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[World of Warcraft] Alma Dragônica: realização e frustração

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É óbvio: um game online não tem um “zeramento” propriamente dito. Pela natureza do game, você joga e joga e joga infinitamente, enquanto os servidores durarem ou enquanto durar a sua vontade de jogar (ou a sua paciência). Em World of Warcraft, no momento, o climax do game está na Alma Dragônica. A raide final do game se resume a 8  lutas intensas contra chefes e seus lacaios, e por mais incrível que pareça, foi menos cansativa que a Cidadela da Coroa de Gelo, a raide final da expansão anterior (Wrath of Lich King). Talvez por ter usado o localizador de raides, deixando a raide mais acessível para os iniciantes, talvez por só ter encontrado gente overpower, diminuindo o tempo das lutas. Fracionar o localizador também em 2 partes acaba ajudando, podendo dividir o trampo em 2 dias (ou fazer tudo de uma vez também), de acordo com o tempo que o jogador tem. O objetivo do localizador era justamente que aqueles sem tempo pra “marcar hora” pudesse fazer o mesmo conteúdo final. De desvantagens: os ítens adquiridos são menos poderosos que nas versões normais e, tal como qualquer raide, existe o vínculo semanal: você só pode fazer a mesma raide 1 vez por semana.

Ter “zerado” o game dá um sentimento de missão cumprida nesses 4 meses jogando o game de maneira hardcore. Level 85, com equipamentos razoavelmente decentes e mais de 430 horas dedicadas. Daria pra gastar menos tempo? Com certeza, pois existem diversos atalhos: dungeon finders, fazer quests diárias de eventos mundiais, fazer as quests de nível equivalente e sempre desconectar nas cidades, ficando “descansado” e deixando a barra de experiência azul, dobrando a experiência adquirida até você “cansar” e ganhar o valor normal. Dicas que muitos jogadores iniciantes desconhecem, fora que sempre tem outras. A ciência do “levelling”, com dezenas de tutoriais na internet e guias pagos.

Apesar da missão cumprida, também tem a frustração, principalmente da parte técnica e da parte social. Por não ter um PC potente e nem uma internet legal (2 MB, sendo que é o máximo que a Oi oferece na minha casa) eu tive muitas dificuldades em jogar na raide. Ficou muito, muito lento, prejudicando o gameplay, o que resultou na minha expulsão. Na primeira parte foi até tranquila, apesar do game ter ficado lento num ataque de eletricidade da Hagara, mas na segunda o grupo falhou na última parte. Um brasileiro (não é brincadeira, e por isso que somos mal-vistos lá fora…) linkou dados do add-on Recount, e fiquei em último na contagem. Logo em seguida ele pediu um Kick e alguns segundos depois eu estava de volta na cidade.

Bateu aquele sentimento de mimimi inicialmente. Eu tinha equipamentos decentes e estava com tudo em ordem pra poder participar, mas aí vem algo que fica enraizado na mente da maioria: uma ditadura de “você não está sabendo jogar direito na sua classe” e “seu dano por segundo está baixo”. Tópicos enchem na internet falando isso, tem a tal da “rotação” de habilidades que você usa durante a luta, e que Hunter (a minha classe principal do meu personagem oficial) “não tem” essa tal de rotação. Que Beast Master (a sub-classe que mais usei no game) é a que menos oferece dano nos inimigos numa raide ou masmorra mais potente e que você tem de trocar para Sobrevivência (Survival) para ter mais DPS. Durante todo esse tempo eu conseguia me divertir a beça e fiquei muito metódico, mudando pouca coisa pra melhorar e descobrindo maneiras mais eficientes de jogar, mas depois dessa você descobre que para jogar você tem um feijão com arroz único e que se você não fazer a mesma coisa, você está fadado ao fracasso e aos kicks dos aleatórios que estão na raide. Nunca fui expulso de uma dungeon por conta de estar causando pouco dano nos inimigos. Se é um grupo todos se ajudam correto? Sim, mas nem todos pensam assim.

