Início » Demon Slayer | Conheça o universo do anime

Demon Slayer | Conheça o universo do anime

  • por
Tanjirou e Nezuko - Kimetsu no Yaiba 4K Wallpaper Papel de Parede

Demon Slayer ou Kimetsu no Yaiba foi criado por Koyoharu Gotoge, e a adaptação da obra para as telas tem sido muito aclamada e considerada como um dos melhores animes da nova geração.

A primeira temporada da série animada estreou no Brasil em 2019, pelo catálogo do Crunchyroll, mas atualmente está disponível através dos serviços de streaming Funimation e Netflix.

O mangá começou a ser publicado em fevereiro de 2016 na revista semanal Weekly Shōnen Jump, com seus capítulos sendo reunidos até o momento, em 22 volumes no formato tankobon pela editora Shueisha.

Mesmo sendo relativamente novo no Japão, se comparado a outros sucessos, como My Hero Academia por exemplo, o título rapidamente conquistou muitos fãs, e como consequência, acabou ganhando sua própria série animada.

Na verdade, Demon Slayer trata-se de um clássico shonen, com uma premissa que poderia ser considerada clichê, mas devido ao seu contexto envolvente, um roteiro muito bem conduzido e ótimos personagens, acabou se tornando um enorme sucesso, não só no Japão, como em vários outros países. Em setembro de 2019, foi divulgado que todos os volumes da série já tinham excedido mais de 10 milhões de cópias vendidas, e em dezembro do mesmo ano, o mangá já contava com mais de 25 milhões de cópias em circulação.

Não podemos negar o fato de que a animação foi responsável por angariar muitos fãs, uma vez que o estúdio Ufotable (Fate/Zero) executou brilhantemente sua função. Muitos críticos apontam o anime como sendo uma verdadeira obra de arte, tanto visualmente, quanto em relação a trilha sonora.

Alguns especialistas ainda observam, que mesmo se toda a história fosse ruim, se os personagens fossem banais e o contexto não funcionasse, ainda assim o anime seria bom, pois somente a qualidade técnica seria o suficiente para chamar a atenção do público.

Uma curiosidade interessante, é que várias cenas de luta foram criadas a partir das batidas musicais, no intuito de alcançar uma sincronia perfeita entre os movimentos dos personagens e a sonoridade da trilha escolhida.

O resultado é fantástico, e transforma os momentos de ação em verdadeiras pérolas, com batalhas de encher os olhos, embaladas por uma sonoridade impecável e coreografias de tirar o fôlego.

Além disso, o modo como o anime lida com os poderes e as magias, é no mínimo impressionante, onde até mesmo as imagens feitas em 3D são bem encaixadas, e em nenhum momento parecem ser artificiais.

Um destaque vai para o modo como a Técnica de Respiração da Água utilizada pelo protagonista, é retratada de forma belíssima. Os traços utilizados são uma referência direta à famosa obra do mestre japonês Hokusai, conhecida como A Grande Onda de Kanagawa.

Todos esses fatores reunidos, trazem uma identidade única para Demon Slayer, sem contar o fato de que novos personagens vão sendo encaixados de maneira fluida, acrescentando cada vez mais elementos interessantes e beleza para a história.

O enredo de Demon Slayer

Ambientada no Japão durante o Período Taisho (1912-1926), a trama gira ao entorno de Tanjiro Kamado, um garoto bondoso e inteligente que vive junto com sua mãe e seus irmãos, vendendo carvão para garantir o sustento da família, assim como seu falecido pai.

Tanjiro é um rapaz muito esforçado que trabalha bastante para manter todos bem alimentados e seguros em seu lar, enfrentando longas caminhadas até o vilarejo mais próximo para realizar suas vendas.

Ao retornar de uma dessas viagens, Tanjiro descobre que todos em sua casa foram brutalmente assassinados por Onis, sendo que apenas Nezuko, uma de suas irmãs, conseguiu sobreviver ao ataque.

Onis são seres demoníacos e selvagens que se alimentam do sangue dos humanos para ficarem mais fortes. Essas criaturas se embrenham pela escuridão da noite, pois sob a luz do sol eles queimam e morrem.

Apesar de precisarem consumir o sangue de suas vítimas para se manterem no auge do seu poder, na verdade, todos os Onis já foram humanos em algum momento, mas ao serem mordidos, eles se esquecem completamente de seu passado.

Tanjiro Kamado, que teve sua família assassinada por um desses demônios, também viu sua irmã mais nova se transformar em um deles. Contudo, Nezuko não se transformou em um ser completamente desprovido de sentimentos. A garota ainda consegue esboçar alguns traços de humanidade, algo considerado bastante incomum, e que não deveria ser possível. Tanjiro decide então, tentar encontrar uma maneira de fazer sua irmã voltar ao normal.

