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Shadow of Light – novo MMO brasileiro

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Sei que muitos podem não estar gostando de ficar postando seguidamente mais sobre games nacionais, mas acredito que é interessante os desenvolvedores se espelharem nos projetos nacionais do que nos internacionais criados por empresas cheias de grana (do nível da Capcom, Nintendo e etc para cima). O deste post foi uma surpresa enorme e tenho de admitir: paguei a minha língua, e com gosto. O motivo de pagar a língua? Depois do link abaixo eu explico:

[Entrevista/Prévia] Shadow of Light: o novo MMORPG brasileiro

Leiam o post acima. Aliás, se você quer fazer um MMO leia, releia, decore o post do Continue. O motivo de ter pago a minha língua é que como sou um usuário semi-ativo de fóruns (vivo sumindo e aparecendo na UniDev. Atualmente ando sumido de lá por vários problemas), vira e mexe eu vejo muita gente chegar com um tópico: vou criar um MMO, quero uma equipe para desenvolver. Existe um abismo enorme entre ter grana (investimento) e planejamento e criar um MMO de fundo-de-quintal. Já postei sobre isso aqui e tenho de admitir que criar um MMO aqui no Brasil é complicado: a maioria pensa muito grande e não tem recursos e planejamento. Se tiver pelo menos um planejamento, dá pra tentar depois um investimento junto ao governo ou uma publisher (publicadora. Aquela que vai investir no seu jogo e pode distribuir pra gerar mais dinheiro e sucesso pro game). Tendo isso, facilita. Os caras devem ter tido um bom planejamento, mas uma pergunta crucial do Daniel Trezub não foi respondida: quanto tempo eles levaram pra desenvolver. Quantos meses? Anos?

Seguinte pessoal: como não ando muito criativo pra bolar perguntas, vamos tentar fazer um post colaborativo para cá (ou alguém pegue a minha idéia e transforme em post. Irei linkar aqui caso o faça!). Se vocês fossem entrevistar a equipe do site, que perguntas vocês enviariam para eles? Perguntas técnicas, pessoal! Vou enviar isso num e-mail que que está no site. Acho que se todo mundo ajudar, dá pra montar um post-entrevista com idéias para quem pensa em desenvolver um MMO. Agora, se algum colaborador do MMO estiver lendo o GamedevBR, quem sabe os líderes de desenvolvimento possam responder direto nos comentários. Seria uma interação sem precedentes para a indústria nacional e quem sabe dá pra montar um guia pra se juntar ao guia do Zizaco pra quem pensa em desenvolver um MMO. Afinal: todo mundo quer ganhar dinheiro com games!

15 comentários em “Shadow of Light – novo MMO brasileiro”

  1. Apesar de todo o "bafafa" desse tal Shadow of the Light, só acredito vendo, o produto! xD
    Se bem que pelo menos investidores eles tem! já é meio caminho andado.

    Valeu por referenciar o meu guia. ^^

  2. Putz. Pior que quando eu vi a matéria do Continue na hora eu pensei em montar uma entrevista técnica nos moldes das entrevistas que eu faço lá no blog. Mas como você já deu a idéia antes, vou contribuir. 🙂

    1) Há quanto tempo vocês estão desenvolvendo o jogo? O lançamento dele coincidiu com o tempo planejado de alguma forma?

    2) Qual a plataforma/linguagem utilizada?

    3) Alguma metodologia de desenvolvimento em especial foi adotada? Scrum? Como foi a experiência?

    4) Durante o desenvolvimento houve alguma mudança drástica tanto em termos da tecnologia ou da arte? Como vocês resolveram o problema e qual foi o impacto?

    5) Vocês mencionaram que o jogo fará uso de cellshading, uma técnica 3D, mas o jogo será inteiramente em 3D ou haverá algum tipo de mistura 3D/2D.

    6) Todos sabemos que oquê mantém vivo um MMORPG é o conteúdo que é inserido periodicamente após o lançamento do jogo. Como vocês estão se preparando para isso? Já há ao menos um plano traçado ou até mesmo algum tipo de conteúdo no gatilho?

    7) Vocês enxergam, de alguma maneira, num futuro próximo a expansão do time? Vocês vão esperar o jogo se firmar bem até partirem para novos títulos? Já existe algum planejado/idealizado?

  3. Renato_Oliveira

    Rpz… eu entrei no site, vi umas ss's do game, parece bastante com ragnarok, por sinal o próprio rag foi uma das fontes de inspiração deles, personagem 2d e cenario 3d, o game será pago mensalmente pelo menos foi o que eu entendi e terão muitas classes(Por sinal bem parecidas com as do rag.)

