Pular para o conteúdo
Início » Indústria » Confirmado: PlayStation 5 será retrocompatível com o PS4 e terá SSD e Ray Tracing; mais detalhes

Confirmado: PlayStation 5 será retrocompatível com o PS4 e terá SSD e Ray Tracing; mais detalhes

PlayStation 5 Foto 01 - PS5
Google News

Em um artigo do site da Wired, e compartilhado oficialmente pela Sony nas redes sociais, tivemos os primeiros detalhes do sucessor do PlayStation! Ainda sem nome oficial, mas que provavelmente pode ganhar o nome do PlayStation 5, Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS4 e que está liderando o desenvolvimento do PS5, comentou que o console será retrocompatível com o PS4 e terá HD SSD, que irá ajudar bastante no carregamento de jogos, reduzindo o tempo de loading.

No exemplo citado, usando o Spider-Man, o tempo de carregamento, que geralmente dura 15 segundos, foi reduzido para 0.8. A arquitetura do SSD será diferente da tradicional que temos no mercado, mas ele não deu muitos detalhes sobre isso.

Também foi confirmado o uso do Ray Tracing, técnica de iluminação realista e que hoje está cada vez mais presente nos PCs com as placas da NVIDIA GeForce RTX (e um update recente disponibilizou também nas GTX, mas não funciona com o mesmo desempenho em placas antigas, diferente do jogo rodando com o recurso ligado nas placas RTX).

A CPU será baseada na terceira geração dos AMDs Ryzen com 8 núcleos. O processador gráfico (GPU) será uma variação personalizada da linha Navi, da Radeon, com a tecnologia de ray tracing. Cerny comentou também que o ray tracing será importante inclusive para os aspectos sonoros, situando o jogador em um cenário.

“Se você quisesse executar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o sistema de ray tracing será útil para isso”, comentou. “É tudo a mesma coisa que pegar uma luz no cenário”

Metro Exodus com o Ray Tracing nas placas de vídeo GeForce RTX
Metro Exodus com o Ray Tracing nas placas de vídeo GeForce RTX

Eles também querem um sistema de som ainda mais interessante. “Como jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado tanto do PS3 pro PS4. Com o próximo console, o sonho é mostrar o quão diferente a experiência [de jogo] pode ser quando aplicamos quantidades significativas de potência de hardware para ele”

O PlayStation 5 será capaz de rodar os games em até 8K de resolução e Cerny comentou que o PS5 não será um mero upgrade, dizendo que o próximo PlayStation terá “mudanças fundamentais em relação ao que um jogo pode ser”.

O novo console terá suporte a mídia física (ou seja, terá um drive de disco) e o visor de realidade virtual do PSVR também será compatível com o videogame.

PlayStation 4 e o PSVR - Foto oficial
O PlayStation 4 e o PSVR, dispositivo de realidade virtual do console

Lembrando que muita coisa pode mudar até o console ser anunciado oficialmente. Nas diversas patentes que a Sony andou registrando tem retrocompatibilidade de diversas maneiras, e com mais plataformas. O console não será anunciado este ano, e com isso teremos de esperar pelo menos até 2020 para termos, quem sabe, o anúncio oficial. Além disso, algumas produtoras já estão com kits de desenvolvimento do novo console, para elas se prepararem pra nova geração.

Por fim, nada de preços até o momento, mas muitos chutam que o aparelho chegará com um valor elevado para o consumidor final, já que alguns componentes, como o SSD, podem encarecer o produto final, e espera-se que seja de pelo menos 1 terabyte de espaço. Mas me pergunto se eles podem acabar usando também um HD tradicional internamente no aparelho, mas por hora teremos de esperar por novas informações.