Pular para o conteúdo
Início » A PhyreEngine e a minha decepção com a Sony

A PhyreEngine e a minha decepção com a Sony

Google News

Depois desse texto todo mundo vai me chamar de sonysta chorão, mas eu não ligo! Bom, ano passado a Sony chegou a anunciar numa GDC que ela lançaria a PhyreEngine uma ferramenta de desenvolvimento para o Playstation 3 de forma mais independente. Em outras palavras, um concorrente de peso pro XNA e totalmente gratuito. Só que o tempo foi passando e nunca mais vi nenhum tipo de notícia sobre esta engine por aí. Nada, nada sobre download da engine, tutoriais, nada. Então ela voltou a ser notícia nesta GDC, onde a empresa afirmou que melhorou o seu motor gráfico e que está num preço mais acessível:

Os novos kits de desenvolvimento serão assim mais baratos, ficando no mercado norte americano por 2 mil dólares, na Europa e territórios PAL por 1.700 euros e no Japão por 200 mil ienes. A Sony disse que estes novos modelos têm o mesmo formato da versão comercial da PS3 e disse que irão aumentar as capacidades de programação e de eficácia de renderizar gráficos. (Eurogamer)

OK, posso ser um sonysta, mas como um desenvolvedor de softwares, eu fiquei profundamente desapontado. Despontado em saber que a tal solução é paga e que não tem, aparentemente, nenhum tipo de documentação, tutoriais, nada para baixar e estudar de forma gratuita (como ela afirmou no ano passado). Talvez só os desenvolvedores devem ter recebido todo o suporte necessário, mas é bastante complicado: se ela quer games e mais games em sua rede, lucrando mais, ela deveria fazer todo o incentivo necessário. Tenho de admitir, mas hoje o XNA dá um banho nesse quesito e eu só não migrei ainda pra ele por que ando repensando muitas coisas (além de que existe a possibilidade de estudar C# no meu serviço pra desenvolver sistemas. Aí pra passar pro XNA será um pulo!).

E tem outra: hoje a empresa está cobrando dos desenvolvedores cerca de 16 centavos de dólar por GB transferido pelo jogador usando a PSN (a rede online do PS3 e do PSP) . Para uma empresa grande, nem é tanto prejuízo, mas e para quem for indie? Fica inviável financeiramente tacar um demo na rede e ter despesa com o tráfego de dados. Eu concordo que a empresa tem de ganhar por disponibilizar o espaço, mas ganhar até mesmo pra trafegar um demo gratuito? Por isso que nunca vi ainda na rede demos de games indie como Lumines, que queria jogar pra ver se é bom e quem sabe adquirir para o console. Tudo bem que ela tem gastos pra manter a rede, mas ela pode tirar esses gastos com uma parcela do valor cobrado pelo jogador pra cada game.

Eu fiquei bem desanimado. Nada contra o XNA, mas se tivesse a engine freeware, mesmo com limitações, daria pra pelo menos animar a estudar, não importando muito a linguagem. Gosto bastante do Playstation 3 e considero o PS2 o melhor console de todos os tempos, dado o seu custo-benefício. Mas se pra estudar uma engine tem de comprar kits, fica inviável estudar e com isso empresas menores não irão fazer games para a PSN. É mais fácil encontrar gente capacitada em C# com o XNA do que tentar encontrar alguém que possa programar pro Playstation 3. Aqui no Brasil os desenvolvedores acabam indo pro caminho mais barato e hoje o XNA está sendo a melhor alternativa.

Resta saber se isso é permanente ou a Sony pode anunciar uma versão menor e gratuita do seu motor gráfico. Sei que pode ser um tiro no pé pensar em estudar uma ferramenta que pode não ter muito futuro, mas nunca se sabe como será o futuro. Talvez ela comece a fazer um marketing agressivo pra divulgar a ferramenta e aí as empresas podem pensar em adquirir o kit e sair desenvolvendo. Diferente dos games para PC e alguns consoles, no Playstation 3 a pirataria é inexistente. Isso maximiza os lucros dos desenvolvedores e da própria Sony.

4 comentários em “A PhyreEngine e a minha decepção com a Sony”

  1. É Rodrigo, infelizmente essa é mais uma bola fora da Sony nessa geração.

    O que eu vejo é que eles começaram com o pé errado com o PS3 e depois disso só vem dado mancada ao tentar corrigir os erros copiando as concorrentes (afinal a Phyre está para o XNA assim como o SixAxies está para o Wiimote e os Throphies estão para os Achievements do XBox).

    Essa questão de cobrar dos desenvolvedores, seja pela ferramenta, seja pelo tráfego, é bem complicada e gera indisposição da comunidade. Do outro lado, a Microsoft mantêm seu público com a política do 'developers, developers, developers', ou seja, trata os desenvolvedores a pão-de-ló e eles se sentem confortáveis em desenvolver para suas plataformas.

    Se é pra copiar mesmo, bem que a Sony podia copiar neste tipo de atitude, ao invés de criar (com o perdão da expressão) cópias baratas dos produtos alheios.

  2. Desculpe pela pergunta de relevância apenas tangencial, mas ando meio por fora do mundo dos games: a pirataria no PS3 é inexistente?? Por que? Ainda não descobriram como copiar os jogos?

  3. concordo totalmente com vc, eu todo animando com essa PhyreEngine e nada ate agora, o jeito é mesmo ir para o xna

Não é possível comentar.