    Tow na faculdade e tow apredendo programas do tipo Photoshop e afins ainda… mas no 2º semestre o 3D Max vai chegar e eu vou poder entrar neste mundo do 3D nosss, só de pensar!! *..*

  4. Que mania sem nexo de achar que, por ser brasileiro, um jogo deve esfregar na cara dos outros que é. Mostrar um nome em português só pra mostrar que foi feito no Brasil não é nada mais do que brega. Eu não estou dizendo que jogos não possam ter nomes em português, contanto que haja um bom motivo pra isso (e um bom nome — porque português é uma língua complicada pra se criar nome de jogo).
    Caramba, é por esse tipo de lamúria brasileira que é tão difícil de fazer algo que agrade o público daqui e que, ainda assim, venda lá fora. Fala sério, cada vez mais eu entendo as empresas brasileiras ignorando o Brasil e focando no exterior. Mesmo que um jogo fizesse sucesso no Brasil, isso (provavelmente, sou leigo) não daria conta de cobrir os custos de produção. Se os brasileiros simplesmente não aceitam nada que não seja feito especificamente pra eles, o que implicitamente corta o mercado internacional como um consumidor em potencial, mais vale esquecer completamente o país e ir vender pro resto do mundo mesmo.

    Ê povo que não facilita o que já tá difícil.. E pra não dizer que eu to defendendo o jogo só por ser brasileiro, eu não gostei nem um pouco dos gráficos. Não jogaria o jogo, mesmo porque eu não gosto de MMORPGs. Mas é isso aí mesmo, a tentativa é válida, tá no caminho certo. Tem que melhorar ainda, mas, convenhamos.. o nome? Logo o nome? Ahh, meu Deus dos jogos..

  5. Ah sim, e desculpa pelo post duplo, mas me lembrei de uma pergunta que gostaria de fazer: A maioria esmagadora dos MMORPGs tem um protocolo extremamente inseguro (e algo que pode ser um tanto impressionante pra alguns: o protocolo do Tibia foi até hoje o mais seguro que eu já vi, apesar de lento; o escore do Tibia, em um ratio segurança/velocidade, é de 100% segurança e 0% velocidade, até onde eu pude ver). Dado investimento suficiente pra que se possa pagar um desses sistemas anti-hacking, como por exemplo o nProtect (que pra mim, francamente, não protege lá essas coisas), alguma empresa ao menos _considera_ projetar um protocolo que não seja tão escancaradamente inseguro? Vale lembrar que eu não vi o protocolo do Shadow of Light, mas o que eu disse aqui foi sobre o que eu pude reparar vendo vários outros, mais notoriamente Gunbound, MU Online e se não me engano Lineage II. Eu suponho que até World of Warcraft deixe muitas decisões nas mãos do cliente que poderiam ser exploradas. Bem, chega de blablablá, a minha pergunta já foi dada XD Marquei esse post pra receber notificações de resposta por email. Quero saber se essa entrevista foi enviada ou não 🙂

    Abraços,
    n2

  6. Ela será enviada sim, mas irei abstrair a pergunta e perguntar algo genérico. Tipo: que conceitos os desenvolvedores devem aprender pra deixar o jogo seguro. Porquê fazer uma pergunta localizada pode resultar numa resposta nula. Afinal eles não iriam revelar os sistemas de segurança já que isso é uma falha de segurança. E outros iriam tentar usar isso pra estudar técnicas de bular o MMO.

    Sei que to meio confuso, mas num é difícil de entender.

  7. Pessoal, enviei a entrevista. Agora só depende deles!

    Álvaro Cavalcanti, caso a entrevista dê certo, você poderá publicar o conteúdo inteiro da mesma no seu blog também. Eu bolei algumas perguntas e enviei também junto. E agradeço muito pela ajuda de todos nos comentários!

  8. Para quem não sabe, a GNN aparentemente faliu; perdendo o contrato com a empresa de EuDemons por descuido com seus usuários. Além disto, a pagina inicial do Simphony Of War possuia erros grotescos e aparentemente desde a equipe até o patrocínio deles se mostru um lixo.

    Uma pena, gostaria de ter visto uma obra de arte nacional. Mais não será desta vez.

    Acho uma tentativa banal tentar competir com investimentos de bilhões de dolares do exterior. Eles deveriam ter feito um jogo bom, com o que podiam fazer. Não simplesmente querer criar algo para ser "o fodão" e nunca conseguir fazer algo descente. Decepcionante. E neste caso, nem conseguiram fazer nada…

    Dizem rumores que o Shadow of Light ou Simphony Of War (que para mim é o mesmo jogo; com uma desculpa para mascara o descuido e a pisada na bost* que eles deram com os usuarios que aguardavam o lançamento) ainda continua sendo produzido e a GNN irá "voltar com o lançamento" a força total. Claro, mesmo que isso aconteçer; é praticamente impossível que faça algo digno. Com a GNN e a equipe da Simphony Of War.

    Em dois anos, o projeto mal apresentou concept arts malfeitas (sim, MUITO malfeitas. Meus amigos da faculdade de computação fazem melhor…) e uma ou duas screenshots que para mim não se compara nem a Ragnarok (que se encontra extremament obsoleto).

    Sinceras desculpas caso tenha sido grosso mais, antes de apresentar um projeto desses, os criadores tinham que ter cara para mostrar um projeto que possam fazer. Não pegar muita informação cliche (sei, todo o jogo estava cliche…) e esperar o jogo se fazer sozinho.

    Ou será que esperavam ganhar dinheiro/mais patrocinio apenas com noticias de um jogo aparentemente "falso"?

    Deprimente.

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