Enquanto busca ajuda para salvar Nezuko, o garoto acaba esbarrando com um guerreiro muito habilidoso chamado Giyu Tomioka, que pertence ao Esquadrão de Exterminadores de Demônios.

Ele deseja eliminar a garota que está se transformando em um Oni, e a única forma de fazer isso é arrancando sua cabeça. Sem pensar, Tanjiro entra em um combate para salvar a vida de sua irmã, mesmo sabendo que não terá chances de vencer.

Usando suas habilidades inesperadas e um talento com seu olfato incrível, o garoto convence Giyu que evitará a transformação de Nezuko em um Oni selvagem comedor de humanos.

O guerreiro acaba se impressionando com a luta e enxerga um potencial diferenciado em Tanjiro, além de perceber que sua irmã não se trata de um demônio comum. Tomioka orienta o garoto a procurar Sakonji Urokodaki ao pé do monte Monte Sagiri.

O velho sensei pode ajudar o protagonista a se tornar mais forte e resistente, aprendendo desde a lutar com uma espada e utilizar melhor seu sentido do olfato, até mesmo a dominar a preciosa técnica de “respiração da água”.

No universo de Demon Slayer, as técnicas de respiração têm como objetivo aumentar o desempenho físico e mental dos usuários. Isso é possível graças a distribuição do oxigênio para cada uma das células do corpo.

Dessa forma, disposto a vingar sua família e arrumar uma forma de “curar” sua irmã, Tanjiro treina incansavelmente para se tornar um caçador de demônios, enquanto Nezuko permanece em um sono profundo para recuperar suas energias.

A partir daí nosso protagonista começa sua jornada para entender melhor sobre os Onis, onde descobrimos que existe um Demônio primordial, que deu origem a todos os outros, chamado Muzan Kibutsuji. 

O universo de Demon Slayer

Muzan e As doze Luas Um milênio atrás, Muzan Kibutsuji foi transformado em um Demônio enquanto tentava curar sua própria doença terminal. Seu objetivo desde então é ganhar a verdadeira imortalidade, além de poder andar sob a luz do sol.

Muzan é o primeiro de sua espécie, bem como o progenitor de todos os outros Onis existentes. Ao longo dos anos ele vem assassinando pessoas para se tornar mais forte, e recrutando os humanos que transforma em Demônios.

Os grandes vilões de Kimetsu no Yaiba são os Onis de nível mais alto do universo onde se passa o anime, chamados de Os Doze Kizuki ou As doze Luas. Eles são os lacaios mais poderosos de Muzan, e se dividem em duas categorias, as “Luas Inferiores” de menor poder, e as “Luas Superiores” de poder extremo.

Os Exterminadores de Demônios

O Esquadrão de Exterminadores de Demônios é uma organização existente desde os tempos mais antigos, com o intuito de proteger a raça humana dos Onis. Não há um número exato de quantos exterminadores integram a organização, porém existem inúmeros deles espalhados por todo o Japão.

O esquadrão não é reconhecido pelo governo japonês, mas isto nunca os impossibilitaram de cumprirem sua função de caçar demônios e principalmente o objetivo de eliminar Muzan Kibutsuji.

Para se tornar um exterminador de demônios é necessário passar pela seleção final, que é um evento utilizado como se fosse um exame para os aspirantes que desejam ingressar na organização.

A seleção final consiste em uma prova de sobrevivência, em que os aspirantes deveram sobreviver por sete dias isolados em uma montanha cheia de demônios, sem qualquer ajuda do mundo exterior.

O Esquadrão de Exterminadores de Demônios é dividido por um ranking de formado por 10 níveis, que são representados em ordem crescente por Mizunoto, Mizunoe, Kanoto, Kanoe, Tsuchinoto, Tsuchinoe, Hinoto, Hinoe, Kinoto e Kinoe, sendo que todos estão abaixo dos Hashira.

Os Nove Pilares Pilar ou Hashira é uma denominação dada aos mais poderosos exterminadores do esquadrão que atualmente é formado por nove pilares assimilados a Água, Chamas, Amor, Serpente, Pedra, Névoa, Vento, Inseto e Som.

Para tornar-se um Pilar, é necessário que o exterminador tenha matado 50 demônios como um Kinoe, ou que tenha matado pelo menos um Demônio das 12 Luas.

Todos os nove pilares e alguns dos exterminadores de patentes mais baixas, possuem força física, velocidade, agilidade e movimentos aprimorados, além de alta resistência a dor, sendo todos que todos estes atributos são elevados a um nível sobre-humano.

Existem exterminadores que detém atributos e habilidades ainda mais específicas, como combate inconsciente, fúria onipresente, composição única dos músculos, sensos aprimorados e até mesmo percepção extra-sensorial.

