Um dos principais recursos que foram adicionados recentemente para o PlayStation 4 é o Share Play, onde o jogador poderá “compartilhar um game” com um amigo, para ele jogar de maneira cooperativa entre eles, mesmo o segundo player não tiver o game. O recurso é uma boa pra quem não tem o jogo, que poderá jogar com o amigo e avaliar se o game compensa pegar. Jogos como o Destiny, Diablo III: Reaper of Souls, Fifa 15 e Battlefield 4 funcionam, por serem games com componente multiplayer, mas tem outros jogos que, até o momento, não tem essa função habilitada.
Segundo o Gamespot, 14 games não tem esse recurso, como o novíssimo Call of Duty: Advanced Warfare, Wolfenstein: The New Order e games mais baratos, como o Child of Light. Veja a lista:
- Another World
- Call of Duty: Advanced Warfare
- Call of Duty: Ghosts
- Child of Light
- Fez
- Hotline Miami
- Metro Redux
- Minecraft
- PixelJunk Shooter Ultimate
- Rayman Legends
- SteamWorld Dig
- Thief
- Tomb Raider
- Wolfenstein: The New Order
O recurso do Share Play só funciona a cada 60 minutos, mas o jogador anfitrião pode resetar o recurso e reiniciar quantas vezes ele quiser, sem ter um limite específico. Na época do anúncio, a Sony comentou que esse recurso estaria disponível para todos os jogos do PS4, mas ela também daria a possibilidade dos produtores barrarem a função se eles quiserem.
No caso dos Call of Duty, a Activision comentou que como eles não tiveram acesso a funcionalidade antes do lançamento, não quiseram prejudicar a experiência de gameplay dos 2 Call of Duty. Citando o UOL Jogos:
“Nos concentramos em lançar ‘Advanced Warfare’ e garantir que as pessoas passem bons momentos jogando, como parece que nossos fãs estão. Share Play é uma função nova introduzida no recente firmware 2.0 do PS4. Nossos engenheiros não tiveram acesso a isso antes do lançamento da função, por isso não pudemos avaliar qual seria o impacto na experiência nas várias modalidades de jogo”.
“Claro que nós não introduziríamos uma função em nosso jogo sem a chance de testar primeiro”, explicou a Activision. “Assim que tivermos analisado completamente a performance [do Share Play], nós vamos decidir como dar suporte dali em diante”.
Mais jogos podem acabar tendo a função bloqueada no futuro, dependendo do desempenho e do potencial faturamento que o game poderá ter, ainda mais com componentes de co-op. Em outros jogos onde temos apenas multiplayer local (como o Rayman: Legends) acaba sendo mais complicado do ponto de vista da latência, por conta da precisão que esses tipos de jogos acabam precisando (diferente do LittleBigPlanet 3 que, apesar de ter co-op multiplayer, não tem uma jogabilidade tão rápida quanto os games mais recentes da série Rayman).
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!