Essa é uma pergunta que pode ser fácil de responder, mas que pode não ser tão fácil de responder. OK, alguns podem chegar e dizer: bah, eu só compro jogo bom, mas pode ser que aquele jogaço no final das contas não foi algo prazeroso de se jogar. E hoje, com os games baratos nas redes online (Live, PSN e Steam, por exemplo) é muito mais fácil você fazer uma compra equivocada de um jogo.
O primeiro problema é que hoje nem todos os jogos tem demos. Na PSN muitos dos jogos que tem disponível não tem versões demonstrativas. Alguns exemplos rápidos que posso citar aqui são o Lumines e o Soldner-X. O primeiro é uma versão de um famoso puzzle para computadores, e o outro é um shooter de navinha (shmup). Esses foram duas compras cegas que eu fiz, junto com o Flock, aproveitando uma promoção que teve na PSN algum tempo atrás. Até que o Lumines é bom (e hoje está mais barato), mas eu não tive um apelo tão grande no jogo. Ele é difícil e acabei encostando o jogo, optando hoje por games melhores. O Soldner foi uma compra que surpreendeu: o jogo é bom, mas para quem gosta do gênero. Quem não curte muito pode nem gostar do jogo, que é muito difícil. Mas eu citei apenas 2 games: muitos outros que estão nas redes não tem demos, talvez pelo jogo custar tão pouco que não compensa a produtora colocar pra download algum demo/trial (a Sony cobra por gigabyte baixado das publishers). Ou ela tem um jogo relativamente ruim mas ela vai colocar o jogo assim mesmo na rede pra tentar recuperar parte do investimento, e um demo poderia limar muita compra daquele jogo.
Com tantas opções disponíveis, fica mais fácil você gastar a sua grana e se arrepender. Em games “de caixinha” você pode tentar depois recuperar parte do investimento vendendo o jogo, mas em compras online não. Obviamente existem iniciativas que podem ajudar os jogadores a trocar algum game de formato digital, mas isso ainda é raro hoje em dia. Eu me arrependi de ter gasto 15 dólares no Lumines e se tivesse tido um demo eu certamente não teria comprado. Eu comprei por impulso, pois estava com vontade de conhecer o jogo. Não digo que o jogo é ruim: eu só não gostei dele. Em compensação games mais família como Peggle e Zuma tanto eu quanto a minha mãe curtiram, e ainda jogamos esses jogos. Sorte que nesses dois últimos tinham demos pra testar, já que se não tivesse eu dificilmente compraria o jogo: não iria arriscar a compra de algo diferente, por ter medo de jogar algo ruim. Essa é a utilidade de um demo: ter uma versão demonstrativa para que os jogadores possam testar aquele jogo e ver se compensa adquirir. Se não tem, aí cada game comprado é uma loteria.
Ah, mas eu posso caçar reviews do jogo pra ler! Sim, mas cada jogo vai dar uma experiência única e diferente ao jogador. Aquele jogo que a maioria não gosta pode ser um jogo bom para você, tal como comentamos muitas vezes por aqui.
Então vem a pergunta do post: você já se arrependeu de ter comprado algum jogo? Arrependeu de ter baixado algo que você achou bom mas no final foi uma desgraça completa? Bom, as respostas serão parecidas com algumas que recebemos no post com os piores jogos da PSN, mas pode ser que tenha alguém que não comentou lá e queira comentar aqui.
[Agradeço ao Marcus Roberto e ao Elias Rodrigues pelas mensagens no Twitter, que me motivou a escrever este post]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!