Início » Diversos » Site Terra entrevista diretor do estúdio Abdução

Site Terra entrevista diretor do estúdio Abdução

Digamos que o post de hoje é uma continuação do anterior, sobre o debate de gamedev no Campus Party 2009. Uma das empresas que participou do debate foi a Abdução, empresa não tão conhecida pela maioria dos jogadores e que agora está no meu radar de empresas relevantes da área. O site Terra Games fez uma entrevista com Daniel Garcia, sócio-diretor da empresa:

Entrevista: diretor do estúdio Abdução fala sobre indústria de games nacional

Um ponto bem interessante (a meu ver) é o medo do diretor da empresa perder funcionários para a Ubisoft. Bom, isso vai depender dos fatores salário, carreira e mentalidade do profissional. Como já ouvi falar que a Ubi dá oportunidades de carreira internacional em outras filiais espalhadas pelo mundo, muita gente pode até tentar entrar na empresa francesa. Mas se o salário for menor do que o salário atual (não sei qual a média de salários das duas empresas), acho difícil um desenvolvedor experiente querer ir pra lá, já que o custo de vida de São Paulo é alto e dependendo da mentalidade do profissional ele pode acabar ficando onde está. Em empresas pequenas e médias o reconhecimento do público pode ser maior, caso o jogo consiga ter algum sucesso. Fora que em empresas menores a dificuldade é menor e não precisa ser super-qualificado pra conseguir entrar (dependendo da vaga), diferente das vagas da Ubisoft, onde eles pedem muita experiência.

Já sobre a demanda e mão de obra ser escassa antigamente, realmente antigamente era difícil ver muitas pessoas estudarem isso. É claro que hoje a situação é um pouco diferente, já que surgiram muitos cursos, surgiram mais eventos e mais pessoas estão estudando alguma área (além do crescimento da própria área de games e a melhora do poder aquisitivo de muitas pessoas) relacionada.

Mas uma coisa que ele falou eu concordo: são muitos cursos e muitos profissionais no mercado para poucas vagas na indústria, que ainda não é tão grande.

Agora, o que me deixou bem curioso foi que eles estão desenvolvendo pra Playstation Network. Sei que no Xbox pode-se usar o XNA, mas para a PSN eu não conheço nenhuma ferramenta de desenvolvimento própria para a rede da Sony.

Relacionados e Publicidade