Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Windows 7 terá aceleração 3D na CPU

Windows 7 terá aceleração 3D na CPU

Google News

Acho que por ser programador profissional (trabalho diretamente com isso. OK, são sistemas comerciais em VB, mas vale!) a possibilidade de seguir nesta área em desenvolvimento de jogos é grande (e até recomendável. Hoje posso aprender qualquer linguagem facilmente. Basta aprender como que ela funciona e a sua sintaxe). E por isso acabo me interessando também pela parte técnica dos recursos das engines e de aceleração 3D em placas de vídeo e, agora, nas CPUs dos computadores. Segundo o Meiobit, o novo Windows (batizado, por enquanto, de Windows 7) terá um sistema que usará a CPU para exibir gráficos:
Windows 7 WARP: gráficos sem placa de vídeo
Isso será bem interessante. Primeiro que, como disse a matéria, em alguns casos dará pra substituir a placa de vídeo para que o computador funcione. Mas em games de ponta (como a versão pra PC de GTA IV) eu não acredito que isso possa funcionar corretamente. Para os desenvolvedores de games a matéria mesmo mostrou a finalidade deste recurso:

O público-alvo dessa tecnologia, segundo o artigo no MSDN são gamers casuais, que podem se beneficiar do poder extra oferecido pela nova geração de CPUs, aplicações comuns que poderão usar a aceleração gráfica e renderização avançada de games. Esse último eles mencionam especialmente os desenvolvedores de games, para testar se artefatos, diferenças e defeitos em seus jogos são resultado da programação do jogo ou de drivers de fabricante.

Fora isso, eu chuto que possa ser possível dividir processamento gráfico entre a placa de vídeo e o processador e aí dará ter games mais avançados graficamente.
É claro que a gente não pode esquecer de uma coisa: saber ter rotinas de aceleração que possam usar este recurso e que não podem usar. Como hoje existem infinitas combinações de hardware e de sistemas operacionais, pode ser que dependendo do sistema o jogo pode não conseguir acessar a CPU e com isso ainda é necessário ter a placa de vídeo no PC.

2 comentários em “Windows 7 terá aceleração 3D na CPU”

  1. A Microsoft finalmente cedeu a essa pressão. Na verdade, o DirectX já vem equipado com o tal "Reference Driver" que é capaz de emular uma placa de vídeo com todos os recursos do Direct via software. É extremamente lento e nem se compara com uma GPU. Será que a MS só permitirá que as funções nativas da API do Windows chamem esse cara?
    Agora, dividir o processamento como você chutou não é uma tarefa tão fácil, principalmente em jogos. Primeiro, porque a CPU está ocupada, processando a lógica do jogo (IA, física, etc). Segundo, porque um dos grandes gargalos é a comunicação entre a CPU e a GPU, que é extremamente lenta, inviabilizando uma cooperação maior entre as duas.
    O que vem no futuro? Eu aposto no poder do hardware programável, que permita fazer gráficos, física ou outras coisas, a serem descobertas. Onde você só joga para ele um programinha e ele rode da maneira mais otimizada possível.

  2. Levando em conta essas novas (e futuras) levas de processadores feitos para "ajudar" com o trabalho da GPU é até capaz que o WARP tenha um bom desempenho, mas nos modelos atuais eu não vejo uso nenhum nele em jogos, a não ser que você pense em jogos casuais como os da Popgames e afins.
    E o nome do Windows 7 é oficial, a Microsoft já anunciou isso.

Não é possível comentar.