Pular para o conteúdo
Início » Playstation 2 » Sony patenteia método para emular PS2 no PS3, será que agora vai?

Sony patenteia método para emular PS2 no PS3, será que agora vai?

Google News

504x_ps3bouncer

Um das coisas mais chatas com o Playstation 3, na minha opinião foi a perda da retrocompatibilidade com o Playstation 2. Afinal, existem alguns jogos antigos que merecem ainda serem jogados e estar na estante.

Bom, quando o Playstation 3 foi lançado, havia até essa compatibilidade, os consoles de 20Gb e 60Gb fabricados nos E.U.A e Japão tinham isso, mas foram removidos quando foram lançados os modelos de 40Gb(que é o que eu tenho) e o de 80Gb e posteriores, esses simplesmente não podem rodar jogos do Playstation 2.

Então o site Siliconera descobriu essa patente da Sony que sugere que ela está pensando novamente neste assunto. Datada de Dezembro de 2008, é basicamente uma patente de um método para fazer o chip Cell entender os códigos do chip Emotion do Playstation 2. Aparentemente, esse método permitirá emular todos os games do Playstation 2, e não apenas alguns, como era no esquema antigo, tinham alguns jogos que não funcionavam.

Em outras palavras, poderiamos jogar os games antigos do Playstation 2 em qualquer consolo independente do modelo ou ano de fabrição, pois seria emulação por software e não hardware como foi nos primeiros modelos do Playstation 3.

O mais importante amigos é, que se consumar o fato, alguns games clássicos do Playstation 2 não estarão mais perdidos e poderei manter meus Kingdonn Hearts e God of War na estante e rodando com o mesmo console.

2 comentários em “Sony patenteia método para emular PS2 no PS3, será que agora vai?”

  1. Otima noticia se confirmada… nesse caso até compensaria comprar a coletânia do MGS que saiu, fora jogos como Crash Bandicoot e GOW 1 e 2… tomara que a Sony faça isso mesmo, seria uma grande jogada, quem tem PS2 pode migrar pro PS3 sem ter que se desfazer dos jogos ou ter os 2 consoles

  2. Meu PS2 tá emprestado e tenho uma preguiçera de pegar de volta. Além de eu preferir bem mais deixar apenas o PS3 (que não roda PS2) na estante.

    Na verdade esse papo da retrocompatibilidade é muito mal contado e sempre não fiquei satisfeito do que se falava por aí a fora então fui atrás de esclarecimento.

    As primeiras versões do PS3 possuíam a CPU e GPU do PS2, nessa é que chamam de “emulação por hardware”.

    Depois nos modelos sucessores, os que chamaram de “emulação por software”, tiraram a CPU do PS2 ficando somente a GPU.

    Portanto, na verdade não é total emulação por software, se fosse, os modelos atuais poderiam rodar os jogos de PS2, afinal se fosse mesmo um emulador de software que tivesse nesses útimos PS3 retrocompatíveis os atuais também poderiam ter esse recurso já que tirar esse emulador não estaria cortando custos.

    E o emulador citado nesta notícia seria um verdadeiro software de emulação do PS2 no PS3.

Não é possível comentar.