Acho que o que a maioria de nós que saber é porque deveriamos comprar um Playstation Vita, o que tem nele ali, quais são as vantagens, e a revista Famitsu ajudou a gente com isso, juntando um monte de pequenos detalhes e nos esclarecendo sobre o funcionamento do aparelho. O que pode ajudar na decisão ou não de comprar um novo portátil.
– O Vita tem função de “sleep” como o PSP, então quando você pressionar o botão de força ele vai entrar em “standby”. Também será possível voltar para a LiveArea pressionando o “PS Button “, o que não encerrará o jogo e sim o colocará em modo suspenso, para você poder voltar a ele depois. E enquanto o jogo estiver em suspendo, você pode acessar a PS Store, trocar idéias com amigos, acessar fotos, e qualque outra funcionalidade, só não poderá iniciar outro jogo, pois a partir do momento que fizer você encerrará o jogo que está suspenso.
– Se você tiver o modelo 3G/Wi-Fi, qual é a conexão de rede prioritária? O modelo com 3G não será, ao menos inicialmente, vendido no Brasil, só teremos o modelo com Wi-fi, é interessante saber que o modelo com as duas conexão sempre tentará conectar na rede Wi-fi primeiro, se não conseguir acesso, ai sim ele tentará se conectar a sua rede 3G. Mas, se você estiver conectado no 3G e voltar para a área onde sua conexão Wi-fi existe, ele não vai se conectar na outra rede, ele continuará na rede que está conectado, a 3G, por isso, fique esperto.
– Para o Brasil, talvez futuramente possamos ter a versão 3G, pois dependerá da Sony homologar o aparelho com a Anatel, e sabemos que é um processo demorado. Mas uma vantagem de se ter o 3G, que não vamos poder usufruir, ao menos por enquanto por aqui, é o GPS baseado em rede 3G, que é um serviço que você pode utilizar mesmo sem ter um serviço de 3G assinado, senão só poderemos utilizar essa funcionalidade via rede Wi-fi.
– Outro ponto interessante em relação ao 3G, é que qualquer download maior do que 20 megabytes só poderá ser feito via conexão Wi-fi, então qualquer compra na PS Store que ultrapasse esse limite, só poderá ser baixado em rede Wi-fi.
– O navegador interno do Vita para internet terá suporte a cookies, JavaScript 1.7, e alguns features já do HTML 5 Standard. Ao menos por enquanto, nada de suporte a Flash e Plug-ins.
– Você vai precisar de memory card para usar o Vita? Basicamente, sim — alguns jogos requerem isso para funcionar, principalmente em relação a DLC. E mais, vai ter que ser o memory card do Vita, e não um Memory Stick ou qualquer dispositivo semelhante.
– Qualquer compra sua na Playstation Store poderá ser feito o download novamente para o Vita, claro em relação a jogos de PSP e PSOne Classics e joga-los em seu Vita, entretanto, alguns jogos do PSOne Classics ainda não estarão disponíveis no lançamento do Vita, então você terá que esperar um pouco.
– E meus saves no PSP? como eu passo eles para o Vita? Nada divulgado ainda, mas a Famitsu disse que a Sony está trabalhando nesta funcionalidade.
– Com a duração da bateria um tanto quanto pequena, de 3 a 5 horas de gameplay, a Sony já está trabalhando em um dispositivo como uma bateria externa recarregável.
– O controle de brilho do Vita poderá ser ajustável da melhor maneira que você quiser, em vez do valores default que você pode escolher no PSP.
– A Sony também disse que ainda não tem planos para lançar o aparelho em cores diferentes do que o Preto, mas eu me preparia para versões especiais em outras cores.
[Via: 1up]