Primeiro, leiam este texto do Meiobit. Vou citar dois parágrafos aqui:
Esse efeito vale inclusive para animação. Filmes que tentam criar personagens humanos e falham quase sempre têm essa característica, do Vale da Estranheza. Ex: O Expresso Polar.
A Pixar sabe disso, e seus personagens raramente são humanos. Quando são, como o Andy, em Toy Story, são “cartunescos”. A Dreamworks quando quer, acerta. Os humanos de Shrek seguem a linha “cartoon”. Em Wall-e temos uma mistura que a Pixar tentou e deu certo: Os humanos em vídeos são atores (humanos) de verdade, os em animação são cartoons.
Bom, quanto a animações, sei que a Pixar é uma empresa altamente foda e concordo que no quesito filmes as animações humanas pecam algumas vezes e em sua maioria só mostram em estilo cartoon. Mas parece que a maioria esquece que alguns games atuais conseguem ter humanos beirando a perfeição.
Vamos a alguns exemplos onde as animações humanas conseguem resultados impressionantes:
Abertura de Final Fantasy XII
Trailer de Final Fantasy XIII
Trailer de Metal Gear Solid 4
Só o Metal Gear Solid 4 nem precisa de render em CG! Todas as animações são renderizadas em tempo real pelo Playstation 3. Já Assassin’s Creed tem o melhor exemplo de animação corporal da história. Segue trecho da EGM 77 (escrita pelo especialista em Metal Gear Solid Cláudio Prandoni):
Dentre os principais games usados como referência gráficas nos consoles de nova geração, Kojima aponta Assassin’s Creed, Call of Duty 4, Bioshock e The Darkness (em especial a arrebatadora introução composta por um alucinante plano-sequencial). Certo apreço especial pelo primeio é explicado no trailer de primeiro de abril, no qual Snake aparece vestindo os trajes do assassino medieval Altair. O que mais chamou a atenção do pai de MGS foi a excelência com que a Ubisoft conseguiu implementar tecnologia de motion blending, na qual os movimentos do protagonista são fluidos e carecem de cortes abruptos de animação. Tal técnica estava prevista em Guns of The Patriots desde o início do projeto, porém deixada de lado por conta das dificuldades em usá-la. Todavia, assim que a produção de Jade Raymond foii ao mercado virou questão de honra para a Kojima Productions conseguir o mesmo. “Devo dizer que ficamos 3 dias desanimados depois que Assassin’s Creed saiu”, palavras do próprio Hideo.
Sorte que algumas produtoras conseguem tirar leite de pedra e conseguem fazer algo melhor do que muita produtora americana de filmes! Sorte que existe a Square-Enix. Os caras são o estado da arte das animações em CG do mundo!
É por isso que hoje os games vencem o cinema!
Gostaria que os leitores postassem mais exemplos de animações humanas nos games que chegam perto da realidade.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!