Nesse ponto o Dark Souls e o Skyrim são melhores. No Dark, por ser algo mais voltado para escudo e espadada, você aprende a jogar uma mecânica simples e se dá bem sabendo desviar e atacar na hora correta. Se você falha ao ajudar alguém você não toma uma punição (e olha que o Dark tem o sistema de punição mais sádico dos RPGs). No Skyrim, apesar de não ter jogado, é baseado na escolha do jogador e as habilidades são evoluídas de acordo com a jogabilidade que você faz. No World of Warcraft você distribui os seus pontos de habilidades em 3 tipos de árvores de talentos (árvores que serão eliminadas na próxima expansão), o que dita um pouco no que você faz. Pelo menos no World of Warcraft você pode resetar tudo e redistribuir os pontos (com um preço em ouro), diferente dos outros 2 games, onde você tem de conviver com as suas escolhas pelo resto do game.

Depois da expulsão, eu deixei um pouco pra lá e tentei novamente. Na segunda tentativa, na segunda luta da segunda parte, novamente fiquei em último e outro brasileiro pediu pra me expulsar:

Desta vez eu pedi para ficar, falando que era a primeira vez na raide e que eu daria o melhor de mim nela. Alguns inspecionaram os meus equipamentos e falaram que eu estava com equipamentos ruins e que deveria ter equips melhores, mas deixaram pra lá. Consegui completar a Alma Dragônica pelo localizador, apesar de ter perdido a última cena por conta justamente do medo de ser kickado e não conseguir ter chance de disputar os ítens dela. Isso até corrobora com um comentário de um amigo: “raid finder é uma disputa pra quem fica no topo do Recount”. Difícil discordar dessa afirmação.

É até desanimador pensar em fazer a raide novamente depois, por conta dos problemas técnicos que enfrentei E de ter gente que vai pedir pra te expulsar se você não jogar direito, tendo de ser perfeito. O maior problema do game é que você demora muito tempo pra conseguir se equipar decentemente, e muitos não tem tempo ou paciência para jogar semanas para ter um equipamento mínimo para satisfazer a perfeição de outros. A melhor maneira de diminuir um pouco o tempo é ir pro PvP (jogador vs jogador) e comprar equipamentos com a “moeda de honra”, o que não é tão demorado. Neste último final de semana consegui comprar 2 equipamentos, tendo a sorte de ganhar todas as partidas de PvP que fiz e ter feito tantas masmorras que juntei muitas “moedas de justiça”, trocando por honra. Fora a própria receita de bolo das habilidades que você usa, e aí eu tinha de me preocupar com os botões na tela e de tentar maximizar todos os ataques que eu fazia, me deixando confuso e jogando pior. É nesse ponto que o World of Warcraft perde a sua diversão e desanima aquele jogador casual que praticamente virou um jogador hardcore.

5 comentários em “[World of Warcraft] Alma Dragônica: realização e frustração”

  1. Cara,

    WoW não é Skyrim, muito menos Dark Souls.
    E se tu quer raidar, ta na hora de parar com o mimimi e começar a aprender a jogar.
    Quando se joga em grupo, todos os participantes tem que fazer a sua parte, e a tua como hunter é fazer dano. De que serve um hunter que não faz dano!? Da mesma forma: de que serve um healer que não cura? Ou um tanto que na segura aggro?

    1. Falou muito bem, jogador casual fica fazendo quest, quem é hardcore de verdade tem que entender bem como funcionam as Raids, não se chega ao nível 85 sem entender essas coisas, esse tipo de coisa se aprende fazendo Dungeons heróicas, qualquer variação no dano é motivo pra ser kickado.
      Esse é o problema do Raid Finder, vc nunca jogou com esses caras antes, eles não tem nenhum motivo pra relevar erros, no lugar deles eu te chutaria da Raid sem nenhum remorso, afinal, prefiro ser chamado de Brasileiro escroto do que morrer a toa.

  2. Fazendo coro ao Giusepe, sobre os varios botoes que tem que apertar e vc se confunde, existe uma coisa chamada macro. Leia sobre isso e aprenda a faze-los, tem guias muitos bons por aí. Basicamente vc faz varias coisas em sequencia com apenas um botão, se for amigo faz isso, se for inimigo faz isso e mais isso. E assim por diante.

    E sim, equips fracos é motivo de expulsao sim. Vc tem que ter pelo menos tudo épico, e de preferencia épico PVE(épico PVP é bom, mas é voltado pra PVP, dãã..). A morte de qualquer um ali é motivo de wipe em TODA raid, principalmente morte de tanker e healer. Quanto ao DPS, um DPS fraco é o mesmo que um DPS morto, o dano é tão insignificante que a sua ajuda simplesmente nao ajuda, e aí ja era. 😉

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