Enquanto não temos notícias novas a respeito do jogo, que tal revisitarmos o trailer que já saiu e procurarmos por algumas pistas ali, para tentarmos entender e quem sabe palpitar sobre o que teremos no jogo. O vídeo é curto, mas é cheio de referências a eventos históricos, então, primeiramente reveja o vídeo:
A citação que Nathan está falando é “Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornandoos possíveis.”
Essa frase é de Lawrence da Arábia, retirado do livro Os Sete Pilares da Sabedoria, que é um livro autobiográfico do arqueólogo. Sim, Lawrence da Arábia era arqueologo, escritor e militar. o livro conta a ação árabe na derrubada do Império turco Otomano. O livro originalmente conta a guerra, mas podem ser que usem passagens da época em que o autor era arqueologo as margens do rio Eufrates. O livro inclusive está sobre a mesa, embaixo dele uma mapa da árabia e uma foto dele e recortes de jornal sobre o acidente de moto que tirou a vida do explorador.
No primeiro diário que aparece, a esquerda no vídeo, temos os nomes de Thomas, Philby e Thesiger. Quem seriam eles, basta colocar no google.com que temos as respostas rapidamente. Bertram Thomas foi o primeiro ocidental a atravessar o deserto de Rub’al Khali (provavelmente o deserto que Drake caiu com o avião), St. John Philby também atravessou o mesmo deserto, e junto com Thesiger Wilfred. Ou seja, o deserto é óbvio, até pelo trailer, que é parte importante da trama.
O símbolo acima, que aparece na mesma página do diário, em muitos sites dizem que remete ao Pentagrama de Salomão, um símbolo mítico que está no livro de Dan Brown “O Símbolo Perdido“. Segundo o livro, o símbolo, ou a chave, teria o poder de proteger o dono dos perigos e permitir evocar demônios, espíritos e até falar com animais.
Algumas libras e passaportes que parecem ser americanos, isso pode significar que teremos alguma passagem por Londres ou nos E.U.A.
Outro ponto interessante, é o post-it acima com os termos: “Ubar Wabar”, “Iran of the Pillars” e “City os Brass”. Ubar ,Wabar e Iran of the Pillar são nomes dados a uma cidade perdida no deserto chamada de Atlantida das areias. Já “City of Brass” é uma história que está no livro As mil e uma noites, e ela conta a história de uma grupo de viajantes que procurava por um navio de bronze do rei Salomão (olha ele denovo), e acabaram chegando a uma cidade perdida.
As duas imagens acima são do mesmo símbolo, conhecido como Monas Hieroglyphica e segundo o livro que tem esse mesmo nome, do escritor John Dee, é o símbolo que expressa toda a unidade mística da criação.
Também tem várias referências aos jogos anteriores, um punhal árabe, no canto esquerdo um mapa que parece ser o da França, possivelmente uma fase por lá, e vários notas um tanto quanto ilegíveis. Bom, uma coisa é clara, a Atlantida das Areias é o nosso objetivo e teremos muitas locações para visitar.