando mas por enquanto está na categoria action RPG e até ai vai por mim rs

                          Também ficou complicado ver como é o Versus em 30 segundos,
                          pode ser que não tenha nada a ver com o que estou pensando.

                          Ah gostaria de saber o que você acha então do FF Dissidia,
                          ficou claro que eles colocaram o nome FF por ter os personagens mas tiraram o número da série por não ter nada a ver com a série em si. Na minha opinião Dissidia ficou fantástico e falo isso de verdade, não por ter o nome de Final Fantasy mas por o jogo ser bom mesmo, achei o melhor jogo de luta que já joguei e queria muito que tivesse pra Ps3 porque nunca curti jogar em portátil 🙁

                          1. Alexandre Soares

                            Spin off é uma coisa, o jogo principal é outra. Infelizmente não joguei Dissídia, não posso me manifestar, mas pelos vídeos e comentários parece ser bom….

                            E vai espremendo cada vez mais o espaço, daqui a pouco vai estar uma letra por linha….. hauhauhau

                  2. E agora que acaba os adiamentos do GT5 começam os do FF Versus XIII EEEEEE

                    1. Alexandre Soares

                      EEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUU
                      hauhauhauhauhau

                  3. Não. Não acredito.
                    NÃO ACREDITO!!!
                    Sério, vou boicotar essa merda. Vou mesmo.
                    E foda-se, pode ser o melhor jogo do ano, mas se lançarem para a x-bomba, eu boicoto.
                    Puta merda, já foderam (mais do que já tava) a versão pra PS3 pra "fica igau na virsaum pah xbokiz tambeim", agora me dizem isso?
                    Ah, Square Enix, vai toma no cu. Vai toma no cu mesmo.
                    Square Enix se fodeu depois do VII. Quem manda demitir roteirista.

                    1. Eu analisei sob o ponto de vista comercial. Tecnicamente não vejo vantagens num port já que o XIII pode ter ficado linear por causa do esquema de 3 CDs da versão em Xbox. Ter de ficar voltando CD pra voltar um cenário é bastante complicado… sobre a versão do X360 no momento é só especulação, mas é aquele negócio: o XIII original foi idealizado como exclusivo pro PS3 e só depois virou multi.

                      1. Alexandre Soares

                        Cara eu duvido muito que o jogo tenha ficado "tão linear" por causa do porte, não da pra dizer que os FF´s de PS1 são tão lineares, pelo contrário sempre tiveram um mundo inteiro a explorar e nenhum deles está num CD só, acho que FF XIII era pra ser assim mesmo, não adianta colocar a culpa na falta de espaço do DVD.

                        1. Também não acho que tenha ficado linear por causa do port, não faz muito sentido rs

                    2. Falou besteira aí, pois na época do FFVII nem era Square Enix,
                      era só o pessoal da Squaresoft e na fusão que fizeram muita gente foi mandada embora.

                      Não queria ser egoísta mas confesso que assim como você eu não queria que tivesse pra Xbox também,
                      afinal sempre foi um exclusivo da Playstation, e quando rola esses ports sempre dá muita confusão, perde qualidade e altos atrasos.

                      Ainda tenho fé que vai sair em 2011, tem lojas gringas que já estão vendendo pré-venda como shopto, game.co.uk e etc… não acho que eles iam pôr pré-venda num jogo que só sairia em 2012,
                      mais de um ano de distância. sem contar que são poucos os sites que estão especulando pra 2012 como esse aqui, na minha sincera opinião acho que publicaram isso mais para criar discussão e chamar atenção rs

                  4. final fantasy XII foi um jogo muito bom, poderia ser melhor, mas foi excelente. c tudo o q li sobre o versus for verdade, vai ser o melhor da série e o melhor jogo do ano. pela demora e pelo q estão fazendo nele, tem tudo para ser bom. espero q seja exclusivo, pois a versão do xbox do FFXIII naum foi a mesma do ps3, eu tenho um ps3 e um amigo meu tem o xbox e várias coisas q tem no ps3 naum tem no xbox (um exemplo é as falas dos personagens na tela quando estão andando).

                  5. e pelo q c ve no site da square, nas revistas japonesas, vai ser exclusisissimo mesmo. naum vai sair pra xbox naum. os produtores tão querendo explorar ao máximo o ps3 pra fazer um super FF. o versus tem tudo pra ficar bom, tempo, a melhor plataforma de games (ps3) e uma das maiores empresas de jogos (square enix)

                  Não é possível comentar.