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Vale da estranheza? Nos games não!

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Primeiro, leiam este texto do Meiobit. Vou citar dois parágrafos aqui:

Esse efeito vale inclusive para animação. Filmes que tentam criar personagens humanos e falham quase sempre têm essa característica, do Vale da Estranheza. Ex: O Expresso Polar.
A Pixar sabe disso, e seus personagens raramente são humanos. Quando são, como o Andy, em Toy Story, são “cartunescos”. A Dreamworks quando quer, acerta. Os humanos de Shrek seguem a linha “cartoon”. Em Wall-e temos uma mistura que a Pixar tentou e deu certo: Os humanos em vídeos são atores (humanos) de verdade, os em animação são cartoons.

Bom, quanto a animações, sei que a Pixar é uma empresa altamente foda e concordo que no quesito filmes as animações humanas pecam algumas vezes e em sua maioria só mostram em estilo cartoon. Mas parece que a maioria esquece que alguns games atuais conseguem ter humanos beirando a perfeição.
Vamos a alguns exemplos onde as animações humanas conseguem resultados impressionantes:
Abertura de Final Fantasy XII


Trailer de Final Fantasy XIII


Trailer de Metal Gear Solid 4


Só o Metal Gear Solid 4 nem precisa de render em CG! Todas as animações são renderizadas em tempo real pelo Playstation 3. Já Assassin’s Creed tem o melhor exemplo de animação corporal da história. Segue trecho da EGM 77 (escrita pelo especialista em Metal Gear Solid Cláudio Prandoni):

Dentre os principais games usados como referência gráficas nos consoles de nova geração, Kojima aponta Assassin’s Creed, Call of Duty 4, Bioshock e The Darkness (em especial a arrebatadora introução composta por um alucinante plano-sequencial). Certo apreço especial pelo primeio é explicado no trailer de primeiro de abril, no qual Snake aparece vestindo os trajes do assassino medieval Altair. O que mais chamou a atenção do pai de MGS foi a excelência com que a Ubisoft conseguiu implementar tecnologia de motion blending, na qual os movimentos do protagonista são fluidos e carecem de cortes abruptos de animação. Tal técnica estava prevista em Guns of The Patriots desde o início do projeto, porém deixada de lado por conta das dificuldades em usá-la. Todavia, assim que a produção de Jade Raymond foii ao mercado virou questão de honra para a Kojima Productions conseguir o mesmo. “Devo dizer que ficamos 3 dias desanimados depois que Assassin’s Creed saiu”, palavras do próprio Hideo.

Sorte que algumas produtoras conseguem tirar leite de pedra e conseguem fazer algo melhor do que muita produtora americana de filmes! Sorte que existe a Square-Enix. Os caras são o estado da arte das animações em CG do mundo!
É por isso que hoje os games vencem o cinema!
Gostaria que os leitores postassem mais exemplos de animações humanas nos games que chegam perto da realidade.

Marcações:

1 comentário em “Vale da estranheza? Nos games não!”

  1. O texto no meiobit, não diz que são todas as animações que tentaram usar humanos que entram nesse quesito.
    Mas é algo a se prestar bastante atenção, eu acho que o estilo “Humano Cartoon” fica muito melhor quando o filme, ou animação é destinado muito mais para a criança. Pegando o exemplo do Expresso Polar, realmente os personagens ficam estranhos, não chega a ser assustador, mas um cartoon seria melhor.
    Quando o filme tem uma proposta mais série, como aquele filme do Final Fantasy, usar um cartoon tiraria um pouco do clima do filme.
    Agora, quanto aos robos do futuro, eu vou gostar muito mais se eles tiverem o mesmo look de “Eu, Robô”

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