Início » Arte Tradicional » Desenho – Rin Tohsaka (versão em A3 colorido)

Desenho – Rin Tohsaka (versão em A3 colorido)

Esta é a Rin Tohsaka (do anime Fate Stay Night), que é o segundo desenho que mais fiz variações aqui no site (o primeiro é este, que já teve várias versões diferentes). Depois de ter feito ela colorido num A4 e de ter feito o mesmo desenho num A3 (uma folha maior que o A4 comum), para uma exposição de desenho, eu colori ela usando lápis de cor comum.

Este desenho foi um verdadeiro laboratório de técnicas de desenho usando lápis de cor, onde andei testando algumas técnicas novas. A primeira delas é a mais básica: sempre começar a colorir usando cores claras, para depois usar as cores escuras. A possibilidade do desenho borrar é alta e ainda assim a versão acima ficou um pouco borrada em alguns locais. Pode parecer algo básico, mas eu acabo teimando em não seguir e isso prejudica o resultado final.

A segunda é o uso do lápis de cor branco. Este foi o primeiro desenho que acabei usando isso em grande quantidade. Mas o uso deve ser calculado, já que nas partes claras do cabelo dela não ficou com um resultado muito satisfatório. Como colorir um desenho com lápis de cor é algo bem difícil, então muitas partes ficaram com variações nos tons do cabelo. Já na camiseta dela o branco deixou o colorido quase perfeito.

Mas qual é a utilidade do branco afinal de contas? Simples: preencher o desenho. Quando você colore, ele fica parecido com um queijo suíço onde muitas partes do desenho ficam com bolinhas brancas. Passando o lápis de cor branco por cima (misturando com a cor original) ele acaba preenchendo como se fosse tinta e essas partes praticamente somem. Mas com o preto o resultado acabou ficando com algo parecido com o cinza e por isso não ficou com um resultado legal.

Fora isso, o desenho não está tão parecido quanto o desenho original, já que optei por não colocar detalhes azuis no cabelo dela. Outro detalhe é que o mesmo acabou ficando escuro por causa da cor do papel. Na época eu tinha comprado um bloco de papel Canson A3 de cor creme e isso acabou me prejudicando. Então alguns desenhos acabei fazendo neste tipo de papel.

Eu poderia fazer o desenho de novo num A3 ou mesmo num A4 usando a cor branca para preencher melhor o colorido, mas como tenho outros desenhos para terminar e preciso continuar os meus estudos, então vou ficar devendo essa por enquanto.

Por fim, vocês podem achar que este desenho foi o melhor que já colori. Na verdade para mim este desenho não é o melhor, já que durante a confecção da Rin, andei colorindo a Mizore e ela é, definitivamente, o melhor desenho que eu já consegui fazer até hoje. O resultado da Mizore você confere aqui!

Hoje não faço mais aula de desenho, mas de vez em quando penso em voltar. Mas é sempre complicado quando você não tem mais tanto tempo livre pra se dedicar.

[Post publicado originalmente em 27 de outubro de 2008]

Relacionados e Publicidade