As Técnicas de Respiração

As Técnicas de Respiração são praticadas pelos Exterminadores de Demônios, que se utilizam delas para se tornarem capazes de aumentar consideravelmente a quantidade de oxigênio que o sangue pode comportar. Com isso é possível elevar as habilidades físicas e psíquicas do usuário, além de sua concentração mental, colocando os exterminadores em situação de vantagem, quando estão em batalha contra um Demônio.

Entre as técnicas já conhecidas, podemos citar, Respiração da Fera, Respiração do Amor, Respiração da Água, Respiração das Chamas, Respiração da Névoa, Respiração do Sol, Respiração da Serpente, Respiração da Flor, Respiração da Lua, Respiração da Pedra, Respiração do Som, Respiração do Trovão e Respiração do Vento.

Lâmina Nichirin

A Lâmina Nichirin ou “espada que muda de cor”, é a arma oficial do Esquadrão de Exterminadores de Demônios, se tratando de uma Katana forjada a partir de um minério especial, que fica constantemente exposto a luz solar. 

Esta espada muito específica, troca a cor de sua lâmina de acordo com aquele que a empunha, sendo que as diferentes cores possuem diferentes propriedades.

Corvo Kasugai

O Corvo Kasugai é uma rara espécie de pássaro que possui a habilidade de falar frases completas, tendo uma pronuncia bastante alta, porém limitada. A missão destes corvos, é a de comunicar ao seu exterminador sobre as missões e os pedidos de ajuda.

Demon Slayer- Mugen Train: O FilmeDemon Slayer- Mugen Train é uma sequência direta do anime, sendo dirigido por Haruo Sotozaki e produzido também pela Ufotable. O filme foi lançado em outubro de 2020 no Japão e chegou ao Brasil em maio de 2021, tornando-se o filme japonês e o filme de anime de maior bilheteria de todos os tempos.

Depois que uma série de desaparecimentos misteriosos que começam a assombrar um trem, as múltiplas tentativas do Esquadrão de Exterminadores de Demônios para solucionar o problema se mostram inúteis.

Para evitar mais baixas, o Pilar de Chamas Kyoujurou Rengoku, assume a responsabilidade de eliminar a ameaça. Ele será acompanhado por alguns dos novos membros mais promissores da organização, Tanjirou Kamado, Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira.

Sem o conhecimento deles, as forças demoníacas responsáveis ​​pelos desaparecimentos, já colocaram seu plano em ação. O grupo deverá reunir toda sua força de vontade e coragem para salvar os duzentos passageiros que se encontram a bordo do trem. 

O filme promete abordar todos os aspectos mais profundos da mente de Tanjirou, colocando sua determinação e seu compromisso com o dever à prova. A trama se desenvolve em quase duas horas de duração.

Na verdade, Mugen Train é um episódio super estendido do anime, funcionando mais como um OVA, do que necessariamente como um filme. O longa traz muitas cenas de batalhas incríveis, que preenchem a tela, com toda beleza característica dos traços de Damon Slayer.

O filme foi lançado em 16 abril de 2020 no Japão, chegando apenas em 23 de abril de 2021 nos Estados Unidos, e em 13 de maio de 2021 nos cinemas brasileiros.

O futuro da franquia O que já foi revelado sobre a nova temporada de Demon Slayer, é que ela irá adaptar apenas o arco seguinte à Mugen Train. Seguindo essa linha, a história entrará no arco conhecido como Distrito da Luz Vermelha, onde conheceremos melhor o Pilar do Som, Tengen Uzui.

Nessa história em específico, Tanjiro, Zenitsu e Inosuke são recrutados por Uzui para uma missão de investigação no Distrito da Luz Vermelha de Yoshiwara. 

Coisas estranhas e desaparecimentos misteriosos estão acontecendo, e alguns boatos perturbadores correm pelo lugar, indicando que talvez, uma das Luas Superiores de Muzan, esteja agindo por ali.

Como a primeira temporada adaptou mais de um arco do mangá original, podemos esperar que a segunda não se limite ao Distrito da Luz Vermelha, ainda que seja uma história bastante extensa e complexa.

O que podemos dizer, é que a segunda temporada será uma sequência direta dos eventos de Mugen Train, e sem assistir ao filme, o público poderá se sentir um tanto quanto deslocado em algumas situações relacionadas às Luas Superiores e aos Pilares. Ao que tudo indica, a nova saga animada de Damon Slayer irá estrear em meados de outubro de 2021 no Japão.

E aí galera, qual o nível de expectativa para a estreia da segunda temporada de Damon Slayer aqui no Brasil? Deixe sua opinião sobre o anime nos comentários, e continue acompanhando nossas análises!!