Sei que muitos podem não estar gostando de ficar postando seguidamente mais sobre games nacionais, mas acredito que é interessante os desenvolvedores se espelharem nos projetos nacionais do que nos internacionais criados por empresas cheias de grana (do nível da Capcom, Nintendo e etc para cima). O deste post foi uma surpresa enorme e tenho de admitir: paguei a minha língua, e com gosto. O motivo de pagar a língua? Depois do link abaixo eu explico:
[Entrevista/Prévia] Shadow of Light: o novo MMORPG brasileiro
Leiam o post acima. Aliás, se você quer fazer um MMO leia, releia, decore o post do Continue. O motivo de ter pago a minha língua é que como sou um usuário semi-ativo de fóruns (vivo sumindo e aparecendo na UniDev. Atualmente ando sumido de lá por vários problemas), vira e mexe eu vejo muita gente chegar com um tópico: vou criar um MMO, quero uma equipe para desenvolver. Existe um abismo enorme entre ter grana (investimento) e planejamento e criar um MMO de fundo-de-quintal. Já postei sobre isso aqui e tenho de admitir que criar um MMO aqui no Brasil é complicado: a maioria pensa muito grande e não tem recursos e planejamento. Se tiver pelo menos um planejamento, dá pra tentar depois um investimento junto ao governo ou uma publisher (publicadora. Aquela que vai investir no seu jogo e pode distribuir pra gerar mais dinheiro e sucesso pro game). Tendo isso, facilita. Os caras devem ter tido um bom planejamento, mas uma pergunta crucial do Daniel Trezub não foi respondida: quanto tempo eles levaram pra desenvolver. Quantos meses? Anos?
Seguinte pessoal: como não ando muito criativo pra bolar perguntas, vamos tentar fazer um post colaborativo para cá (ou alguém pegue a minha idéia e transforme em post. Irei linkar aqui caso o faça!). Se vocês fossem entrevistar a equipe do site, que perguntas vocês enviariam para eles? Perguntas técnicas, pessoal! Vou enviar isso num e-mail que que está no site. Acho que se todo mundo ajudar, dá pra montar um post-entrevista com idéias para quem pensa em desenvolver um MMO. Agora, se algum colaborador do MMO estiver lendo o GamedevBR, quem sabe os líderes de desenvolvimento possam responder direto nos comentários. Seria uma interação sem precedentes para a indústria nacional e quem sabe dá pra montar um guia pra se juntar ao guia do Zizaco pra quem pensa em desenvolver um MMO. Afinal: todo mundo quer ganhar dinheiro com games!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!